Guia senhor Silva - Sri Lanka © Viaje Comigo Guia senhor Silva - Sri Lanka © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 10, 2017

O nosso guia, o senhor Silva, no Sri Lanka

Ásia/ Sri Lanka [ Uma fotografia por dia... ]

Quando visitei o Templo da Relíquia do Dente Sagrado, na cidade de Kandy, no Sri Lanka, surgiu-nos como guia o senhor Silva. De uma família de cingaleses e de portugueses – que aqui estiveram há muitos séculos, como colonos – e alguns permaneceram na ilha a viver, deixando descendentes.

Já me tinham avisado e já sabia que ia encontrar muitos nomes portugueses pelo caminho. De facto, vi muitas vezes o nome “Perera” (em vez de Pereira), mas um nome assim tão tipicamente português, como Silva, ainda não tinha visto.

Cartão profissional de guia do senhor Silva - Sri Lanka © Viaje Comigo

Cartão profissional de guia do senhor Silva – Sri Lanka © Viaje Comigo

Na verdade, o guia começou na brincadeira quando lhe perguntámos o nome. Não porque era Silva, mas porque dizia que o seu nome é Denzel, como o ator Denzel Washington.

Riu-se e para provar mostrou o seu cartão de guia profissional. Não se conseguia ver qual era o nome de D. – ele continuou a rir-se muito – e não se desmanchou… ficou a ser Denzel, durante aquela visita. Para mim ficou a ser o senhor Silva e a visita com ele, dentro do templo, foi muito boa.

Quando peguei no cartão que nos mostrava vi que era “De Silva”. Aí, disse-lhe que era portuguesa e que aquele nome era um dos mais comuns em Portugal.

Disse-me apenas “Ah Portugal. Bom futebol”.
Aliás, muito me disseram isto! Sabiam que o desporto nacional do Sri Lanka é o voleibol? Sim, também fiquei espantada, ainda por cima porque só via gente a jogar críquete, mas de facto é-nos dito que o voleibol é que é considerado o desporto nacional. Sempre a aprender!

Senhor Silva - Sri Lanka © Viaje Comigo

Senhor Silva – Sri Lanka © Viaje Comigo

– Procura hotéis no Sri Lanka? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Desafio 2017 – #344 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Templo da Relíquia do Dente Sagrado, Kandy, Sri Lanka © Viaje Comigo

Templo da Relíquia do Dente Sagrado, Kandy, Sri Lanka © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo