Praia de Almograve - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo Susana Ribeiro na Praia de Almograve - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Maio 1, 2019

Fotografias da Praia de Almograve, Alentejo, Portugal

Portugal/ Sul [ Alentejo ]

Na costa alentejana, entre Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar, encontrei a praia de Almograve – inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Porque a visitei em época baixa, apenas quatro pessoas estavam a marcar o areal com pegadas, junto do mar. Os restantes, como nós, aproveitavam os raios quentes de sol e o cheiro a maresia, numa bonita tarde de inverno.

Praia de Almograve - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Praia de Almograve – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Aproximo-me da arriba para fotografar e vejo que a praia é feita de duas partes muito diferentes. Do lado esquerdo, encontro um enorme areal e um memorial chamado de “Mar Limpo”: No dia 14-07-1989, o acidente no Porto de Sines, com o navio-tanque Marão, provocou o maior desastre ecológico da costa alentejana, sendo o Almograve a zona mais atingida.

Do lado direito da arriba, as praias são feitas de pedras gigantes, que quase parecem que foram colocadas de forma decorativa.

Praia de Almograve - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Praia de Almograve – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Aqui ao lado, está o Porto de Pesca de Lapa de Pombas. Numa estrada de terra, tivemos de deixar a autocaravana mais longe, porque não é permitido levar até ao porto, onde moram dezenas de gatos… ou não fosse este um local de pescadores. No final da estrada, com vista para o porto natural, estão as casinhas onde os pescadores guardam os seus utensílios. Descemos uma rampa de macadame e depois de cimento, onde, no final, se encontra o mar. É por aqui que entram e saem os barcos de pescadores.

O pequeno porto de pesca é um abrigo natural, protegido do vento e da ondulação pelos rochedos. Os pescadores locais fazem a entrada e saída através das rochas. Não estavam lá quando visitámos, mas gostaria de ter visto essa “dança” entre as rochas, com os pequenos barcos.

Descobri esta praia durante a viagem de autocaravana que fiz pela costa alentejana.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida
Praia de Almograve - Alentejo - Portugal © Viaje Comigo

Praia de Almograve – Alentejo – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo