Se existem tradições familiares que se devem manter, as gastronómicas são certamente uma delas. As compotas Casa do Miradouro Santar, produzidas por Alexandrina Matos, foram criadas em junho de 2014, aliando a história e tradição da família e da própria Casa, situada em Nelas.
A proprietária da quinta Miradouro Santar junta os produtos locais (como os frutos) às suas compotas que fazem sobressair sabores tradicionais mais originais: como é o caso do doce de uva moscatel. Aliás, este doce foi o escolhido para representar a Casa na apresentação da marca, na 23ª Feira do Vinho de Nelas.
Outros sabores dos doces: ameixa vermelha, tomate com canela, maçã bravo de esmolfe, pêra de inverno (tipo de pêra antigo, que já não é comercializado, mas que ainda existe na Quinta), marmelo em geleia com pedaços, ginja, cereja, morango, abóbora, pêssego de vinha, limão, tangerina e laranja são algumas das frutas transformadas em compotas e geleias.
Nota: as compotas são confecionadas artesanalmente e sem substâncias conservantes.
A criação de novos sabores vai continuar e a Casa do Miradouro Santar quer fazer compotas com frutos tropicais e misturar outros frutos. Uma inspiração que surge após 17 anos de influência africana, já que Alexandrina viveu na República Democrática do Congo. «É impossível passar por África e não trazer algo dos seus aromas e sabores», diz a proprietária da quinta Miradouro Santar.
Já provou estas compotas?