laos-vientiane ©SaigonJoe:Pixabay
Publicado em Janeiro 25, 2023

Viajar para o Laos (e mapas)

Ásia/ Laos

O Laos é muito provavelmente um dos países menos visitados do Sudeste Asiático. Atualmente é um dos países que os viajantes querem conhecer ao planearem o famoso circuito que envolve também Camboja, Vietname e Tailândia. Porém, durante algum tempo, o Laos foi subvalorizado, isto por não ser tão cobiçado como aqueles seus vizinhos (e incluindo a China), que são mais de turismo de massas. Por isso… o Laos é um lugar mais sossegado para se visitar!

Tad Kuang Xi - laos- ©kolibri5:Pixabay

Tad Kuang Xi – laos- ©kolibri5:Pixabay

Hoje em dia, já se percebeu que este país do Sudeste Asiático tem muita beleza a oferecer, principalmente na cidade de Luang Prabang, declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1995. Existe até uma lenda que conta que Luang Prabang foi o local em que Buda descansou, durante algumas das suas viagens, e que profetizou que a cidade, um dia, seria a “jóia do Laos”.

O Laos não tem litoral, portanto não tem praias paradisíacas que possam atrair muitos visitantes mas, existe o garante da beleza da sua arquitetura (fundindo influências orientais e europeias), o encanto das suas tradições e gentes, e a beleza das suas verdes colinas.

Mapa das regiões do Laos

Mapa das regiões do Laos

História do Laos

O Laos originou-se no Reino de Lan Xang (que significa “milhões de elefantes”), em 1353, e desde essa época que o Budismo é a religião predominante. Mais tarde, tal como o Camboja e Vietname, também o Laos foi colonizado pelos franceses. No início de 1946, as tropas francesas libertam o país, concedendo a autonomia limitada e, a 22 de outubro de 1953, foi declarada a independência. A partir daí, durante algum tempo, o país viu-se assolado por vários conflitos, com partidos de esquerda, de direita e neutros a disputarem o poder.

Em 1975 é proclamada a República do Laos e instalado o Governo Comunista. Seguiram-se tempos muito duros, com medidas restritivas da liberdade (a vários níveis, incluindo de comunicação) e uma queda da Economia. Atualmente o Laos é uma República Socialista de partido único. O país abriu-se ao turismo e a economia encontra-se em crescimento.

Instagram do Viaje Comigo

YouTube do Viaje Comigo

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Monges na recolha de comida no Laos ©bluebird666:Pixabay

Monges na recolha de comida no Laos ©bluebird666:Pixabay

Curiosidades sobre o Laos

Este é um país com uma cultura e tradições marcantes, principalmente relacionados com a religião.

  • Por exemplo, sabia que é frequente os laocianos darem comida aos monges? Os monges são pessoas altamente respeitadas no país. Bem como as pessoas mais velhas, por quem os habitantes do Laos têm muito respeito. A esta tradição dos monges receberem comida chama-se “receber as almas”.
  • O elefante é um animal muito importante no Laos, tanto que, antigamente, o país era conhecido como a “terra de um milhão de elefantes” – Lane Xang. No entanto, devido à exploração da madeira, estes animais estão a perder o habitat e a entrar em extinção no país. Existem alguns “santuários de elefantes”, com grupos que tentam protegê-los.
  • Tocar na cabeça de um laociano, mesmo que seja de uma criança, é visto como uma profunda falta de respeito. Bem como tocar no que quer que seja com os pés – regra aplicável em todos os país com o Budismo como religião maioritária.
  • Os produtos de seda de alta qualidade, feitos à mão, por artesãos locais e com técnicas tradicionais, são um dos maiores orgulhos do país.
  • O censo de 1995 distinguiu 47 grupos étnicos presentes no país.
  • O Budismo reflete-se em todas as expressões culturais no Laos: teatro, literatura, música, artes.

    Luang Prabang, Laos © 41330:Pixabay

    Luang Prabang, Laos © 41330:Pixabay

Alguns pontos a visitar no Laos

Como já referi, Luang Prabang é a cidade mais famosa do Laos. Visite os vários templos budistas com uma arquitetura que lhes valeu serem considerados como Património da Humanidade pela UNESCO. À beira do rio Mekong existem também diversos restaurantes onde pode degustar uma boa refeição e ter uma vista privilegiada do pôr do sol. Não deixe também de visitar o Mercado noturno do Laos, onde poderá sentir toda a cultura laociana.

