Estação de Oxford Circus
Publicado em Fevereiro 4, 2015

Metro em Londres

Europa/ Reino Unido [ Londres ]

Londres é uma cidade grande e as atrações ficam longe umas das outras, por isso, a melhor forma de conhecer tudo é andar de transportes públicos, como o metro, por exemplo, considerado a melhor forma de deslocação. O único senão é que, sendo o metro subterrâneo, não consegue ver a cidade enquanto viaja.

Este é o mais antigo metro do mundo e o segundo maior do mundo, antecedido por Xangai. O metro de Londres foi inaugurado em 1863 e as suas estações subterrâneas serviram, durante a Grande Guerra, para a população se resguardar dos ataques aéreos.

Estação de metro, Londres

Estação de metro, Londres

O metro londrino está dividido em várias áreas. Como exemplo: o aeroporto de Heathrow, fica na zona 6, Oxford Circus fica na zona 1 e Camden Town, na zona 2. Normalmente, as linhas funcionam entre as 5 da manhã e a meia-noite, de segunda-feira a sábado; ao domingo encerra mais cedo, por volta das 23h00. Depois dessas horas há autocarros que circulam durante a madrugada.

Se puder, evite andar na hora de ponta. Está sempre muito cheio, com muita confusão. Principalmente se carregar malas de viagem! Prefira sempre fazer as viagens fora dos horários de maior confusão.

Números do Metro de Londres:
– 268 estações
– 2,95 milhões de passageiros, por dia
– 3,4 milhões de passageiros, ao fim-de-semana
– Mais de 1,5 bilião de passageiros, por ano

Metro de Londres

Metro de Londres

Metro em Londres

Metro em Londres

Pode ainda programar as suas viagens em Londres através do Journey Planner.

No chão das estações de metro está escrito “Mind the gap” para que todos tenham atenção ao entrar para as carruagens. Há um espaço entre o cais de embarque e o metro e existem histórias de quem ficou lá com o pé ou perna presos. Tenha atenção! “Mind the gap!”

Mind the Gap

Mind the Gap

O símbolo do metro de Londres é muitas vezes usado como merchandising da cidade. Usa-se nos nomes das estação, com a circular redonda vermelha e a barra azul – símbolo que começou a ser usado em 1908 e torna-se mais fácil de identificar as estações.

Estação de Oxford Circus

Estação de Oxford Circus

Como comprar o Oyster Card?

O Oyster Card é grátis. Pode comprar em máquinas, nas estações, e também em algumas lojas. Dá para andar de metro, autocarro, tram, DLR e comboios – dentro de uma área pré-definida em redor de Londres. Se tiver dúvidas, prefira comprar nas estações e lojas para colocar as suas perguntas.

No entanto, se comprar nas máquinas, vai ter de pagar cerca de 5£ pelo Oyster, que serão reembolsadas quando devolver o seu cartão. Deverá fazê-lo na última estação de metro, antes de ir para o aeroporto.

Oyster Card

Oyster Card

Existem várias modalidades para o Oyster Card, pois depende do número de dias que vai ficar em Londres – mas fique já a saber que não são baratos os transportes em Londres. Quantos mais dias ficar maior o investimento no cartão e mais baratas ficam as viagens. Quem viajar fora das horas de ponta consegue ainda um maior desconto.

Famílias: adultos podem levar até quatro crianças – até aos 11 anos – gratuitamente.

Mais informações no site oficial do Tube.

Metro em Londres

Metro em Londres

Mapa do Metro de Londres

Mapa do Metro de Londres

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo