Em Cracóvia, fui experimentar vários restaurantes tradicionais com a típica gastronomia da Polónia. Os que conheci estão todos situados no centro histórico de Cracóvia mas, além dos que vou sugerir, existem muitos mais. Cracóvia é uma cidade muito turística, universitária e onde muitos estudantes de Erasmus vivem… por isso, tem muita vida e é uma cidade muito jovem e animada.
O Szara Ges foi um dos meus restaurantes preferidos. É verdade que fica mesmo junto da Praça do Mercado, num local muito turístico mas, além de ser bonito, come-se muito bem. É, obviamente, também mais caro, pela sua localização e pelo ambiente: com tetos abobadados – era uma antiga livraria – e uma decoração sóbria, simples e bonita, com altas janelas para podermos admirar a vida nas ruas. A comida, como disse, era excelente. E mesmo que não esteja disposto a pagar muito pela refeição, vá lá nem que seja só pelo delicioso creme de cogumelos, que parece um capuccino. As sobremesas são muito criativas. Tudo ótimo!
O restaurante Kogel Mogel tem as portas cheias de autocolantes de recomendações dos guias turísticos. Só isso já é a melhor recomendação, mas posso-vos dizer que a comida é muito boa e o ambiente muito recatado. Foi também aqui que fizemos um workshop de pierogi. Além de os comer, também arregacei mangas e fui aprender a fazer pierogi (que são feitos de massa cozida e podem ter vários recheios diferentes, salgados ou doces). E se as entradas e pratos principais estão bons… as sobremesas… que delícia! Uma delas é feita com ovos e tem o nome do restaurante: kogel mogel.
O Piano Rouge foi o primeiro restaurante que experimentei em Cracóvia e também ele está situado no centro histórico da cidade. O ambiente é burlesco, situado numa cave histórica, de paredes de pedra, com música ao vivo. Por isso, é o exemplo concreto de um sitio muito turístico. A comida não é nada de transcendente (mas não é má de todo, alguns pratos estavam bons, outros menos), mas é um local que vale a pena conhecer pela animação e por ser um espaço tão diferente.
O Pod Baranem é outro dos restaurantes muito conhecidos de Cracóvia e vai perceber isso pela a quantidade de fotografias que tem espalhadas pelas paredes. Nomes conhecidos de personalidades polacas já por aqui passaram para provarem as especialidades que replicam os pratos típicos polacos. Adorei a sopa, com salsicha e ovo cozido, e o Gołąbki, que são rolos de couve (enrolados em folha de couve) e recheados, neste caso, com cogumelos e com molho de cogumelos. A tarte de maçã daqui vem com um molho que não apreciei muito, mas globalmente foi uma boa refeição.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK