Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 7, 2020

Visitar Almodôvar, Alentejo

Portugal/ Sul [ Alentejo ]

Entre a Serra do Caldeirão e a planície alentejana, encontramos Almodôvar, um lugar que se tornou um escape ao reboliço moderno. Este município do Baixo-Alentejo, no Distrito de Beja, veste as suas tradições com orgulho e traz ao de cima a típica serenidade serrana.

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Aqui, encontramos vestígios da ocupação romana e islâmica, mas o coração é Alentejano. Os esteios desta região são a criação de gado, apicultura, produção de leite e queijo (queijo de cabra principalmente), a aguardente de medronho e a cortiça.

Pelas ruas de Almodôvar, esteja atento às inúmeras esculturas de Aureliano Aguiar. São homenagens a atividades importantes no concelho, feitas com ferro velho, como se pode ver com as esculturas do Bombeiro, do Mineiro e do Sapateiro.

Para um passeio pela natureza, o Pego da Cascalheira oferece o melhor das paisagens ribeirinhas, com as águas límpidas da Ribeira do Vascão.

Durante o ano são vários os eventos que animam o munícipe, tais como: o Mercado Medieval, a Feira de Artes e Cultura, a Feira da Memória, a Feira do Cogumelo e do Medronho, entre outras.

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Almarte 2017 – Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

O que visitar em Almodôvar?

– Museu da Escrita do Sudoeste (MESA)

Este museu alberga algumas das escritas mais antigas da Península Ibérica. É uma viagem no tempo que explora como os povos que aqui habitavam, há 2500 anos, viviam e comunicavam, como também a evolução do conhecimento escrito e da grafia.
Mais informações.

– Igreja Matriz de Santo Ildefonso

Esta igreja foi construída no final do século XVI, substituindo um templo primitivo aqui existente, tornando-se num apurado exemplo de “igreja-salão”.
Sofreu várias remodelações sendo que na de 1950, foi instalado um painel de Severo Portela, retratando o Baptismo de Cristo no Jordão.

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Igreja Matriz de Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

– Torre do Relógio

A imponente Torre do Relógio, construída no século XVII, revela tradição maneirista, típica do baixo-alentejo, sobressaíndo as paredes brancas em contraste com o azul. Este monumento, na Rua do Relógio, tem na sua arquitectura influência barroca e popular.

– Ermida de Santo Amaro

Esta ermida, de estilo barroco, terá sido construída entre o século XVI e XVIII. É singela mas destaca-se pela localização num dos pontos mais elevados da Vila de Almodôvar, tendo uma vista encantadora sobre a planície.

– Ponte da Ribeira de Cobres

A ponte que atravessa a Ribeira de Cobres terá origem na Idade Média (séculos XII ou XIII), de construção românica, visível nos 3 arcos de volta perfeita. Esta ponte medieval, de 25 metros de comprimento, foi recuperada em 1973.

– Museu Severo Portela

Na Praça da República, num edifício centenário – outrora Paços de Concelho – situa-se o museu do mestre Severo Portela, que cedeu grande parte do seu espólio a Almodôvar, local onde viveu largos anos. Aqui encontra esculturas, pinturas, desenhos, livros e condecorações do artista.
Informações sobre o museu aqui.

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

– Pico do Mú

O Pico do Mú é o ponto mais alto da Serra do Caldeirão e do Baixo-Alentejo, com os seus 574 metros. Envolvido por vales e pequenos aglomerados de casas, consegue avistar a beleza da planície, da serra e do litoral algarvio.

– Convento da Nossa Senhora da Conceição

Uma pequena ermida, devota à Nossa Senhora da Conceição, foi ampliada, surgindo assim o Convento, em 1680, por Frei Evangelista. Neste convento masculino, da Ordem Terceira de São Francisco, terá funcionado o esboço da primeira Universidade de Teologia do sul do país. Os pormenores de talha dourada não passam despercebidos, nem o teto da capela, com pinturas da Imaculada Conceção de Maria.

– Povoado das Mesas do Castelinho

Perto da aldeia de Santa Clara-a-Nova, numa pequena colina, existe este sitio arqueológico. Existem vestígios da Idade do Ferro, marcas de fortificações e elementos do período romano e de ocupação islâmica.

– Museu Etnográfico e Arqueológico de Santa Clara-a-Nova

Neste museu fica a conhecer a evolução da região, quais as profissões rurais e tradições que sustentam a freguesia e o concelho. Encontra informações sobre a herança arqueológica com elementos da Estação Arqueológica das Mesas do Castelinho. Mais informações, aqui.

Almodôvar - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Almodôvar – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo