Talise Ottoman Spa - Dubai © Viaje Comigo Talise Ottoman Spa - Dubai © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 27, 2020

O maior Hammam do Médio Oriente: Talise Ottoman Spa no Jumeirah Zabeel Saray – Dubai

Ásia/ Emirados Árabes Unidos [ Dubai ]

Nos Emirados Árabes Unidos, a cidade do Dubai é provavelmente uma das que mais se associa a luxo e bem estar. Uma cidade que cruza a sua ancestralidade a uma modernidade patente em construções arquitectónicas surpreendentes e que transformaram o Dubai num surpreendente destino turístico. Na reconhecida “palmeira” está o Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray, que fui experimentar e recomendo vivamente, quer vão sozinhas ou acompanhadas. Porquê? Leiam mais abaixo!

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Susana Ribeiro no Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Os Spa’s dos hotéis estão abertos a todos, mesmo que não esteja hospedado lá. Assim, mesmo tendo estado alojada no Al Seef Heritage Hotel Dubai, Curio Collection by Hilton fui ao Talise Ottoman Spa, no luxuoso hotel (de cinco estrelas) Jumeirah Zabeel Saray. Porquê este, perguntam vocês? Muito simples! Porque tem o maior banho turco do Médio Oriente! Todo o Spa conta com 8 mil metros quadrados e está dividido em inúmeras salas, com múltiplos tratamentos, massagens e recantos para relaxar.

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Piscina do Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

O meu único conselho: é que deveria passar um dia inteiro por ali. Umas duas horas para tratamentos, outras duas horas para usufruir dos espaços comuns, com piscinas e jacuzzis e ainda mais tempo para relaxar. No meio disso tudo, vai depois tomar banho, secar cabelo, arranjar-se e sair… são pelo menos umas 5 horas para tudo e se quiser usufruir do resto ainda é mais.

Aliás, o dia perfeito é também poder usufruir do hotel Jumeirah Zabeel Saray por todo. Tem uma piscina exterior, com uma pista excecional, e uma praia privada. Pode também fazer refeições num dos seus… 9 restaurantes! Pequenino, não é?! 😀

Corredor no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Corredor no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Mas, volto já a falar do Spa, depois de vos dizer que tudo aqui tem inspiração – tanto o spa como o hotel – Otomana. Artistas e artesãos turcos vieram de propósito pintar os tetos e fazer as decorações de madeira, que encontramos nos enormes corredores, por exemplo.

No Spa – que tem um lado só para mulheres e um só para homens; não nos cruzámos – existe uma oferta, que enche o Spa às segundas-feiras. As mulheres têm descontos e costumam ir com amigas para aproveitarem belos momentos de relaxamento e divertirem-se.

O Spa tem 42 salas de tratamentos, o que por si só mostra o seu tamanho gigantesco. A piscina de Talassoterapia, em tons de azul, com azulejos, é qualquer coisa de espectacular. A piscina tem água salgada (terapêutica) e por isso traz benefícios ao corpo. E ao lado está o Thai Garden, um jardim tailandês, com árvores pequenas e bancos de madeira, para simplesmente se desligar de tudo e absorver aquela calma.

Entrada do hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Entrada do hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Depois do check in feito, na receção, levam-nos a uma sala, onde podemos guardar as nossas coisas nos cacifos. Como seria de esperar, num Spa tão luxuoso, temos roupão e chinelos para nos vestirmos, de forma confortável, por isso, leve só o seu fato de banho ou biquini, se quiser ir para as piscinas. Se for só para tratamentos, não precisa de nada. Ou faz nua, ou dão-lhe uma cueca e soutien descartáveis.

Quando saímos dessa sala de vestir – onde tem os chuveiros e vestiários – no mesmo corredor está um jacuzzi e uma cadeiras de mármore aquecidas. Ou seja, é o primeiro passo para relaxarmos. No final desse corredor estão as saunas e turcos. Há o normal, com vapor, e há um com neve/gelo (Snow Room)! Não sou fã do frio, confesso, mas sei dos benefícios de se fazer o choque do frio e calor. Há também o Adventure Shower e o Russian Sauna.

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Snow Room – Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Noutro espaço… enorme (!) está o Hammam Turco. O maior do Médio Oriente, dizem! Tem um jacuzzi (que parece uma pequena piscina) no centro e é rodeado de pequenos cubículos, onde várias mulheres ou esperam pelos seus tratamentos ou estão simplesmente a relaxar.

Tive um tratamento no Hammam que foi uma experiência… (read my lips) ma-ra-vi-lho-sa!
A sala é lindíssima, com azulejos coloridos e o teto todo trabalhado com motivos florais e geométricos (ver foto abaixo). Falei com a terapeuta que, tal como (quase) toda a gente do Dubai, não é de lá. É de Kerala, Índia, um dos meus locais preferidos na Terra. Disse-lhe que metade do meu coração ficou em Kerala, ela disse-me o mesmo… Disse-me para me despir e deitar, nua, só com a cueca descartável, na pedra circular que está no centro do Hammam. Está quente e sinto-me ali, deitada na pedra, como oferecida a um sacrifício. Mas é dos bons, pronto.

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Hammam do Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Já tinha experimentado Hammam em Marrocos e a esfrega que nos dão é brutal. Saem as peles e as células mortas. Fiquei com a pele renovada, enquanto estava ali entregue às mãos enérgicas de uma pequena indiana. Depois de uma esfrega normal, vai buscar um pano, que está mergulhado em sabão. Gostava de vos explicar melhor do que isto, mas acreditem que só vendo. Ainda assim, aqui vai:
traz o pano, embebido em sabão e água morna, e torcendo e alongando-o cria muita espuma. E é essa espuma que cai sobre o meu corpo, nu sobre a pedra. Que deleite!

Depois somos completamente massajadas. E para tirar essa espuma e sabão, que nos deixam a pele muito macia, traz água morna em cântaros/jarros. A sensação da água cair no nosso corpo, aos poucos – à medida que vai e volta da fonte com os jarros cheios – é muito boa. Como se estivesse debaixo de uma cascata de água morna. Lembrem-se de irem para lá sem quaisquer preconceitos ou a pensar no corpo que está gordo, magro, flácido, etc. isto, aquilo e assado. Desfrutem!

Dica: penso que este programa será ideal para o primeiro dia de viagem. Sabem porquê? Depois da viagem de avião, as pernas ficam sempre mais cansadas – e há quem sofra com inchaços – e, por isso, digam sempre às terapeutas o que precisam. No caso de inchaço, o calor o Hammam poderá não ser o melhor, mas podem desfrutar de outras massagens que ativam a circulação sanguínea!

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Corredor do Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Depois de muito tempo neste tratamento, em cima da pedra, diz-me a pequena e enérgica indiana para me levantar e acompanha-me até às torneiras, que jorram a água morna. Não sabia o que aí vinha, porque era a primeira vez que o fazia.

Mandou-me sentar e lavou-me o cabelo, muito suavemente, como se de uma massagem capilar se tratasse. E continua a colocar-me a água com os jarros. Estava tão deliciada com aquele tratamento que não ouvi bem o que ela disse. Achei que tinha sido algo como “já está bem?” e eu disse que sim e ela mandou-me um jarro de água gelada pela cabeça abaixo. Mandei um gritinho e fartamo-nos de rir as duas. Perguntou se queria que colocasse de novo e disse-lhe que sim. A água fria no final é a pièce de résistance, porque depois de muito tempo no calor, ativa-nos a circulação sanguínea. Até a alma fica lavada!

No final, visto o meu roupão e vou deitar-me numa das camas recatadas, à espera que me viessem buscar para a próxima massagem. Sinto-me a Cleópatra, deitada a comer os frutos secos e a beber o chá que me trouxeram. “Miss Susana”, ouço chamar, 10 minutos depois, e lá vou para uma massagem com óleos, relaxante. Foi também muito boa! Recomendo toda a experiência! É algo que – literalmente – fica no nosso corpo.

INFORMAÇÕES
Jumeirah Zabeel Saray
Morada: The Crescent (West), Palm Jumeirah, Palm Jumeirah, Dubai, Emirados Árabes Unidos
Site

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray - Dubai © Viaje Comigo

Talise Ottoman Spa no hotel Jumeirah Zabeel Saray – Dubai © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo