Não é preciso fazermos muitas contas para sabermos que, no porto de pesca de Essaouira, em Marrocos, são mais as gaivotas do que as pessoas. São às centenas a sobrevoarem-nos a cabeça e a rondarem os locais onde o peixe está exposto para venda.
Alguns pescadores, já mais do que habituados a estas lides, dão-lhes os restos dos peixes que arranjam para os clientes. Mas este pássaro não se contenta com restos. Ficam atrás, na retaguarda dos pescadores, à espera que algo maior lhes caia no goto. E gritam por mais comida. Oh se gritam!
É esse, claro, o barulho de fundo do porto de pesca de Essaouira onde o peixe fresco é vendido a restaurantes e a compradores individuais. Encontra de tudo um pouco, desde os mais tradicionais, como as sardinhas, aos mariscos, passando por moreias e raias. Conseguem identificar mais, nas imagens?
O porto de Essaouira foi construído, em 1760, por Sidi Mohamed Ben Abdallah. O porto tem uma porta (arco) principal, o Bab El Marsa. O Forte Real foi construído pelos portugueses em 1505. A sua presente configuração data de 1969. Atualmente, perto do porto, onde estão as embarcações, estão inúmeros restaurantes que servem os peixes e mariscos.
Vejam as fotografias e também os vídeos do Viaje Comigo.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK