O Laos é muito provavelmente um dos países menos visitados do Sudeste Asiático. Atualmente é um dos países que os viajantes querem conhecer ao planearem o famoso circuito que envolve também Camboja, Vietname e Tailândia. Porém, durante algum tempo, o Laos foi subvalorizado, isto por não ser tão cobiçado como aqueles seus vizinhos (e incluindo a China), que são mais de turismo de massas. Por isso… o Laos é um lugar mais sossegado para se visitar!
Hoje em dia, já se percebeu que este país do Sudeste Asiático tem muita beleza a oferecer, principalmente na cidade de Luang Prabang, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1995. Existe até uma lenda que conta que Luang Prabang foi o local em que Buda descansou, durante algumas das suas viagens, e que profetizou que a cidade, um dia, seria a “jóia do Laos”.
O Laos não tem litoral, portanto não tem praias paradisíacas que possam atrair muitos visitantes mas, existe o garante da beleza da sua arquitetura (fundindo influências orientais e europeias), o encanto das suas tradições e gentes, e a beleza das suas verdes colinas.
História do Laos
O Laos originou-se no Reino de Lan Xang (que significa “milhões de elefantes”), em 1353, e desde essa época que o Budismo é a religião predominante. Mais tarde, tal como o Camboja e Vietname, também o Laos foi colonizado pelos franceses. No início de 1946, as tropas francesas libertam o país, concedendo a autonomia limitada e, a 22 de outubro de 1953, foi declarada a independência. A partir daí, durante algum tempo, o país viu-se assolado por vários conflitos, com partidos de esquerda, de direita e neutros a disputarem o poder.
Em 1975 é proclamada a República do Laos e instalado o Governo Comunista. Seguiram-se tempos muito duros, com medidas restritivas da liberdade (a vários níveis, incluindo de comunicação) e uma queda da Economia. Atualmente o Laos é uma República Socialista de partido único. O país abriu-se ao turismo e a economia encontra-se em crescimento.
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
Curiosidades sobre o Laos
Este é um país com uma cultura e tradições marcantes, principalmente relacionados com a religião.
- Por exemplo, sabia que é frequente os laocianos darem comida aos monges? Os monges são pessoas altamente respeitadas no país. Bem como as pessoas mais velhas, por quem os habitantes do Laos têm muito respeito. A esta tradição dos monges receberem comida chama-se “receber as almas”.
- O elefante é um animal muito importante no Laos, tanto que, antigamente, o país era conhecido como a “terra de um milhão de elefantes” – Lane Xang. No entanto, devido à exploração da madeira, estes animais estão a perder o habitat e a entrar em extinção no país. Existem alguns “santuários de elefantes”, com grupos que tentam protegê-los.
- Tocar na cabeça de um laociano, mesmo que seja de uma criança, é visto como uma profunda falta de respeito. Bem como tocar no que quer que seja com os pés – regra aplicável em todos os país com o Budismo como religião maioritária.
- Os produtos de seda de alta qualidade, feitos à mão, por artesãos locais e com técnicas tradicionais, são um dos maiores orgulhos do país.
- O censo de 1995 distinguiu 47 grupos étnicos presentes no país.
- O Budismo reflete-se em todas as expressões culturais no Laos: teatro, literatura, música, artes.
Alguns pontos a visitar no Laos
Como já referi, Luang Prabang é a cidade mais famosa do Laos. Visite os vários templos budistas com uma arquitetura que lhes valeu serem considerados como Património da Humanidade pela UNESCO. À beira do rio Mekong existem também diversos restaurantes onde pode degustar uma boa refeição e ter uma vista privilegiada do pôr do sol. Não deixe também de visitar o Mercado noturno do Laos, onde poderá sentir toda a cultura laociana.
Já na capital, Vientiane, visite o Buddha Park, um enorme espaço ao ar livre com mais de 200 estátuas budistas e hinduístas. Destaca-se também o Cope Visitor Center. Este museu apresenta várias exposições e recursos multimédia sobre o incrível trabalho que é desenvolvido pelo Centro, na criação de próteses para os cidadão do Laos que perderam os seus membros.
