Em Jerusalém, o Monte do Templo é também apelidado de Esplanada das Mesquitas, onde está a Domo da Rocha, um dos locais mais sagrado do mundo para os islâmicos. O Monte do Templo é conhecido como “Nobre Santuário”, é adorado pelos judeus, muçulmanos e cristãos, tornando-se num dos locais religiosos mais cobiçados do mundo.
Domo da Rocha
Quando visitar o Monte do Templo, não vai ficar indiferente a um dos monumentos mais marcantes da Cidade Velha: a Domo da Rocha, também conhecido por Mesquita de Umar (Al Aqsa).
Apenas quem é muçulmano pode entrar, mas vale a pena observar a imponência e beleza, mesmo do exterior.
A cúpula da mesquita, toda dourada, foi em tempos composta por ouro verdadeiro. Porém, teve que ser vendida para pagar as dívidas do califa.
A mesquita foi mandada construir para proteger a Pedra Fundamental, que, segundo a tradição muçulmana, foi o lugar onde Maomé ascendeu ao céu, tornando-se o terceiro lugar mais sagrado do mundo para os islâmicos.
INFORMAÇÕES
– Entrada é gratuita, mas tem horários muito específicos
– Encerrado à sexta-feira e sábado
– Horários: segunda a quinta-feira:
– Inverno: 07h30 às 10h30 e 12h30 às 13h30
– Verão: 08h30 às 11h30 e 13h30 às 14h30
– Se houver problemas sociais, que envolvam polícia e exército, fecham todo o Monte do Templo. Encerram sem avisar antecipadamente.
– As filas são enormes. Se estiver sol, leve água e hidrate-se e leve chapéu
– Pedem para vestir de forma moderada: não exibir objetos sagrados judeus.
– Todos os visitantes têm de mostrar os passaportes, por isso não se esqueça do seu
– O complexo do Monte do Templo é aberto a todos, mas dentro do Domo da Rocha só muçulmanos podem entrar dentro desse edifício.