Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 11, 2020

O que visitar em Peniche, Portugal

Centro/ Portugal [ Peniche ]

No distrito de Leiria, Peniche é uma península – com cerca de 10 km de perímetro – muito visitada pelas suas praias, de longos areais, pelo surf, pela boa comida e por ser detentora de uma história fascinante. Muito perto, tem o arquipélago das Berlengas, conhecido pelas águas límpidas.

Curiosidade: sabia que Peniche, até ao século XV, era uma ilha afastada do continente por quase 6 km! Com o passar dos séculos, a ação das correntes e dos ventos, levou à formação de um cordão de dunas que ao consolidar-se (chamado de  assoreamento) uniu a ilha ao resto do continente. Assim desapareceu o porto de Atouguia, um porto outrora muito importante na defesa do reino.

Com a sua localização geográfica, houve sempre uma grande ligação ao mar, fazendo dele o esteio da atividade económica, quer seja através da pesca ou com a produção de conservas de peixe.

Pescadores em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Pescadores em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Peixe a secar, em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Peixe a secar, em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Centro e Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Peniche – Portugal © Viaje Comigo

ALOJAMENTO: ONDE DORMIR EM PENICHE

Em julho de 2021, visitei de novo Peniche e fiquei alojada no AKTION Peniche Hostel & Apartments. Fica no centro da cidade, virado para a muralha, e está instalado em antigos edifícios de uma gasolina e de um rinque. Fiquei num apartamento (com cozinha e casa de banho privada), mas têm quartos com wc e também dormitórios com wc partilhado. Ou seja, há opções para todos os bolsos. Este alojamento inclui pequeno-almoço que tem pães, bolo e frutas, além de cereais e iogurtes e sumos e bebidas quentes.
Como Peniche é destino de muitos surfistas e, por isso, além da parceria com a Waterlost, que dá aulas de surf, tem ainda local para deixar pranchas e lavar os fatos. Site

Aktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje ComigoAktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje Comigo

Aktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje Comigo

Aktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje Comigo

Aktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje Comigo

Aktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje Comigo

Aktion Peniche Hostel & Apartments © Viaje Comigo

Em Peniche, a proximidade das praias da Cova da Alfarroba e do Baleal, tornam o Star Inn Peniche, um hotel com uma localização perfeita. É só atravessar a rua, as imensas dunas, que vemos da varanda, e já vamos estar a tomar banhos de sol e de mar num enorme areal. Se preferir, pode desfrutar das duas piscinas do hotel: uma interior e outra exterior. Leia mais.

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Hotel Star Inn Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Praia da Alfarroba – Frente ao Hotel Star Inn Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Vista para as dunas - Hotel Star Inn Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Vista para as dunas – Hotel Star Inn Peniche – Portugal © Viaje Comigo

O QUE VISITAR EM PENICHE?

Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

Instalado na antiga Igreja de São José, encontra um local que promove a divulgação do património cultural do concelho, abrangendo áreas como Paleontologia, Geologia e História. Na Igreja de São Leonardo pode observar um osso de baleia.

Cabo Carvoeiro

O Cabo Carvoeiro é uma passagem obrigatória no município, pelas vistas sobre o mar e Berlengas, e pelo rochedo que mais se destaca, conhecido como Nau dos Corvos. O nome deve-se à sua aparência, pois assemelha-se a uma enorme embarcação seminaufragada. Pode observar o Farol do Cabo Carvoeiro, um dos seis faróis edificados por um Alvará pombalino, em Fevereiro de 1758.

Nau dos Corvos © Viaje Comigo

Nau dos Corvos © Viaje Comigo

Cabo Carvoeiro © Viaje Comigo

Museu e Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Museu e Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Museu Nacional da Resistência e Liberdade - Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Museu Nacional Resistência e Liberdade – Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Praça Forte / Fortaleza de Peniche

Depois de ataques constantes por corsários ingleses, franceses, e outros, D. João III ordenou que se construísse a fortaleza de Peniche, no século XVI. A obra foi terminada no século XVII, por D. João IV, fazendo parte de uma ligação muralhada a outros fortes.
Entre 1934 e 1974 – no período ditatorial – a Fortaleza de Peniche foi convertida em Prisão Política, enclausurando figuras como Álvaro Cunhal. Existem muitas histórias de fugas e aprisionamentos que estas paredes guardam… habitualmente tem exposições para visitar e saber mais sobre a sua história.

A Praça Forte de Peniche é mais um ponto crucial nesta visita, pela sua beleza e pelo que representa. Aqui se deu a fuga de inúmeras personalidades que estavam encarceradas, distinguindo-se Álvaro Cunhal, um grande opositor ao sistema ditatorial instalado em Portugal. A sua construção ocorreu no século XVI mas, desde então, sofreu alterações significativas. Neste local poderá visitar o Museu Nacional Resistência e Liberdade, instalado na antiga prisão, que alberga exposições de diferentes áreas.

