Arte urbana - Olhão - Algarve © Viaje Comigo
Publicado em Junho 11, 2021

Arte urbana conserveira, Olhão, Algarve

Portugal [ Algarve/ Olhão ]

Na cidade de Olhão, no Algarve, existe uma forte tradição da indústria conserveira. Apesar de já não ter a importância de outros tempos, é recordada através de pinturas e graffitis na zona envolvente da Fábrica Velha, no limite do Bairro do Levante. Aqui fica também um dos cinco pontos do Caminho das Lendas.

Arte urbana - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Arte urbana – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Arte urbana - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Arte urbana – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Desde a primeira metade do século XX, que a indústria conserveira tornou Olhão uma cidade bastante produtiva, ainda que a primeira fábrica de conservas tenha surgido já em 1881. NO entanto, em 1919, já eram cerca de 80 as fábricas de conservas de peixe.

Mas, na última metade do século XX começou a decair a indústria conserveira e a própria pesca. Há uma loja que ainda recorda esses tipos áureos e vende as conservas, junto aos mercados.

E, no centro, as paredes das antigas fábricas acolhem pinturas que retratam aqueles tempos de pesca e do trabalho nas fábricas conserveiras. Os trabalhos são dos graffiti writers Pedro “Mistik”, “Gnose” e “Kaset”, da Associação Artística Satori, e “Dgiphi”, seu convidado. Mais informação, aqui.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo