Os Emirados Árabes Unidos são um destino – que, na verdade, são 7 – que suscita muito interesse como também poderá envolver alguma polémica. Alguns consideram uma personificação de tudo aquilo que o homem pode alcançar, neste caso, transformando o deserto num dos destinos de maior luxo e riqueza do mundo, aliando as tradições árabes com todos os desejos imagináveis dos ocidentais. Outros, duvidam dos métodos utilizados para atingirem tamanha grandiosidade.
Em pleno Médio Oriente, temos esta federação constituída por 7 emirados do Golfo Arábico: Dubai, Abu Dhabi, Rãs Al Khaimah, Ajman, Sharjah, Fujairah e Umm Al Qwain. Esta junção ocorreu a 2 de dezembro de 1971, aquando da libertação do protetorado, e independência, do Reino Unido.
Estes 7 emirados fazem fronteira com o Golfo de Omã e o Golfo Pérsico, entre Omã e a Arábia Saudita.
Abu Dhabi, a capital, ocupa 84% do território, sendo assim o maior dos emirados. Khalifa Bin Zayed Al Nahyan é o presidente, desde 2004, e emir de Abu Dhabi, e o seu vice-presidente é Muhammad Bin Rashid al-Maktum, emir do Dubai.
Os Emirados são um chamariz para muitos negócios mas o motor da economia continua a ser o petróleo, tendo uma das maiores reservas do mundo. A população de expatriados é enorme e buscam oportunidades de negócio no destino com um dos mais altos PIB per capita do mundo.
O Dubai, o Emirado mais populado, acaba por captar mais turistas do que os outros emirados. Aqui ficam algumas atrações que visitámos no Dubai:
– Dubai Frame – a maior moldura do mundo
– Etihad Museum – para descobrir a história da união dos emirados
– Talise Ottoman Spa, no hotel Jumeirah Zabeel Saray, com o maior hammam do Médio Oriente
– Ficámos alojados no Al Seef Heritage Hotel Dubai, Curio Collection by Hilton
E,aqui, o programa completo dos quatro dias de visita ao Dubai.
Dicas para a sua viagem aos Emirados Árabes Unidos
O respeito pelos costumes e leis locais devem estar presentes em qualquer viagem, contudo, o cuidado é redobrado nos locais em que o desrespeito pode dar prisão!
– A posse e consumo de álcool são proibidos por Lei. Porém, em 2020, surgiram alterações e já não está enquadrado como crime nos seguintes casos: permissão do consumo de álcool/ posse para consumo para cidadãos maiores de 21 anos, em áreas autorizadas ou na própria residência.
– Posse e/ou consumo de drogas são severamente punidos por Lei.
– Condução sob o efeito de álcool e/ou drogas é punido com pena de prisão, sendo o passaporte retido pelas autoridades judicias até o caso ser julgado e solucionado.
– Emissão de cheques sem cobertura/ não pagamento de dívidas é crime e podem ser punidos com pena de prisão.
– Entrada com medicamentos nos Emirados têm de ser previamente aprovados pelas autoridades locais
Especial atenção durante o Ramadão, o mês santo da religião islâmica e o momento mais importante para os muçulmanos.
– Comer, beber, mascar pastilha elástica e fumar em público durante as horas de jejum não é recomendado, embora existam restaurantes abertos. Convém verificar horários pois podem sofrer alterações nesta altura.
– Vestir adequadamente – ombros cobertos principalmente – em certos locais é de bom tom.
– Cumprimente as pessoas com saudações do Ramadão: Ramadan Kareem ou Ramadan Mubarak!
– Se alguém o convidar para o Iftar – a refeição depois do sol se pôr – aceite e leve uma caixa de tâmaras, como prenda para o anfitrião 🙂
Curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos:
– Existem mais de 200 nacionalidades no país, seja em negócios, a viver lá ou a estudar.
– Menos de 50% da população é árabe
– Indianos são a população com maior expressão nos Emirados
– O Burj Khalifa, no Dubai, é o maior edifício do mundo
– O ponto mais baixo dos Emirados é ao nível do mar e o mais elevado é em Jebel Jais, com 1,934 metros de altura
– A homossexualidade é ilegal
– Viver sem estarem casados também era ilegal: em 2020, despenalizaram esse facto.
– Em 2020, existiram algumas mudanças na lei: homem e mulher – não sendo casados nem familiares – podem viver juntos. Porém, não constitui a admissão da união de facto.
Capital: Abu Dhabi
Área: 83 600 km²
População: 9,304,277 (dados de 2017)
Sistema Político: Monarquia Absoluta Federal
Moeda: Dirham (AED)
Língua: A língua oficial é o árabe, sendo o inglês a segunda língua mais falada.
Religião: Islão
Horário: +4h que em Portugal Continental; +7h que em Brasília
Clima: clima desértico e bastante húmido pelo verão. Aconselham a viajar entre Outubro e Abril, pois as temperaturas rondam os 25ºC. De Maio a Setembro as temperaturas vão dos 35 aos 45ºC.
Gastronomia: utilizam muitas especiarias como canela, gengibre, cominho, cúrcuma, noz moscada e limão seco; sobressaem alguns pratos como shawarma/kebab, falafel, samak (peixe em molho com arroz picante), khameer (pão achatado servido com xarope de tâmara e queijo) e outras iguarias com cordeiro. Têm muita influência de cozinhas indiana, libanesa, marroquina, etc
Visto: cidadãos portugueses recebem o visto de entrada (de curta duração) à chegada aos EAU. Vigora por 90 dias seguidos ou intercalados num período de 180 dias;
Cidadãos brasileiros têm dispensa de visto, até 90 dias. Ambos os passaportes têm de ter validade de 6 meses (contados a partir da data de entrada)
Telefones úteis
Emergência: 999
Polícia: 999
Indicativo: + 971