Já na capital, Vientiane, visite o Buddha Park, um enorme espaço ao ar livre com mais de 200 estátuas budistas e hinduístas. Destaca-se também o Cope Visitor Center. Este museu apresenta várias exposições e recursos multimédia sobre o incrível trabalho que é desenvolvido pelo Centro, na criação de próteses para os cidadão do Laos que perderam os seus membros.

Infelizmente o Laos foi dos países mais bombardeados do mundo, principalmente durante a guerra do Vietname. Sendo que, ainda hoje em dia, há acidentes com pequenos dispositivos que ficaram enterrados e prontos a ser detonados.

Vale também a pena visitar a segunda maior cidade do Laos, Savannakhet e conhecer o templo budista Wat Sainyaphum, a floresta sagrada de Dong Natad e as ruínas Heuan Hin.

Mapa do Laos ©

Mapa do Laos ©

Clima no Laos

O Laos tem um clima tropical (quente e húmido). As temperaturas variam entre os 16°C e os 35°C em média, sendo abril o mês mais quente.  Contudo, existem áreas ao longo da planície do rio Mekong em que a temperatura máxima pode chegar aos 40°C.

Sendo que, por outro lado, nos planaltos, a grandes altitudes, a temperatura pode atingir os 5°C, em dezembro e janeiro. Os meses mais chuvosos vão de maio a novembro. Diria então que para visitar o Laos, a melhor época é de novembro a fevereiro, em que não chove tanto e as temperaturas não são demasiado altas.

Gastronomia no Laos

É interessante ver como a influência francesa ainda se encontra presente na culinária do Laos. Principalmente em Vientiane, na capital, não é incomum ver locais que vendem baguetes. Para além disso, também pode encontrar vários queijos e vinhos.

Na verdade, pode dizer-se que a culinária laociana tem um grande conjunto de influências. Da Europa, para além de França, também os portugueses deixaram a sua presença gastronómica, com o pimento, que é muito utilizado. E depois, há toda a proximidade com os vizinhos Tailândia, China, Camboja e Myanmar, que se fazem sentir em vários pratos típicos do Laos.

Os ingredientes mais usados na culinária do Laos variam de região para região. A comida é também muito aromática, por vezes picante e usam muito o arroz (grão ou noodles), legumes e algumas carnes, como a de búfalo, em certas regiões. Sugiro que prove o Som tam, um dos pratos mais típicos, que é uma salada de mamão verde. Outra especialidade é o Kaipen, algas fritas acompanhadas, geralmente, de molhos apimentados. Quando passar pelos mercados de rua, não deixe de provar os bolinhos de coco laocianos, são também uma especialidade.

Mapa Luang Prabang, Laos

Mapa Luang Prabang, Laos

Capital:  Vientiane

Área:   236 800 km²

Fronteiras: O Laos é delimitado a norte pela China, a leste pelo Vietnam, a sul pelo Camboja, a sudoeste pela Tailândia e a noroeste por Myanmar.

População:  6 758 353 hab. (estimado em 2016)

Moeda: Kip

Clima: Tropical. Época das chuvas de meio a novembro. Época mais seca, de novembro a abril.

Língua Oficial: Laociano

Religião: A população é maioritariamente budista.

Sistema político: O Laos é uma República Socialista de partido único.

Horário: + 7 horas que em Portugal. + 10 horas que em São Paulo.

Visto: É necessário visto para entrar no Laos. Os cidadãos portugueses, ou brasileiros, que vão visitar o Laos devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de 6 meses.

Vacinas: Recomenda-se a profilaxia contra a malária.

Contactos úteis: Não existe representação diplomática portuguesa no Camboja, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Banguecoque.

Postos Honorários de Portugal no Laos: 

Consulado Honorário de Portugal em Vientiane: Cônsul Honorário: Mme. Chanthachone Vongsay

– Endereço: KC Building, Floor IV, No. 140, Unit 12, Prime Minister office Road, Sisavath Village, Chanthabouly District, Vientiane. P.O.Box: 10344.

– Telefone: + (856-21) 216666.

Bandeira: A bandeira do Laos foi adotada a 2 de dezembro de 1975. É composta pela cor azul (simboliza a riqueza do país) e vermelha (que simboliza o sangue derramado na luta pela independência), com um disco branco no centro (representa a lua sobre o rio Mekong, assim como a unidade do país).

Bandeira do Laos

Bandeira do Laos

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo