Baleias Panamá
Publicado em Fevereiro 4, 2015

Baleias no Panamá

Américas/ Panamá

Todos os anos, milhares de pessoas deslocam-se ao Panamá para avistar as baleias que por ali passam.
Com a finalidade de se reproduzirem, as baleias fêmeas e machos chegam aos arquipélagos e enseadas, de águas baixas e cálidas, que oferecem às mães o local ideal para que as suas crias estejam protegidas e livres dos predadores mais agressivos, depois dos seres humanos: as orcas.

As crias nascem com pouca gordura e, durante cinco semanas, vão engordando ao beberem cerca de 80 litros de leite por dia. Necessitam também das águas cálidas, para manter a sua temperatura, e das marés baixas para que as suas mães lhes possam ensinar a nadar, a submergir e a respirar.

Quando se sentem fortes, os pequenotes iniciam a sua migração ao largo do continente, aproveitando a geografia e a costa da América do Sul e da América Latina até chegarem à Antártida.

Avistamentos

Com canções melodiosas e saltos acrobáticos, no meio do oceano, as baleias macho fazem a sua melhor exibição para chamar a atenção das fêmeas, dando início ao ritual de acasalamento. Enquanto isso, as fêmeas elegem o macho que mostre a maior firmeza e elegância nas suas galas acrobáticas.

A Fundação Albatros Media realiza “safaris fotográficos”, onde convida o público a ver os cetáceos, durante um ou dois dias. Durante essas viagens, são passadas as boas práticas entre os visitantes e incitando que os mesmos se tornem agentes responsáveis da proteção do ambiente e habitat natural desta espécie.

O golfo de Chiriquí e as praias da província de Herrera e Los Santos, são algumas das zonas onde se podem encontrar baleias durante toda a temporada graças às diferentes correntes marinhas que se produzem nestas zonas.

As ilhas Contadora, Coíba, Saboga, a Baía do Panamá e o arquipélago de Las Perlas, a apenas algumas horas da cidade, são palco de um dos espetáculos marinhos mais bonitos.

Baleias Panamá

Baleias Panamá

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo