Klein Curaçao, Bluefinn catamaran , Curaçao © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 13, 2022

Visitar Klein Curaçao, Curaçao

Américas [ Curaçao ]

Nas Caraíbas, Klein Curaçao é uma pequena ilha idílica (de 1.7 quilómetros quadrados) a cerca de 2 horas da ilha de Curaçao – veja todas as nossas dicas para visitar Curaçao aqui. A empresa de atividades BlueFinn Charters levou-nos numa viagem incrível a este pedaço de terra rodeado de águas cristalinas, com boa comida, muita animação e um staff muito simpático. Um tour de um dia que vale bem a pena!

Chegada a Klein Curaçao com BlueFinn © Viaje Comigo

Chegada a Klein Curaçao com BlueFinn © Viaje Comigo

Não se sabe exatamente quando Klein Curacao foi descoberta, mas foi posta no mapa em 1871, por John Godden, um engenheiro britânico. Godden descobriu uma grande quantidade de fosfato – na altura muito cobiçado na Europa – e em apenas 15 anos a exploração da ilha levou a uma grande mudança na sua paisagem, tornando-se mais seca e infértil.

Apesar deste ambiente idílico, há um passado histórico obscuro da ilha pois a Dutch West India Company estabeleceu aqui um centro de quarentena para os escravos que chegavam de África, antes de os levarem para Curaçao. Os que não sobreviveram a doenças, foram aqui enterrados.

Hoje em dia, é um local de passagem obrigatório para quem visita Curaçao. O ponto de encontro é na praia de Jan Thiel, onde vemos o catamaran a aproximar-se de nós. A viagem fez-se muito bem, muito suave, com vistas para os lugares mais remotos e verdejantes da ilha.

Jan Thiel chegada do catamaran BlueFinn © Viaje Comigo

Jan Thiel chegada do catamaran BlueFinn © Viaje Comigo

Partida de Jan Thiel Beach © Viaje Comigo

Partida de Jan Thiel Beach © Viaje Comigo

Como se processa a viagem: ao chegarmos à ilha, é notável a cor da água turquesa mesmo num dia mais enublado – como foi o caso. Aí, recebemos as indicações e reunimos os nossos pertences, que o staff levaria em seguida para a ilha. Daí, todos começámos a nadar em direção à ilha, onde se destacava ao fundo o farol.

Klein Curaçao, vista da praia © Viaje Comigo

Klein Curaçao, vista da praia © Viaje Comigo

São alguns os barcos por lá parados e a BlueFinn tem várias embarcações à disposição, incluindo iates privados para grupos até 10 pessoas, ou outros maiores para grupos de 20.

Mal chegámos, fui imediatamente explorar a ilha. Caminhando uns 5 minutos alcançámos o Farol, construído no final do século XIX. Depois de ser atingindo por alguns furacões, necessitou de obras e, neste momento, o seu interior pede atenção pois há locais onde não existe o chão.

Farol Klein Curaçao © Viaje Comigo

Farol Klein Curaçao © Viaje Comigo

A ilha é desabitada mas conseguimos avistar umas pequenas casas que servem os pescadores quando aqui pernoitam.

Em seguida, percebemos a ligação forte ao mar: e fomos ver os destroços dos navios que foram atingidos pelas fortes correntes e ventos da ilha. O mais famoso é o petroleiro ‘Maria Bianca Guidesman’, que aqui se encontra desde os anos 60.

Naufrágio Klein Curaçao © Viaje Comigo

Naufrágio ‘Maria Bianca Guidesman’, Klein Curaçao © Viaje Comigo

O mais recente é um pequeno iate francês “Tchao”, que sucumbiu em 2007. Felizmente, toda a gente a bordo sobreviveu e o barco aqui ficou.

Iate Tchao, Klein Curaçao © Viaje Comigo

Iate Tchao, Klein Curaçao © Viaje Comigo

Ao meio-dia, recebemos a chamada sonora para regressarmos ao catamaran para almoçar. Podemos degustar um saboroso buffet de barbecue de 4 carnes diferentes, massa com pesto, saladas, e um molho delicioso de manteiga de amendoim. Estão incluídas todas as bebidas, e há bastantes opções: cerveja, vinho, rum, vodka, blue curaçau, whiskey, etc.

Almoco a bordo Bluefinn, Klein Curaçao © Viaje Comigo

Almoco a bordo Bluefinn, Klein Curaçao © Viaje Comigo

Almoço buffet no catamaran Bluefinn © Viaje Comigo

Almoço buffet no catamaran Bluefinn © Viaje Comigo

Depois do almoço, mais umas braçadas até à praia para relaxar ao sol. Pode-se juntar aos outros grupos ou escolher uma parte da praia mais recatada, para explorar.

Klein Curaçao © Viaje Comigo

Klein Curaçao © Viaje Comigo

Às 15h00, estamos de volta ao catamaran. Toda a gente no barco estava animada com música e o bar aberto, claro! Uma das melhores partes da viagem foi termos avistado um grupo enorme de golfinhos que nos acompanharam por quase 10 minutos da viagem! Toda a gente no barco estava em êxtase com os nossos novos amigos!

Klein Curaçao com Bluefinn © Viaje Comigo

Klein Curaçao com Bluefinn © Viaje Comigo

DICAS

– é melhor marcar a viagem com antecedência a viagem – BlueFinn Charters – pois é um local muito concorrido;

– não existem serviços na ilha, como casas de banho ou café/restaurante, mas no barco tem casa de banho e é lá que servem almoço e snacks;

– no barco, providenciam equipamento de snorkel e, com sorte, poderão ver tartarugas. De maio a agosto é possível ver tartarugas bebés a fazerem o seu caminho da areia para o mar;

– embora não pareça, as correntes são fortes, por isso, é necessário estar vigilante e não se afastar muito das zonas onde estão os barcos;

– ao atracar, não esquecer de colocar as coisas necessárias, para o staff levar, num barquinho para a ilha (protetor solar, telemóvel, toalha). Na hora de almoço, as coisas ou ficam na ilha ou terão de as levar a nado (se tiverem um saco impermeável, perfeito) sendo que a travessia não é fácil. Quando for para partir, o staff recolhe os pertences de novo;

– o barco fica atracado a alguma distância e por isso é necessário nadar até à ilha. Contudo, caso haja dificuldades há um barco e um staff bastante prestável para ajudar;

– para visitar farol e barco, não vá descalço;

– coloque protetor solar elevado, pois mesmo com nuvens queima sempre;

– o catamaran é muito estável mas se enjoar com facilidade, o melhor lugar é atrás.

Klein Curaçao com Bluefinn © Viaje Comigo

Klein Curaçao com Bluefinn © Viaje Comigo

Outras informações úteis:

Local de Partida: Jan Thiel Beach
Hora de partida: 8h30 (convém chegar 8h/8h15)
Almoço: por volta das 12h00 servem o almoço
Regresso: por volta das 15h00 saída da ilha
Chegada a Jan Thiel Beach: cerca das 17h00
Frequência: viagens 5 vezes por semana (sexta-feira e domingo não há viagens)
Preço: adultos 120$ com almoço, bar aberto, lanche de tarde, máscara e tubo de snorkel; dos 4 aos 12 anos pagam 60$, até aos 3 anos não pagam

Mais informações em BlueFinn Charters

Saiba mais sobre a nossa viagem a Curaçao aqui

Klein Curaçao com Bluefinn © Viaje Comigo

Klein Curaçao com Bluefinn © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo