Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 © Viaje Comigo
Publicado em Março 13, 2023

Vinhos: Costa Boal quer fazer crescer produção no Alentejo

Shopping [ Vinhos ]

A compra da Herdade dos Cardeais, em Estremoz, marcou o início da aposta no Alentejo (em 2021) pela Costa Boal Family Estates, com sede em Alijó. São dez hectares de vinha, uma adega e um stock, que permitiram a criação, desde logo, das duas referências de Monte dos Cardeais: Escolha Tinto e Escolha Branco, já perspetivando o lançamento de novas referências, que se seguiram em 2022: Monte dos Cardeais Branco Reserva 2021 e Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019.

Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 © Viaje Comigo

Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 © Viaje Comigo

“A região de Estremoz é conhecida pelo seu clima ameno e solos diversificados, que vão das argilas e calcários até aos xistos, distinguindo-se como terroir único no Alentejo, permitindo obter vinhos tintos de grande equilíbrio e qualidade com boa capacidade de guarda e brancos harmoniosos, frescos e minerais”, adianta António Boal

As garrafas colocadas no mercado nacional e internacional há um ano “superaram as expetativas” e a empresa pretende, agora, reforçar a produção no Alentejo, continuando a surpreender o mercado com novas referências da Herdade dos Cardeais, nomeadamente o lançamento dos tintos e brancos Grande Reserva, ainda este semestre.

Para o enólogo da casa, Paulo Nunes, que se estreou em terras alentejanas com este novo projeto Costa Boal, “a qualidade dos vinhos que encontramos foi uma segurança logo à partida e uma abertura para novos desafios”.

As referências Monte dos Cardeais espelham o terroir único de Estremoz, uma região que deu origem a vinhos de frescura e equilíbrio surpreendentes. O Monte dos Cardeais Branco Reserva 2021 mostra a sua personalidade e nervo na boca, antevendo-se uma boa evolução em garrafa. O Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 mostra a sua estrutura com taninos macios e um final prolongado. Estagia em barricas de carvalho francês de diferentes capacidades, resultando num vinho complexo e equilibrado.

HISTÓRIA

Herdeiro de uma família de pequenos produtores estabelecidos no Douro, que produzia e vinificava uvas desde 1857, António Boal, eleito produtor do ano em 2021, lançou a empresa da família em 2009. Dois anos depois, a Costa Boal Family Estates produzia os seus primeiros vinhos, em Trás-os-Montes, Mirandela, local que viu o empresário estudar e casar e ali fazer nascer uma adega e armazém de vinhos.

Simultaneamente, investiu na compra de novas vinhas e recuperou a antiga adega da família, em Cabêda, Alijó, constituiu uma equipa de enologia para elevar a qualidade dos vinhos produzidos e alcançou uma marca de qualidade reconhecida na produção de vinhos do Douro e de Trás-os-Montes.

Em 2021, a Costa Boal Family Estates comprou a Herdade Monte dos Cardeais, em Estremoz, com dez hectares de vinha. O percurso deste produtor tem sido marcado pelo sucesso, que tem como alicerces o respeito ao património e um amor incondicional ao legado deixado pelos seus antepassados.

Monte dos Cardeais Branco Reserva 2021
Castas: Chardonnay e Antão Vaz
Nota de prova: Cor cítrica. No nariz sobressai o lado floral e de fruta de polpa branca. Na boca tem personalidade e nervo suportado pela concentração conferida pelo estágio em barrica. Antecipa uma boa evolução em garrafa.
PVP de 12€ euros

Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019
Castas: Alicante e Syrah
Nota de prova: Cor rubi profunda, notas de frutos vermelhos com alguma compota, fumo e especiarias. Na boca é bem estruturado com taninos macios e um final longo.
PVP de 12€ euros

Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 © Viaje Comigo

Monte dos Cardeais Tinto Reserva 2019 © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo