Os Tuk Tuk surgiram na Tailândia, nomeadamente, em Banguecoque mas facilmente se espalharam como meio de transporte por muitos outros países asiáticos, como é o caso do Sri Lanka.
Na ilha, vimos Tuk Tuk por todo o lado. Não são só meios de transporte para turistas, como acontece em alguns países, mas são o melhor meio para se movimentar pelo meio do trânsito em cidades como Kandy ou Colombo. Os locais usam-nos muito, dividindo por vezes entre várias pessoas.
Aliás, em Colombo, fiz um passeio de Tuk Tuk que mostrou as principais atrações turísticas da cidade. E depois do passeio de comboio de Kandy até aos campos de chá de Nuwara Eliya, também usei o Tuk Tuk como transporte da estação de comboios de Nanu Oya, até ao centro da cidade.
O mais curioso é que cada motorista faz a decoração do seu Tuk Tuk de forma personalizada. Não sei qual a paixão pelo filme “Piratas das Caraíbas” mas muitos deles tinham essas imagens dos assentos do veículo ou até colado na parte traseira do mesmo.
Também gostam de colocar frases filosóficas, no exterior, como “Tide and time wait for no man”, ou “Sou Budista e tenho orgulho em dizê-lo”. Há sempre um pormenor de personalização do Tuk Tuk, fique atento.
Alguns até tornam os Tuk Tuk meio-tuning (tuning = “actividade que consiste em fazer alterações a viaturas para as personalizar e em fazer afinações para lhes dar maior potência”. in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).
Passei por várias oficinas onde estavam os Tuk Tuk a serem concertados. Por vezes, desmontam totalmente um mais antigo para fazer outro como “quase novo”. Apesar de ser um trânsito frenético em Colombo e uma mota quase bater-nos, as pessoas reagem com enorme simpatia. Sem ameaças, sem rancor. Buzinam muito, é certo, mas sorriem e continuam na sua vida.
E se, na primeira fotografia, estou ao volante de um Tuk Tuk, em Colombo, foi só mesmo para a fotografia. Acho que não me arriscava no meio do trânsito daquela cidade! 😀
– Procura hotéis no Sri Lanka? Pesquise aqui
Desafio 2017 – #343 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!