Fortaleza de Peniche © Viaje Comigo

Fortaleza de Peniche © Viaje Comigo

Prainha São Pedro - Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Prainha de São Pedro – Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Centro Histórico

O seu aspeto atual em muito se assemelha à baixa de Lisboa, pelas reformas que sofreu após o terramoto de 1755, que destruiu grande parte de Peniche. No passeio pelo centro pode visitar o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, as Igrejas de São Pedro e da Misericórdia, o Forte de Peniche, até chegar à marina.

Igreja Matriz de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Igreja De São Pedro, Matriz de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Antiga Alfândega de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Antiga Alfândega de Lisboa – Posto de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Centro de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Centro de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Baleal

No norte de Peniche encontramos o Baleal, uma península com as condições ideais para desportos náuticos. Na verdade, o Baleal é uma ilha, mas foi arquitetada uma ligação de areia que pode ser percorrida a pé ou de carro. Na extremidade, pode observar as “rochas inclinadas”, que se destacam na paisagem pelo seu aspecto singular.

Museu das Rendas de Bilros de Peniche

Neste museu fica a conhecer uma arte que tem mais de 400 anos no concelho, que conta a história de Peniche através do seu espólio. No jardim público, no centro de Peniche, está uma estátua da Rendilheira, da renda de Bilros, feita com diferentes tipos e cores de mármores. Uma homenagem às mulheres que se dedicam a esta arte de trabalhar, com os bilros de madeira, para fazer rendas minuciosas: um ex-libris do artesanato penichense. Saiba mais sobre o museu.

Pôr do sol em Peniche © Viaje Comigo

Pôr do sol em Peniche © Viaje Comigo

Gruta da Furninha

A ocupação da mais conhecida gruta de Peniche remonta ao período pré-histórico e terá sido utilizada como abrigo e necrópole. Para a visitar, dirija-se ao Morraçal da Ajuda e procure a indicação “Cova de Dominique”. Descendo essas escadas pela escarpa chegará à Gruta.

Bairro do Visconde

Este bairro expandiu-se, no século XX, com o intuito de acomodar pessoas que viessem de outros locais para trabalharem na pesca da sardinha e na indústria conserveira. Emílio José Ló Ferreira, Visconde de Trevões, de origens nobres, foi o grande obreiro deste local, daí o nome atribuído. As casas coloridas e típicas fazem deste um local apetecível para um passeio a pé.

Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Peniche – Portugal © Viaje Comigo

 

Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Capela da Nossa Senhora dos Remédios

Pode visitar esta capela junto à costa, no extremo ocidental de Peniche, junto ao Cabo Carvoeiro. Supõe-se que terá sido construída durante o século XVI, já depois de se tornar um local de culto. Diz-se que, nesse local, terão escondido a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, com receio de pilhagens, e que esta terá sido encontrada por um criminoso fugindo às autoridades. A partir daí, tornou-se um espaço de devoção.

Igreja de São Pedro

A Igreja de São Pedro é a maior do concelho, datada de finais do século XVI, e situa-se no centro histórico de Peniche. No interior, sobressai a capela-mor barroca dedicada a São Pedro e as pinturas setecentistas representando momentos da vida do santo padroeiro.

Igreja de São Pedro - Matriz de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Igreja de São Pedro – Matriz de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Praia de Supertubos

A Praia de Medão, mais conhecida pela Praia de Superturbos – devido às ondas de forma perfeita e tubular – é palco de campeonatos nacionais e internacionais de surf e bodyboard.
Para relaxar, existem outras tantas praias de extenso areal, como a Praia da Gamboa, Praia de São Bernardino, Praia da Azenha, Praia da Consolação (rica em iodo e, por isso, terapêutica) ou a Praia do Portinho da Areia Norte, que desde 2016 permite a entrada de cães, entre outras.

Para desfrutar da natureza em todo o seu esplendor pode percorrer a Marginal Sul e Marginal Norte, que cobrem toda a península, a pé, de bicicleta ou de carro.

Praia Alfarroba em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Praia Alfarroba em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

O município tem eventos todo o ano, destacando-se os campeonatos de surf/bodyboard na Praia dos Supertubos, a Mostra Internacional de Rendas de Bilros, pode participar na Corrida das Fogueiras ou nas diversas atividades intimamente conectadas com a natureza e recursos locais.

Na gastronomia os pratos de peixe e marisco fazem as delicias dos visitantes, e locais também, distinguindo-se a “Caldeirada de Peniche” e a Sardinha assada.
A doçaria local traz-nos os “pastéis de Peniche”, os “Amigos de Peniche” e os biscoitos de amêndoa “esses”.
Por todo o concelho existem restaurantes mas a sua maioria estão na Avenida do Mar e no Largo da Ribeira.

Barcos em Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Barcos em Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Vista para o Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Vista para o Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Centro de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Centro de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche - Portugal © Viaje Comigo

Forte de Peniche – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo