Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 4, 2023

Visitar Phnom Penh, Camboja

Ásia/ Cambodja [ Phnom Penh ]

Phnom Penh é a capital do Camboja e é uma cidade cheia de história, cultura e vida vibrante. Localizada às margens do rio Mekong, Phnom Penh é uma cidade que mistura o antigo e o moderno, o tradicional e o contemporâneo, o calmo e… o caótico!

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

HISTÓRIA DE PHNOM PENH

A cidade foi fundada no século XV pelo rei Ponhea Yat e ao longo de sua história, foi governada por vários impérios, incluindo o Império Khmer* e o Império Francês. Durante o século XX, Phnom Penh enfrentou uma série de desafios, incluindo a colonização francesa, a independência, a guerra civil e o regime genocida do Khmer Vermelho. No entanto, a cidade recuperou e hoje é um importante centro cultural, político e económico do Camboja.

Uma das principais atrações de Phnom Penh é o Palácio Real, um complexo de prédios que serviu como residência dos reis do Camboja desde o final do século XIX. O palácio é uma mistura de estilos arquitetónicos khmer e francês e reúne vários edifícios, incluindo o Salão do Trono, a Sala da Coroação e a Pagoda de Prata. A Pagoda de Prata é especialmente impressionante, com um piso de prata maciça e um Buda de ouro que pesa mais de 90 quilos.

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Rio Mekong, Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Outra atração popular em Phnom Penh é o Museu Nacional do Camboja, que tem a maior coleção de arte khmer do mundo. O museu tem mais de 14.000 objetos em exibição, incluindo esculturas, cerâmicas, jóias e objetos religiosos. As exposições do museu ajudam a contar a história da arte e da cultura khmer, desde os primeiros dias do Império até os tempos modernos.

A Choeung Ek é outro local histórico importante em Phnom Penh. Conhecido como o “Campo da Morte”, foi aqui que o Khmer Vermelho executou e enterrou cerca de 17.000 prisioneiros durante o regime de Pol Pot. A área agora é um memorial com uma estupa de vidro que contém os crânios de algumas das vítimas. É um lugar emocionante e um tanto ao quanto perturbador, mas é uma visita importante para entender a história recente do Camboja.

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Gelado de coco – Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Outra atração turística popular em Phnom Penh é o Mercado Central. O mercado tem mais de 4.000 barracas e é um dos maiores mercados da Ásia. É um ótimo lugar para encontrar lembranças, artesanato local, roupas, acessórios e comida local. Preparem-se para negociar e regatear os preços, pois é uma prática comum.

Phnom Penh também é conhecida pela gastronomia, com uma grande variedade de restaurantes que servem pratos tradicionais cambojanos, bem como comida internacional. Os pratos locais incluem o famoso amok, um prato de peixe cozido no vapor com leite de coco e especiarias, e o lok lak, um prato de carne marinada servido com arroz e um molho de limão e pimenta, entre outros.

Mercado de Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Mercado de Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Mercado de Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Mercado de Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

O QUE VISITAR EM PHNOM PENH

– Palácio Real de Phnom Penh
É um complexo impressionante de edifícios que costumava ser a residência do rei do Camboja. Hoje em dia, é um museu que acolhe artefactos históricos e jóias da realeza.

– Museu do Genocídio Tuol Sleng
Este museu é um soco no estômago e fala sobre sombrio do regime dos Khmer Vermelhos que governou o Camboja na década de 1970. O prédio costumava ser uma prisão e centro de tortura e agora abriga exposições sobre os horrores do regime. Lembrar, para nunca mais acontecer.

– Mercado Central de Phnom Penh
Este mercado é um dos lugares mais populares para fazer compras na cidade. É possível encontrar uma grande variedade de produtos, como roupas, artesanato, jóias e comida local.

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

– Wat Phnom
Este é o templo mais antigo de Phnom Penh e fica numa colina com vistas panorâmicas da cidade. É um lugar sagrado para os habitantes locais e um destino popular para turistas.

– Passeio pelo rio Mekong
O rio Mekong é uma parte importante da vida em Phnom Penh e um passeio de barco pelo rio é uma forma agradável de ver a cidade a partir de uma perspetiva diferente.

– Praça da Independência
É um marco importante na cidade e um lugar popular para relaxar. A praça está cercada por edifícios históricos e monumentos que refletem a rica história do Camboja

Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Noite em Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Muitas motas – Noite em Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

*Império Khmer
O Império Khmer foi um império que existiu na região que atualmente é o Camboja e partes da Tailândia, Laos e Vietname entre os séculos IX e XV. Foi fundado por Jayavarman II, que unificou várias tribos khmer num único reino. Durante o seu apogeu, o Império Khmer era um dos mais poderosos e avançados da região, com uma cultura sofisticada e arquitetura impressionante.

O Império Khmer é conhecido pelos seus templos e monumentos, incluindo o mundialmente famoso templo de Angkor Wat. Durante o reinado de Jayavarman VII, o império expandiu-se para além das fronteiras do Camboja moderno e alcançou o seu maior tamanho. O império entrou em declínio no século XV, devido a conflitos internos, pressão externa de outras potências regionais e agravamento das condições climáticas.

Apesar do fim do Império Khmer, a sua cultura e legado ainda são preservados no Camboja e são admirados em todo o mundo pela sua arte, arquitetura e história.

Noite em Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Noite em Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

ALOJAMENTO – ONDE DORMIR EM PHNOM PENH

Em Phnom Penh, fiquei no Onederz Hostel, pela sua localização central. Fiquei menos de 24 horas em Phnom Penh, vinda das ilhas de Koh Rong, e depois de Siem Reap. A passagem aqui foi muito rápida e de poucas horas antes do voo madrugador. Quando cheguei ao hostel, só tive tempo de pousar as malas, cambiar mais algum dinheiro e na frente do hostel estava o mercado com dezenas de barraquinhas de comida.

O mercado tem também outro tipo de barraquinhas, com roupa, e até animação com música ao vivo. É o local perfeito para conviver com os habitantes locais, mas que também é muito frequentado pelos turistas, que aqui vêm provar a gastronomia cambojana. É o lugar perfeito para ir comer e, depois, pode ir dar uma voltinha pelas redondezas. Aqui perto estão também as zonas de bares e outros restaurantes. Basta dar uma volta, para perceber que existem muitos bares com muitas mulheres na frente a chamarem para entrar (é sabido que a solicitação para prostituição é proibida, por isso fazem-no dessa forma).

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Noite em Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Noite em Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

LER MAIS SOBRE O CAMBOJA

Dicas e Mapas: Viajar para o Camboja
Viagem pela Gastronomia do Camboja
Ilhas do Camboja
Visitar Phnom Penh
Visitar Siem Reap
Visitar Angkor Wat

Mercado de Phnom Phen - Camboja © Viaje Comigo

Mercado de Phnom Phen – Camboja © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo