Desde o início de abril de 2014, a Cidade do Panamá passou a ter a primeira linha de Metro da América Central, com 13,7 quilómetros de extensão e 12 estações.
São, para já, 19 comboios de 200 lugares cada, com capacidade de transporte de 15 mil passageiros, a cada hora, nos dois sentidos.
A Estação de Albrook, o primeiro acesso público da Linha 1 do Metro do Panamá, faz ainda ligação com o Terminal Rodoviário Albrook, permitindo a conexão entre a rede de transportes já existente na cidade e uma maior flexibilidade para os passageiros, tendo sido criadas novas rotas rodoviárias que permitem estabelecer ligação direta com as estações de metro.
Na linha 1 do Metro do Panamá, cada comboio possui três carruagens – equipadas com ar condicionado, portas largas e piso rebaixado, corredores de ligação, sistema de vídeo vigilância, sistemas de informação aos passageiros – com áreas específicas para pessoas com mobilidade reduzida.
As carruagens estão adaptadas às viagens nos dois sentidos (norte e sul) uma vez que cada composição está equipada com duas locomotivas – uma em cada extremidade.
Estações da Linha 1 do Metro do Panamá:
– Albrook
– 5 de Mayo
– Lotería
– Santo Tomás
– Iglesia Del Carmen
– Vía Argentina
– Fernandez de Córboda
– 12 de Octubre
– Pueblo Nuevo
– San Miguelito
– Pan de Azúcar
– Los Andes
Está prevista a abertura de mais duas estações durante este ano de 2014: El Ingenio e San Isidro em Agosto.