Infelizmente o Laos foi dos países mais bombardeados do mundo, principalmente durante a guerra do Vietname. Sendo que, ainda hoje em dia, há acidentes com pequenos dispositivos que ficaram enterrados e prontos a ser detonados.
Vale também a pena visitar a segunda maior cidade do Laos, Savannakhet e conhecer o templo budista Wat Sainyaphum, a floresta sagrada de Dong Natad e as ruínas Heuan Hin.
Clima no Laos
O Laos tem um clima tropical (quente e húmido). As temperaturas variam entre os 16°C e os 35°C em média, sendo abril o mês mais quente. Contudo, existem áreas ao longo da planície do rio Mekong em que a temperatura máxima pode chegar aos 40°C.
Sendo que, por outro lado, nos planaltos, a grandes altitudes, a temperatura pode atingir os 5°C, em dezembro e janeiro. Os meses mais chuvosos vão de maio a novembro. Diria então que para visitar o Laos, a melhor época é de novembro a fevereiro, em que não chove tanto e as temperaturas não são demasiado altas.
Gastronomia no Laos
É interessante ver como a influência francesa ainda se encontra presente na culinária do Laos. Principalmente em Vientiane, na capital, não é incomum ver locais que vendem baguetes. Para além disso, também pode encontrar vários queijos e vinhos.
Na verdade, pode dizer-se que a culinária laociana tem um grande conjunto de influências. Da Europa, para além de França, também os portugueses deixaram a sua presença gastronómica, com o pimento, que é muito utilizado. E depois, há toda a proximidade com os vizinhos Tailândia, China, Camboja e Myanmar, que se fazem sentir em vários pratos típicos do Laos.
Os ingredientes mais usados na culinária do Laos variam de região para região. A comida é também muito aromática, por vezes picante e usam muito o arroz (grão ou noodles), legumes e algumas carnes, como a de búfalo, em certas regiões. Sugiro que prove o Som tam, um dos pratos mais típicos, que é uma salada de mamão verde. Outra especialidade é o Kaipen, algas fritas acompanhadas, geralmente, de molhos apimentados. Quando passar pelos mercados de rua, não deixe de provar os bolinhos de coco laocianos, são também uma especialidade.
Capital: Vientiane
Área: 236 800 km²
Fronteiras: O Laos é delimitado a norte pela China, a leste pelo Vietnam, a sul pelo Camboja, a sudoeste pela Tailândia e a noroeste por Myanmar.
População: 6 758 353 hab. (estimado em 2016)
Moeda: Kip
Clima: Tropical. Época das chuvas de meio a novembro. Época mais seca, de novembro a abril.
Língua Oficial: Laociano
Religião: A população é maioritariamente budista.
Sistema político: O Laos é uma República Socialista de partido único.
Horário: + 7 horas que em Portugal. + 10 horas que em São Paulo.
Visto: É necessário visto para entrar no Laos. Os cidadãos portugueses, ou brasileiros, que vão visitar o Laos devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de 6 meses.
Vacinas: Recomenda-se a profilaxia contra a malária.
Contactos úteis: Não existe representação diplomática portuguesa no Camboja, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Banguecoque.
Postos Honorários de Portugal no Laos:
Consulado Honorário de Portugal em Vientiane: Cônsul Honorário: Mme. Chanthachone Vongsay
– Endereço: KC Building, Floor IV, No. 140, Unit 12, Prime Minister office Road, Sisavath Village, Chanthabouly District, Vientiane. P.O.Box: 10344.
– Telefone: + (856-21) 216666.
Bandeira: A bandeira do Laos foi adotada a 2 de dezembro de 1975. É composta pela cor azul (simboliza a riqueza do país) e vermelha (que simboliza o sangue derramado na luta pela independência), com um disco branco no centro (representa a lua sobre o rio Mekong, assim como a unidade do país).