Na cidade de Olhão, no Algarve, existe uma forte tradição da indústria conserveira. Apesar de já não ter a importância de outros tempos, é recordada através de pinturas e graffitis na zona envolvente da Fábrica Velha, no limite do Bairro do Levante. Aqui fica também um dos cinco pontos do Caminho das Lendas.
Desde a primeira metade do século XX, que a indústria conserveira tornou Olhão uma cidade bastante produtiva, ainda que a primeira fábrica de conservas tenha surgido já em 1881. NO entanto, em 1919, já eram cerca de 80 as fábricas de conservas de peixe.
Mas, na última metade do século XX começou a decair a indústria conserveira e a própria pesca. Há uma loja que ainda recorda esses tipos áureos e vende as conservas, junto aos mercados.
E, no centro, as paredes das antigas fábricas acolhem pinturas que retratam aqueles tempos de pesca e do trabalho nas fábricas conserveiras. Os trabalhos são dos graffiti writers Pedro “Mistik”, “Gnose” e “Kaset”, da Associação Artística Satori, e “Dgiphi”, seu convidado. Mais informação, aqui.
- Guia / Roteiro de Olhão
- Restaurantes de Olhão
- Alojamentos em Olhão (aqui e aqui)
- Mercados de Olhão
- Caminho das Lendas
- Arte urbana conserveira
- Salinas e Ria Formosa