Vinhos Mariana - Herdade do Rocim © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 11, 2022

A história de amor de Mariana em vinhos, pela Herdade do Rocim

Shopping [ Vinhos ]

Os vinhos Mariana são uma história de amor traduzida em néctares produzidos pela Herdade do Rocim. É da capital do Baixo Alentejo que vem a romantizada cena de amor entre Mariana Alcoforado e o francês Marquês de Chamilly e que deu inspiração à herdade alentejana para criar vinhos… enamorados. A acompanhar a bonita caixa de vinhos (que, diga-se, pode dar uma bonita e bebível prenda do Dia dos Namorados) vem uma coleção de postais que põe em desenho a trágica história de amor.

Vinhos Mariana - Herdade do Rocim © Viaje Comigo

Vinhos Mariana – Herdade do Rocim © Viaje Comigo

Conta a lenda que, enclausurada no Convento da Conceição, em Beja, a freira Mariana Alcoforado apaixonou-se pelo oficial francês Marquês de Chamilly. “Bem vejo que te amo como louca. No entanto, não me queixo de toda a violência dos arrebatamentos do coração (…)”.

Este amor que a religiosa nutria pelo oficial que lutava na Guerra da Restauração, no século XVII, causou um escândalo e chegou aos nossos dias através das cinco Cartas Portuguesas que Sóror Mariana escreveu.

Diz-se que história aconteceu bem perto das vinhas da Herdade do Rocim, de onde se vê, ao fundo, a torre do Castelo de Beja.

Inspirados por este clássico da literatura romântica universal, os enólogos Pedro Ribeiro e Catarina Vieira, decidiram eternizar a história numa gama de vinhos Herdade do Rocim, aos quais deram o nome da freira, “Mariana”. Branco, tinto e rosé, a empresa reforça a presença no mercado do “Mariana” no mês em que se celebra o amor.

Cerca de 100 mil garrafas vão estar disponíveis nas principais garrafeiras do país e na loja online em www.rocim.pt. A acompanhar o vinho, a Herdade do Rocim junta um conjunto de postais, assinados pelo ilustrador Bruno Gaspar, que contam a trágica história de amor.

Vinhos Mariana - Herdade do Rocim © Viaje Comigo

Vinhos Mariana – Herdade do Rocim © Viaje Comigo

VINHOS MARIANA

Colocada à venda a partir dos 7 euros por garrafa, a gama Mariana marca a vontade da Herdade do Rocim de apostar num vinho acessível a um público mais alargado, permitindo alcançar consumidores em vários segmentos.

“É o vinho mais acessível da marca Herdade do Rocim. Quisemos democratizar o acesso a esta história de amor e, ao mesmo tempo, lançar uma gama que tem todo o potencial para crescer em volume”, adianta Pedro Ribeiro.

Portugal é a aposta forte da empresa com a gama Mariana neste início de 2022, mas países como Estados Unidos da América, Suíça e Brasil já se deixaram encantar pela história da freira Mariana que se perdeu de amores por um oficial francês. A Herdade do Rocim conta exportar 400 mil garrafas e 100 mil para o mercado interno. Se se confirmarem as previsões, a gama vai representar uma faturação de 1.900 mil euros em 2022.

Vinhos Mariana - Herdade do Rocim DR

Vinhos Mariana – Herdade do Rocim DR

HERDADE DO ROCIM

A Herdade do Rocim, localizada entre a Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, em Portugal, com cerca de 120 hectares, dos quais 70 são de vinha e 10 de olival, cultivo em regime biológico e com grande parte certificado, vende anualmente 1 milhão de garrafas, entre Portugal e mais 39 países.

Hoje, os vinhos Mariana, Olho de Mocho, Herdade do Rocim, Grande Rocim e Vale da Mata estão em 39 países, da Alemanha aos Estados Unidos da América, passando pelo Brasil e por Angola, assim como Suíça, Bélgica, Japão, entre outros.

2020 representou uma quebra relativamente a 2019, com o ano a fechar nos 3 milhões de euros de faturação. 2021 já apresenta recuperação e fechou o ano nos 4.5 milhões de euros.

Vinhos Mariana - Herdade do Rocim DR

Vinhos Mariana – Herdade do Rocim DR

Vinhos Mariana - Herdade do Rocim DR

Vinhos Mariana – Herdade do Rocim DR

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo