Siem Reap é uma cidade no noroeste do Camboja, conhecida por ser a porta de entrada para a região dos templos de Angkor. Com a sua beleza histórica e arquitetónica, Siem Reap atrai milhões de turistas de todo o Mundo. Tem um ambiente que une a diversão da Pub Street à espiritualidade dos templos.
A história de Siem Reap remonta ao século IX, quando a cidade foi fundada pelo rei Jayavarman II. Durante o auge do Império Khmer, no século XII, Siem Reap tornou-se a capital do reino. No entanto, com o declínio do império, a cidade perdeu a importância e caiu no esquecimento até ser redescoberta pelos franceses, no final do século XIX.
Hoje, Siem Reap é uma cidade moderna com uma grande quantidade de hotéis, restaurantes, bares e lojas, mas o seu verdadeiro tesouro são os templos de Angkor, um complexo de templos construídos durante o auge do Império Khmer. O templo mais famoso é o Angkor Wat, um dos maiores e mais bem preservados templos do Mundo.
Angkor Wat é um testemunho da habilidade e engenho dos antigos construtores Khmer. Com mais de 1,6 milhão de metros quadrados, é um dos maiores complexos religiosos já construídos. O templo foi construído no século XII como um templo hindu dedicado ao deus Vishnu, mas mais tarde foi transformado num templo budista.
Outros templos notáveis em Angkor incluem o Templo Bayon, o Templo Ta Prohm e o Templo Banteay Srei. Bayon é conhecido pelas suas torres de pedra esculpidas com faces sorridentes, enquanto Ta Prohm é famoso pelas árvores gigantes que crescem em redor das ruínas do templo. Banteay Srei é famoso pela decoração esculpida em arenito rosa.
Embora os templos sejam o principal atrativo de Siem Reap, a cidade tem muito mais a oferecer. A cidade é cercada por campos de arroz, e as aldeias circundantes oferecem um vislumbre do que é a vida rural cambojana. Os mercados locais valem a pena uma visita para ver a variedade de produtos frescos, artesanato local e lembranças que existem.
Além dos templos, Siem Reap oferece outras atrações turísticas, como:
– O Museu Nacional de Angkor, que acolhe uma coleção de artefactos arqueológicos do Camboja;
– O Mercado de Angkor, onde é possível comprar souvenirs, roupas e artesanato;
– O Parque Nacional de Phnom Kulen, uma montanha sagrada com templos e cascatas;
– As aldeias flutuantes de Tonle Sap, o maior lago de água doce da Ásia.
WAT BO
O Wat Bo é um templo budista e dos mais antigos da cidade, do século XVIII. O templo é conhecido pelos belos murais do século XIX, que retratam cenas da vida do Buda e da história Khmer.
O Wat Bo está localizado a cerca de 1 km do centro de Siem Reap, na margem oriental do rio Siem Reap. É facilmente acessível de tuk-tuk ou de bicicleta. O templo está aberto ao público todos os dias, das 6h às 18h. Os visitantes devem vestir-se cobrindo os ombros e os joelhos.
O Wat Bo é um ótimo lugar para visitar e aprender sobre o budismo e a cultura Khmer. É também um lugar tranquilo e relaxante para escapar da agitação da cidade. Aqui estão algumas coisas para fazer no Wat Bo:
– Admirar os murais do século XIX;
– Observar os monges budistas nas atividades diárias;
– Meditar ou simplesmente relaxar no ambiente tranquilo do templo;
– Fazer uma doação ao templo para apoiar o trabalho dos monges;
– Comprar souvenirs na loja do templo.
Se estiver interessado em aprender mais sobre o budismo, pode conversar com um dos monges do templo.
QUANDO VISITAR SIEM REAP
A melhor época para visitar Siem Reap é durante a estação seca, que vai de novembro a maio. Durante esse período, o clima é quente e seco, com temperaturas médias de 27 a 32 graus Celsius.
ALOJAMENTO – ONDE DORMIR EM SIEM REAP
A primeira coisa que faço quando fico num hostel é perceber os tours que têm programados. Geralmente são a melhor forma de conhecer o destino onde estamos, guiados por habitantes locais. A primeira tour que fiz foi uma Food Tour, na 60 Road Market. Há de tudo um pouco ali: barraquinhas de comida, com os curiosos insetos, de roupas, só de doçaria, etc.
Fiquei alojada no Onederz Siem Reap que tem mais hostes noutras cidades do Camboja) que está numa área muito central, perto de tudo e da Pub Street onde encontramos dezenas de restaurantes e bares.
O hostel é muito giro, com quartos grandes, tem duas piscinas e serve refeições boas. E todos os dias tem uma proposta de atividade e/ou tour para fazer. Como vai com outros hóspedes é ótimo para conhecer mais pessoas durante a viagem.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
LER MAIS SOBRE O CAMBOJA
– Dicas e Mapas: Viajar para o Camboja
– Viagem pela Gastronomia do Camboja
– Ilhas do Camboja
– Visitar Phnom Penh
– Visitar Siem Reap
– Visitar Angkor Wat