Quando for viajar para o Sri Lanka tem de tirar um visto e pode fazê-lo online. A ETA – Electronic Travel Authorization – é muito fácil e rápida de preencher e, em 5 minutos, terá tudo encaminhado. Depois, em 24 horas (ou menos), darão a resposta definitiva (sim ou não à sua entrada no país) e enviarão o visto (para o e-mail que indicou), para poder imprimir e levar consigo.
No site da ETA, terá de preencher os dados que estão no passaporte – coloque exatamente como está no passaporte, os seus nomes, a data de nascimento, etc. Mais abaixo, terá de colocar a sua morada de casa, o seu e-mail e o seu contacto telefónico.
Muito importante: apesar de não ser necessário colocar o número de voo ou do bilhete de avião, terá de colocar uma data estimada de chegada ao Sri Lanka.
Obrigatório: tem de colocar a morada do local onde vai ficar alojado no Sri Lanka. Se vai ficar em locais diferentes, durante a sua viagem, coloque a morada do primeiro hotel ou casa onde vai dormir na primeira noite.
Depois de preenchida a primeira fase, tem uma segunda etapa onde pode confirmar os dados que acabou de inserir – é a última oportunidade para corrigir o que for necessário, antes de enviar o formulário.
Vem depois o pagamento (o meu custou 35 dólares). E depois receberá o comprovativo do pedido de visto e do pagamento no seu e-mail.
No final, deverá receber a confirmação do ETA no e-mail que indicou e a resposta final deverá chegar em 24 horas (o meu chegou poucas horas depois).
Se quiser um simples Transit Visa – que dá para uma passagem de apenas dois dias no país – não tem de pagar nada. As crianças menores de 12 anos (de qualquer nacionalidade) também não pagam visto.
O meu visto turístico custou (na data em que foi escrito este texto) 35 dólares, com dupla entrada e um prazo máximo de 30 dias. Se for um visto Business, ou seja, de Negócios, paga 40 dólares (com múltiplas entradas). Se entrar pelo porto do Sri Lanka pagará 40 dólares, como visto turístico, ou 50 dólares como visto de negócios.
Outros países da South Asian Association for Regional Cooperation têm outros preços: 20 e 30 dólares, como turístico ou de negócios, respetivamente. Se entrar pelo porto do Sri Lanka pagará 25 dólares, como visto turístico, ou 40 como de negócios. Boa viagem!
Quando sair do avião, ao passar o controlo de passaportes terá de ter uma brochura preenchida – está disponível mesmo antes da área dos passaportes. Quando cheguei ao balcão o polícia não me pediu o papel do visto – já tinha certamente essa informação à frente dele, no computador – mas pediu-me esta pequena brochura preenchida.
– Procura hotéis no Sri Lanka? Pesquise aqui