Durante a viagem que fiz ao Dubai – num roteiro de quatro dias – experimentei alguns restaurantes. Deixo aqui, como sugestão, os que gostei mais. Num país, e numa cidade, com tantos expatriados a viverem lá, é natural que haja comida do mundo inteiro. Além disso, todos os ambientes são diferentes: dos mais chiques, aos mais descontraídos. Dos mais animados, aos mais calmos. Dos mais modernos aos mais tradicionais. Bom apetite!
Outros textos do Dubai:
– Restaurantes no Dubai
– Onde dormir no Dubai
– O maior hammam do Médio Oriente: Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray
– Etihad Museum: que conta a história dos Emirados Árabes Unidos
– Dubai Frame: a moldura da cidade
– Programa de 4 dias no Dubai
COMPTOIR 102
É um café, mas também uma Concept Store (com vestuário e objetos de decoração), muito bonita e muito moderna. Serve pratos da gastronomia internacional e tem um brunch muito concorrido – com muitos sumos naturais, à escolha. Basicamente é um sítio muito bonito, com comida de inspiração árabe. Provei a “Shakshuka à nossa moda” (ficará por cerca de 100 dirhams por pessoa) e um sumo de fruta natural, com gengibre. O sítio é muito cool e o brunch é muito concorrido, principalmente ao fim de semana.
Mesmo ao lado, e na mesma onda e vibe, está o Kulture House Dubai. Com ambiente igualmente cool, decoração bonita, plantas, roupas de estilistas, artesanato, bijutaria, uma galeria, e um café com um brunch também apetecível (vi nalgumas mesas). Pode saber mais aqui.
ARABIAN TEA HOUSE
É um dos restaurantes mais badalados do Dubai e por onde várias personalidades internacionais já passaram. No Arabian Tea House, começo por tirar fotografias cá fora, porque tem um cantinho amoroso, com almofadas no chão, e no interior tudo é azul e branco, que nos transporta para um ambiente do Mediterrâneo. A gastronomia emirati é muito influenciada pela gastronomia indiana, assim estava no céu e comi uma espécie de caril de camarão, que estava divinal. Tem aqui mais informações.
NINIVE
O Ninive diz ser o melhor restaurante com comida do Médio Oriente. Tem um espaço aberto, num terraço de um prédio, e um ambiente muito moderno. A ementa dá a provar um mix de cozinhas do Médio Oriente e Marrocos. É um local mais chique (do que os outros que sugiro) mas onde vale muito a pena ir, tanto pela comida como pelo local, rodeado dos altos prédios do centro do Dubai. E pode saber mais sobre o espaço e a comida, aqui.
XVA ARTE HOTEL
É um restaurante, alojamento (hotel) e galeria de arte também. O XVA Arte Hotel tem um pátio interior lindo onde podemos provar alguns pratos típicos e vegetarianos. Tem um ambiente muito descontraído e é perfeito para fugir ao calor. Aproveite também para, depois de comer, espreitar as obras de arte de artistas conhecidos e menos conhecidos.
SMCCU – Sheik Mohamed Centre for Cultural Understanding
Neste espaço, pode ter um almoço cultural, ou seja, além de descobrirmos a gastronomia emirati, temos o acompanhamento de um local, e podemos fazer as perguntas que quisermos. Tanto históricas, como culturais, etc. A comida é boa, mas a conversa foi ainda melhor, e traz como benefício a desmistificação de várias ideias associadas a destinos onde o Islão é a religião.
CASSETTE DBX
Na zona industrial do Dubai, numa avenida cheia de oficinas de carros está o The Courtyard, de um lado, onde fui almoçar ao Cassette DBX, num espaço muito bonito. Quando entramos, parece que estamos numa vila italiana, com as fontes no centro do espaço e muitas plantas. Tem vários cafés, muito bonitos, lojas cheias de coisas lindas e até um teatro-escola especial, só para crianças.
AL FALAMANKI OF ARABIA
O Al Falamanki of Arabia é um restaurante de comida libanesa, que tem várias salas e uma mega-esplanada (Jumeirah Beach Road). No jardim pode-se fumar shisha e há também jogos de tabuleiro. Na decoração tem muitos objectos antigos como telefones e malas. A história é de um filho que decidiu lançar um restaurante em homenagem ao pai, que era um colecionador de coisas do mundo todo. Foi das melhores refeições que fiz no Dubai. E o preço não é nada caro – é um restaurante para locais e está longe de ter preços para turistas. Pode saber mais aqui.