Passei pelo porto de pesca Lapa de Pombas, durante a minha viagem de autocaravana pela costa alentejana. O local é incrível pela beleza natural do porto, onde os barcos fazem uma “dança” para entrar e sair, contornando as pedras.
O porto de pesca Lapa de Pombas fica freguesia de Longueira/Almograve, no concelho de Odemira. Depois de passar na praia de Almograve pode ir andando em frente, sempre pela estrada de terra batida, junto ao mar, e vai dar a um porto de pesca.
Quando lá estive, estava vazio, sem uma única pessoa… apenas gatos nos vieram saudar e pedir mimos e festas. Ali ficam as barraquinhas onde os pescadores armazenam os seus instrumentos de trabalho, junto das arribas escarpadas, de rochas recortadas, que tornam este local cinematográfico. A saída e entrada de barcos, neste porto, é demarcada com pedras naturais, não tendo molhe artificial.
Segundo uma informação, que encontra no caminho do porto de pesca: “O pequeno porto de Lapa de Pombas é um abrigo natural. Está protegido do vento e da ondulação pelos rochedos litorais e tem uma nascente de água doce. Os pescadores locais orientam a sua entrada e saída do porto pelos rochedos, que conhecem bem. Cada pedra tem um nome: Lombo de Burro, Proa do Barco, Conselho, Furna…..”
“Os recursos marinhos foram explorados por aqui desde os povos pré-humanos. Foi descoberta uma “fábrica” pré-histórica de instrumentos de pedra nas imediações do porto de Lapa de Pombas. Esses instrumentos foram trabalhados a partir de calhaus rolados da praia. Alguns deles terão servido para a pesca.”