Na costa Atlântica de Marrocos, Essauoira é uma das cidades marroquinas que conserva bastante património português. É a cidade do vento, com noites frescas, e praias cheias no verão. É uma terra de pescadores. A sua Medina está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.
Essaouira fica a 173 Km a norte de Agadir e a 176 Km a este de Marraquexe. O nome português de Essaouira é Mogador. Aliás, foi no início do século XVI (1506) que o rei de Portugal, D. Manuel I, mandou construir a fortaleza junto do porto de pesca, o Castelo Real de Mogador.
– Procura atividades e tours em Marrocos? Clique aqui –
ONDE DORMIR EM ESSAOUIRA
– Leia as sugestões do Viaje Comigo sobre alojamento em Essaouira: desde os hotéis até aos típicos riads.
Em Essaouira passeie dentro da medina, passe pelo porto de pesca, e veja de perto os contrastes arquitetónicos desta cidade marroquina muralhada.
Junto do porto de pesca a agitação é grande. Seja pela quantidade de pescadores e clientes a venderem/comprarem o peixe, como das gaivotas que por lá andam em grande azáfama, a ver se sobram partes do pescado para comerem.
Há fortalezas e calçada portuguesas, canhões espanhóis e toda uma riqueza histórica grande em Essaouira. As ilhas de Mogador (ou Iles Purpuraires) são de acesso interdito e reserva natural de muitas aves.
O QUE VISITAR EM ESSAOUIRA
– Percorra as muralhas que fazem um belo passeio à beira-mar;
– Conheça, no Viaje Comigo, a praia de Essaouira;
– Conheça o porto de pesca de Essaouira;
Por ser ventosa, Essaouira é também muito procurada para desportos como windsurf, kitesurf ou mesmo surf, existindo aliás muitas escolas para quem quiser aprender as modalidades.
O QUE COMER EM ESSAOUIRA
Sendo Essaouira à beira-mar plantada, as suas maiores especialidades são pratos de peixe, cozinhados de várias formas. Sempre que lá vamos aproveitamos para comer peixe fresco grelhado. Uma delícia.
ATIVIDADES E CURIOSIDADES
– É em Essaouira que decorre o conhecido evento de músicas do mundo: o Festival de Música Gnawa
– Há um jardim de homenagem ao realizador Orson Welles que filmou em Essaouira “Otelo – o Mouro de Veneza” (1952)
– Descubra o artesanato local: a joalharia; o trabalhar a madeira de tuia,
– Óleo de Argão: é usado na cozinha e em cosméticos