A partir de Varsóvia, fui de comboio para Cracóvia. Ambas as estações de comboios ficam muito centrais nas duas cidades e, por isso, é muito fácil de chegar aos alojamentos, etc. E é fácil também porque o funcionamento é muito semelhante ao de Portugal.
Em frente à Estação Ferroviária Central de Varsóvia está um centro comercial enorme que tem um telhado de vidro ondulante: é o Zlote Tarasy. Tem tudo lá dentro e é um bom local para estar a fazer horas para apanhar o comboio, como lojas, restaurantes, etc.
Dicas, na estação, para comprar bilhetes: mal atravessa a porta da estação tem um correr de balcões, com as bilheteiras normais (primeira foto abaixo). Aí,, pode ter sorte de encontrar alguém que fale inglês ou não… Mas, para não correr riscos, num cantinho da estação, está o Centro de Informação do Intercidades (segunda foto abaixo) onde falam inglês e também vendem os bilhetes. Perfeito!
Preço do bilhete de comboio no Intercidades: 28 euros. Existem mais baratos mas são viagens mais lentas, com mais paragens.
Os assentos são confortáveis, o comboio estava limpo e tinha tomadas para carregar os telemóveis, etc.
E qual nao foi o meu espanto em ver que oferecem café chá ou água natural ou com gás! E mesmo em Classe Económica/Turística.
A meio do caminho veio a revisora verificar os bilhetes. É em tudo semelhante com Portugal (os números das carruagens estão nas portas)… excetuando o facto de não se perceber nada do que está escrito ou dito no comboio.
A viagem faz-se muito bem em cerca de 2h15 (teve um atraso de cerca de 20 minutos) e o pior é não perceber nada da língua e das estações. O melhor é perguntar antes, quantas estações são de uma cidade à outra e ir contando as paragens ou também pode ir perguntando ao revisor/revisora, que são muito simpáticos.
Atenção: existem comboios que fazem paragens em várias estações e outros poderão fazer só uma paragem. Depende. Por isso, perguntem sempre. Outra nota importante: o meu comboio de regresso a Varsóvia, tinha uma paragem que dizia Varsóvia e depois uma outra, a seguir, que dizia Varsóvia Central – esta última é que é mesmo no centro, a outra fica na periferia da capital.
Junto da saída da estação de comboios, um piso acima da plataforma, está uma informação importante sobre as tabelas dos táxis (ver foto abaixo), que determina o preço máximo consoante a distância/horário. Uma boa ajuda, para não sermos enganados.