Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 16, 2020

A minha casa em Olhão: Maison Citron, Algarve

Alojamento/ Portugal [ Algarve/ Hotéis/ Olhão ]

No centro de Olhão, no Algarve, está a que foi a minha casa durante quase duas semanas: a Maison Citron (sim, tem muito de amarelo na decoração!). A dois passos das lojas de comércio, dos restaurantes e da avenida principal, está esta casa de interesse patrimonial, no centro histórico. Fica também a cerca de 100 metros do mar (do serviço de ferry, que nos leva às ilhas da Ria Formosa) e dos mercados. É a localização perfeita, para quem quer viver o ambiente do Algarve mais tradicional.

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Cozinha da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Sem sombra de dúvida que posso dizer isto: é a casa com a platibanda mais bonita da rua. Tem tons de azul, vermelho e branco, e trabalhados muito artísticos.

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Depois da porta de madeira, de cor azul, a Maison Citron acolhe-nos com uma sala com televisão e sofá, junto da cozinha, onde a decoração tradicional, de azulejos na parede, mas também as cores amarelas se destacam. Uma janela rasga a parede e traz a luz natural, da rua, para dentro da casa e para o local onde se fazem e degustam as refeições. Apesar de Olhão ter inúmeros restaurantes ótimos, aconselho também a comprarem peixe ou marisco fresco, nas lojas ou no próprio mercado, e cozinhar aqui. Tem tudo o que precisa… até uma tradicional cataplana!

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Por falar nisso, a cozinha está toda equipada. E quando digo toda equipada é mesmo toda equipada: com fogão, forno, microondas, mini-forno; varinha mágica; liquidificadora, fervedor de água, máquina de fazer café de saco; fervedor pequeno para café em pó, etc. Tachos, talheres, louça para quatro pessoas, um frigorífico e máquina de lavar a louça.  E já que estou a falar de aparelhos – e uma vez que o mínimo de estadia nesta casa é de uma semana – tenho a salientar que na casa de banho estão as máquinas de lavar e secar roupa. Uma mais valia a meu ver! Consegue levar ainda menos roupa, porque pode sujar e lavar e secar na hora. Perfeito! – e ainda mais perfeito para as estadias mais longas!

Sala e cozinha da Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Sala e cozinha da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Quarto da Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Quarto da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Mesmo sendo uma casa antiga (de início do século XX que foi renovada em 2014), e de valor patrimonial, a Maison Citron é muito acolhedora. Tudo é decorado de forma a fazer-nos sentir em casa, com pormenores que marcam. As almofadas, o relógio, os móveis e até o caixote do lixo são em amarelo e trazem muita cor ao espaço da sala/cozinha. No quarto e salinha há mantas e almofadas que fazem toda a diferença na decoração. A casa pode acolher até quatro pessoas (tem sofá-cama, além da cama no quarto).

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Entrada da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Nos dias mais frios, no piso de baixo, onde está a sala/cozinha/e casa de banho, tem um aquecedor, mas no piso de cima tem ar condicionado. E é no piso de cima que está o quarto, com uma cama de casal. Adoro a simplicidade da decoração e de como os tradicionais azulejos, que cobrem parte da parede, são o que mais se destaca, trazendo a singularidade da cultura portuguesa e algarvia para estes espaços.

Quarto da Maison Citron - Algarve © Viaje ComigoQuarto da Maison Citron - Algarve © Viaje Comigo

Quarto da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Ao lado do quarto, depois de atravessar uma porta, vai encontrar ainda uma espécie de anexo, como “marquise chique”, onde tem um sofá-cama e uma outra televisão. Tem uma secretária, num espaço muito soalheiro, onde me serviu de cantinho inspirador para poder trabalhar no computador. Na estante ao lado, além de jogos, tem inúmeros livros que poderá aproveitar para ler.

Sofá na salinha (marquise) da Maison Citron - Algarve © Viaje Comigo

Sofá na salinha (marquise) da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Salinha (marquise) da Maison Citron - Algarve © Viaje Comigo

Salinha (marquise) e canto de estudo da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Saímos dessa marquise, abrimos as portadas e estamos num pequeno varandim. Ao lado, estão as escadas que nos levam ao terraço – a açoteia, como chamam os algarvios, e onde antigamente (e, hoje em dia, ainda alguns o fazem) se colocavam os frutos a secar – no topo do edifício. No tempo quente, conta com uma pérgola, para ficar ainda mais aprazível. Nos dias quentes, que podemos ficar na mesa a relaxar, e a assistir ao pôr do sol. É um local ótimo para apanhar sol ou simplesmente ficar a ler um livro – e tem fogareiro para se quiser grelhar ali o seu peixe fresco. Estamos em Olhão, tem de comer peixe e marisco fresco! 😀

Terraço da Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Terraço da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Pôr do Sol junto dos Mercados de Olhão, a dois minutos a pé da Maison Citron - Algarve © Viaje Comigo

Pôr do Sol junto dos Mercados de Olhão, a dois minutos a pé da Maison Citron – Algarve © Viaje Comigo

E, mesmo estando numa cidade onde nunca tinha ficado alojada, sempre me senti em casa. O que não é de estranhar, uma vez que os mesmos proprietários da Maison Citron têm a Cochichos Farm Rural Guesthouse (também no concelho de Olhão), onde já fiquei (numa das casinhas) e onde também tudo é feito para que nos sintamos verdadeiramente à vontade… como se estivéssemos em casa! Vou voltar!

Centro de Olhão, a um minuto da Maison Citron - Algarve © Viaje Comigo

Centro de Olhão, a um minuto da Maison Citron – Algarve © Viaje Comigo

INFORMAÇÃO

Maison Citron
Morada: Rua da Lagoa, 18, 8700-397 Olhão, Portugal
Site
Contactos: +351 919 944 623 e +351 919 640 054

Nota: mínimo de estadia: 1 semana

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Almofada da Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Almofada da Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Maison Citron - Olhão - Algarve © Viaje Comigo

Pequeno-almoço na Maison Citron – Olhão – Algarve © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo