Em Varsóvia, capital da Polónia, experimentei vários restaurantes com a gastronomia tradicional polaca, onde os famosos pierogi se destacam, assim como as variadas sopas. E já experimentaram as tartes de maçã? Aliás, a maçã é um fruto que tem muita produção neste país e que se transforma em bolos, acompanhamentos de pratos e sumos de maçã servidos em todo o lado e também em bebida alcoólica a partir do sumo.
O U Barssa foi o primeiro restaurante que experimentei em Varsóvia. E não podia estar num local mais turístico, na praça onde está a famosa sereia. O espaço em si tem uma decoração tradicional, a parecer a casa da avó, com móveis vintage, mas muito acolhedor.
À nossa espera, como entradas, estavam umas saladas: uma com queijo feta e pesto (adorei esta com pesto caseiro); outra com pato fumado com citrinos. A ementa tem vários pratos com pato e ganso e, para a sobremesa, experimentei a tradicional tarte de maçã (as doses são grandes e deu para dividirmos a “fatia” por várias pessoas).
O Zapiecek é um dos restaurantes especialistas de pierogi em Varsóvia e, por isso, é um dos locais mais sugeridos para provarem este prato típico. E podem fazê-lo de diversas formas: cozido, salteado, em sopa, salgado ou doce. O restaurante tem uma decoração muito bonita, colorida e acolhedora, e as funcionárias usam um traje típico: parecem umas bonecas.
O Stara Szafa é um restaurante onde parece que estamos a entrar na casa de alguém, mais especificamente na casa da avó. Cheia de mobiliário vintage, bonecas antigas e até vestuário antigo… quase parece um museu. Tem bastantes recantos, perfeitos para uma refeição de negócios com privacidade, ou um jantar romântico. A comida é bastante tradicional e foi lá que provei uma sopa deliciosa (tipo canja) e a tarte de maçã, servida como se fosse crumble. Uma maravilha!
Um pouco mais afastado do centro histórico, está o L’Avanti. É um espaço moderno, com cozinha criativa, que tem base nas receitas tradicionais e que usa ingredientes da época. Para entrada, veio um ceviche com sementes de sésamo e cogumelos; e depois carne de vaca que estava muito bem cozinhada e com um paladar muito apurado. Na sobremesa veio um bolinho de chocolate e gelado. Tudo ótimo.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK