Welcome to Expo 2020 - Dubai © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 22, 2021

Expo 2020, Dubai: 1 de outubro 2021 a 31 de Março 2022

Ásia/ Emirados Árabes Unidos [ Dubai ]

De 1 de outubro 2021 a 31 de Março 2022, vai acontecer a Expo 2020, no Dubai, a primeira exposição mundial a ter lugar no Médio Oriente. É a primeira a ter como anfitrião uma nação árabe e vai contar com 192 países convidados, cada um com o seu próprio pavilhão. Com o lema “Connecting Minds, Creating the Future” (conectando mentes, criando o futuro), a exposição mundial vai ligar empresas de todo o mundo, instituições e representações de países.

Se tudo correr normalmente, ou seja, já fora de um cenário de pandemia (que fez com o que o evento fosse adiado por um ano), estima-se que irão ter 25 milhões de visitas. Por sugestão, diz-se que são necessários pelo menos três dias para ver a Expo, de forma a ver de tudo um pouco.

Expo 2020 - Dubai © Viaje Comigo

Expo 2020 – Dubai © Viaje Comigo

Nesta exposição mundial, a Tecnologia tem um destaque grande, nos temas abordados, mas também a Economia, Negócios, Sustentabilidade, as Ciências, a Cultura e a Gastronomia fazem parte de muitas atividades que vão acontecer durante a programação da Expo 2020, no Dubai. Aliás, as exposições mundiais são conhecidas por serem o local onde muitas vezes foram lançadas ideias geniais, que conquistaram o mundo.

Sabiam que o cone de gelado foi criado na Exposição Mundial em St Louis?

E qual o tamanho? A Expo 2020, no Dubai, tem duas vezes o tamanho do Mónaco, o equivalente a 600 campos de futebol… grande, não é?

O Pavilhão de Portugal, por exemplo, é descrito como vai fazer sobressair o espírito humano através da diversidade e da inclusão, refletindo a cultura da criatividade e inovação e revelar um ecossistema de grandes oportunidades.

E o que vai acontecer ao local, depois da Exposição? E aos pavilhões? A área vai ser reformulada. Ou seja, mais uma vez o Dubai ganha terreno no deserto e constrói aqui mais um pólo, que ficará modernizado com a Expo, e que terá uma parte de habitações e também uma parte de centro de negócios e área cultural, por exemplo.

No Distrito 2020, onde vão existir hotéis, alguns dos pavilhões ficarão, para o futuro, como centros de exposições, congressos e outros eventos. Prevê-se que 80% dos locais/pavilhões ou outros edifícios de apoio à Expo 2020 ficarão e serão usados no futuro para escritórios, habitações, espaços comerciais e culturais, etc.

Expo Dubai 2020

Expo Dubai 2020

Durante a Expo 2020, que decorrerá ao longo de seis meses, não existirão dois dias iguais, com apresentações e espetáculos diferentes a cada dia. Até porque também, alguns dias, estarão associados a eventos como o Festival das Luzes, o Natal, o Novo Ano Chiês, Dia da Mãe, Dia da Ciência, o Dia Internacional da Mulher e muitos outras efemérides que serão celebradas na Exposição Mundial. Estima-se que vá ter mais de 60 espetáculos diferentes todos os dias.
Para quem é?
Para quem gosta de arquitetura, para quem gosta de espetáculos, cultura (há desde ópera a ballet), gastronomia, inovações na saúde, tecnologia, conferências, negócios e muito, muito mais!

A Exposição Mundial é o mais antigo evento a nível global e que atrai mais visitantes do que o Mundial de Futebol ou os Jogos Olímpicos. A cada cinco anos, cidades diferentes acolhem diversos públicos desde a de Londres, em 1851.

Os subtemas da Expo 2020: Oportunidade (Finanças, Turismo, Saúde e Ciências, Educação, Água, Clima, Igualdade de Género, Cidades Sustentáveis); Mobilidade (AI, Missão no Espaço, Turismo, Telecomunicações, Engenharia, Logística e Operações, Transportes, Inovação e Tecnologia, E-Commerce); e Sustentabilidade (Comida e Bebida, Consumíveis, Transportes, Energia, Óleo e Gás, Saúde e Ciências e Indústria).

Algumas curiosidades:
– mais de 130 edifícios com redução de água e ecologicamente pensados para gastar pouca energia
– 80 por cento das construções da Expo vão ser usadas no novo District 2020
– o Pavilhão da Sustentabilidade tem energia vinda de mais de mil painéis solares
– o metro é capaz de transportar 46 mil passageiros nas duas direções

Mais informações no site oficial da Expo 2020.

Maquete Expo 2020 - Dubai © Viaje Comigo

Maquete Expo 2020 – Dubai © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo