Em Israel, fui fazer vários tours e um deles, a partir de Jerusalém, passou por visitar a fortaleza de Massada, desfrutar do parque natural de Ein Gedi e ir a banhos no Mar Morto. Foi um dia em cheio!
A primeira paragem, pelas nove da manhã, é na fortaleza de Massada. Existem tours que fazem o nascer do sol e, porque funicular não está a funcionar de noite, quem vai de madrugada tem de subir o monte a pé. Portanto, ver o nascer do sol implica alguma preparação física.
Massada: o nome significa “fortaleza” e, de facto, está situada no topo de um local alto, rodeado por uma planície e com vista para o Mar Morto. Todo o seu redor, com penhascos e escarpas difíceis de subir, tornaram este local escolhido para ser um forte, onde Herodes, o Grande, mandou construir muralhas e um palácio, cujas ruínas ainda podem ser vistas. Massada é Património Mundial da UNESCO desde 2001. Leia mais.
De seguida, a segunda paragem é na Reserva Natural de Ein Gedi: um oásis localizado a Oeste do Mar Morto, conhecido pelas suas bonitas nascentes e a rica diversidade de fauna e flora. Quando faz calor, leve consigo o fato de banho e toalha para ir a banhos nas nascentes. Veja mais fotografias aqui.
Levei umas sanduíches e fruta para comer durante o tour e porque sabia que, por volta da hora de almoço, estaríamos a parar e relaxar no Mar Morto: este lago salgado, chamado de “Mar”, tem o Rio Jordão como afluente e banha Israel, a Cisjordânia e a Jordânia. As margens estão a mais de 400 metros abaixo do nível do mar, sendo o ponto mais baixo do planeta.
A sua água é tão salgada que flutuar é o mais fácil. Pode chegar ao areal e pegar na lama e colocar na sua pele, que vai ficar muito suave e macia, porque é rica em sais minerais. Não coloque na testa ou junto dos olhos para que não escorra e, ao ter contacto com os olhos, sofra um bocadinho… pronto, um bocadão, porque arde mesmo muito!!
No tour, a paragem para os banhos no Mar Morto é num espaço que também tem restaurante e piscina e tem balneários para depois dos banhos, tirarmos a água salgada, antes de voltarmos ao autocarro. E mesmo no areal tem um cano sempre com água doce a sair para retirar a lama da cara. Veja mais fotografias aqui.
Este é um tour sem guia, mas o condutor vai-nos dando algumas dicas do que estamos a ver e dá-nos também as indicações de horários. Encontra toda a informação do tour aqui.
Antes de Massada, parámos numa estação de serviço para ir ao wc, comprar água e snacks. E, ali, podia ler-se que estamos no local mais baixo do planeta e consegue perceber-se onde era o nível da água há muito tempo! Todos os anos desce drasticamente, alertam-nos…