Em Pontevedra, na Galiza, Espanha, o centro histórico está cheio de restaurantes, bares e excelentes locais para fazer uma típica refeição. Apesar de me terem sugerido lugares bastante típicos (como A Casa Fidel- O Pulpeiro, no centro histórico) e as marisqueiras, nas últimas visitas à cidade acabei por conhecer restaurantes que remexeram as receitas tradicionais e nos tomam de sobressalto as papilas gustativas. Abaixo escrevo sobre os que experimentei e aconselho-vos. Bom apetite!
No centro histórico de Pontevedra, na Rúa do Barón 15, fui ao gastrobar O Souto. Que experiência deliciosa! O espaço, muito acolhedor, é feito de uma decoração que cruza o tradicional bar e o moderno restaurante… tal como a sua ementa. Se estão à procura do tradicional, não é aqui que vão encontrar. Mas se querem algo novo… apostem tudo neste gastrobar.
Visitei-o ao jantar e fiquei rendida às suas propostas, tendo escolhido o menu de degustação. A descrição dos pratos está nas fotografias. Aconselho-o e visitarei de novo, certamente.
Num outro jantar, no centro de Pontevedra, fui ao Padal da Santiña, que fica na Avenida Santa María, 20, mesmo junto à Basílica de Santa Maria a Mayor.
Também pode ser considerado um gastrobar, com muito estilo, tal como O Souto. As paredes de pedra, as mesas corridas dão-lhe um ambiente descontraído. Apesar de ter pratos muito criativos, também tem propostas tradicionais.
Também no centro de Pontevedra – e muito perto do hotel onde fiquei – num dos jantares, fui experimentar o que disseram ser o melhor restaurante italiano da Galiza. As pizzas do Il Piccolo (na Virgen del Camino, 16) são de facto tal como gosto, de massa fina e com produtos frescos. Estavam ótimas! E, para terminar, limoncello.
Em Terras de Pontevedra, mais precisamente em Campo Lameiro, fui almoçar à Casa Tito, fundada em 1975. Ao almoço tem menu, que inclui entrada, prato principal e sobremesa. Escolhi a salada de atum (muito bem servida), as lulas estufadas com batata cozida, e o pudim à sobremesa. As lulas estava mesmo boas!
No pitoresco pueblo de Combarro, fui ao Tinta Negra comer marisco e peixe. Existem muitos restaurantes em Combarro e a concorrência é grande e, por isso, muita gente aconselha diferentes. Eu fui ao Tinta Negra – nome numa clara ligação aos chocos – onde pedi o prato do dia que traz entrada, prato principal (pedi peixe, mas havia carne também) e sobremesa. Apesar de o peixe do prato principal estar bom, foram as navalhas (ou canivetes) que comi como entrada que ficaram na memória. Tão bom!
Na Plaza da Leña, o restaurante Loaira traz o conceito de tapas e refeições completas, com base na gastronomia espanhola e sobretudo galega – foi a primeira vez que comi tripas, sem ser na cidade do Porto.
Em Redondela, com vista para a Ilha San Simão, o restaurante é uma agradável surpresa. Tem uma decoração de praia e a carta, que vai mudando consoante a estação e os produtos da época, faz uma mistura entre uma gastronomia galega e inspiração internacional. Tudo é bonito (e saboroso) neste espaço e a apresentação dos pratos é também um ponto forte.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK