A cidade da Horta, também Município da Horta, é uma cidade portuguesa situada na ilha do Faial, que compõe o Arquipélago dos Açores. Situa-se na costa leste, mesmo em frente à ilha do Pico. A Horta tem cerca de catorze mil habitantes- e 30 mil vacas! – e estende-se por 172,43 km².
Segundo consta, o seu nome vem do homem que fundou a cidade, Joss Van Hurtere, em 1467. É também conhecida como Cidade-Mar, provavelmente por se localizar numa baía abrigada. Uma curiosidade interessante é que a Horta tem uma das marinas mais movimentadas do mundo.
Marcada também pelas memórias do Vulcão dos Capelinhos – e outros do passado – a Horta destaca-se como uma cidade tranquila, acolhedora e segura, e conta com vários pontos para visitar.
O que visitar na cidade da Horta
- Cidade Velha da Horta
Uma ótima maneira de começar a conhecer a Horta é passear pelas ruelas da Cidade Velha. Irá sentir a história das construções antigas e, simultaneamente, se passear durante a noite, a vida dos bares e restaurantes. Visite o mercado municipal, com os vendedores de produtos regionais e experimente um dos seus restaurantes.
ONDE COMER: RESTAURANTES DA ILHA DO FAIAL
Nos Açores, pela ilha do Faial são muitos os restaurantes que servem delícias tanto do mar, como da terra. Fiz uma lista dos espaços gastronómicos onde comi, espalhados nesta ilha, mas sobretudo da cidade da Horta.
– Veja aqui as minhas sugestões de restaurantes na Ilha do Faial.
- Peter Café Sport
É um símbolo da cidade onde param todos os marinheiros e turistas! Este é um dos cafés onde poderá degustar uma bebida (um Gin!), na Marina da Horta. Na verdade, o Peter Café Sport é o café mais icónico da cidade, com o seu ambiente vibrante e decoração totalmente dedicada aos iates. Neste bar poderá também encontrar o Museu Scrimshaw, que reúne vários exemplares gravados de mandíbulas e dentes de baleia. Esta arte foi introduzida na Horta no século XIX.
- Marina da Horta
A Marina da Horta é considerada uma das mais movimentadas do mundo. Aqui encontrará vários iates e veleiros que pode admirar, enquanto relaxa numa das várias esplanadas da zona. Também está “decorada” com inúmeras pinturas e mensagens de vários marinheiros que por aqui passaram.
- Igreja Matriz de São Salvador
Encontra-se anexada ao Colégio dos Jesuítas da Horta, formando a maior fachada arquitetónica do arquipélago. No seu interior pode apreciar a talha dourada do altar-mor e a riquíssima capela da Senhora da Boa Morte, com as suas telas e os painéis de azulejos da capela-mor.
- Igreja Matriz de São Francisco
Esta igreja encontra-se no coração da cidade da Horta e alberga o Museu de Arte Sacra, na anexa Capela do Senhor dos Passos.
- Torre do Relógio
A Torre do Relógio foi o que sobrou da Igreja Matriz que foi destruída por um raio há muito tempo. A Igreja foi construída por volta de 1700, o mecanismo inicial deste único relógio público data de 1747. Este é considerado um dos monumentos mais emblemáticos da Horta.
- Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim
Este museu fica muito perto do centro da cidade. Aqui, poderá conhecer melhor o que foi a caça à baleia e saber mais sobre o processamento das baleias apanhadas no mar em redor dos Açores – uma atividade económica que já foi muito importante para a ilha do Faial. Conto-lhe mais aqui.
- Museus da Horta
Se tem curiosidade sobre a antiga produção económica do Faial, no Museu da Horta poderá encontrar várias coleções que retratam essa temática. Poderá ver coleções de artes plásticas; documentos fotográficos; documentos impressos e manuscritos; exemplares de história natural; confeção de têxteis na ilha; cerâmica; meios de comunicação relacionados com as estações do cabo submarino e o Porto da Horta e não só.
E sabia que o primeiro Presidente da República de Portugal nasceu na cidade da Horta? Pode visitar a Casa Manuel de Arriaga. “A “Casa Manuel de Arriaga” é um imóvel originário do séc. XVIII, classificado de Interesse Público, que foi a residência do 1º Presidente da República Portuguesa, eleito a 24 de Agosto de 1911”.
Também na Horta, encontra um espaço museológico que é a Casa dos Dabney, que retrata a história e o percurso da família Dabney que viveu no Faial, deixando uma herança cultural, histórica e científica, ainda hoje visível e reconhecida na ilha.
John Bass Dabney nasceu em Boston em 1767, pouco antes da proclamação da Independência dos Estados Unidos. Nascido numa família de mercadores, esteve em França e na volta aos EUA parou no Faial onde passou o inverno de 1804. A posição geográfica e a neutralidade de Portugal, entre as disputas de França e Reino Unido, fez com que fixasse por lá.
Esteve envolvido na produção e venda do vinho do Pico e regressou, em 1806, com o título de Cônsul dos EUA nos Açores. E é assim que começa a história desta família singular.
- Miradouro de Nossa Senhora da Conceição
Vale a pena pela vista fantástica sobre toda a Horta. Mas, certifique-se que faz esta visita num dia limpo e solarengo, para conseguir ver mesmo tudoooo.
- Forte de São Sebastião
O Forte de São Sebastião encontra-se na Baía de Porto Pim, tendo desempenhado um importante papel no controlo da entrada na Baía e no tráfego a sul da Ilha e, tendo servido como prisão até ao final da II Guerra Mundial.
- Praia de Porto Pim
Depois de visitar o Forte, aproveite para relaxar na praia de Porto Pim, uma das mais frequentadas da ilha. Por estar numa baía, está protegida e as águas são calmas… Já para não falar na vista magnífica para as encostas verdes.
- Café Internacional
Visite este café histórico, datado de 1926, que era o ponto de encontro das elites do Faial. Destaca-se pelo seu estilo Art Deco e decoração com gravuras de época.
- Parque da Alagoa
Este extenso jardim localiza-se junto à praia da Conceição. É o local perfeito para passear ou fazer exercícios. Tem também um parque infantil e um grande exemplar de um antigo navio.
- Monte da Guia
Em qualquer ponto da cidade é possível ver este monte, de 145 metros de altura. Tem o formato de cone vulcânico, sendo uma estrutura geológica formada em volta de uma cratera vulcânica. A caminhada pode ser um pouco cansativa, contudo, a vista vai certamente compensar! Também pode ir de carro!
- Caldeira
Este é o cume mais alto do Faial, com 1450 metros de diâmetro e 400 metros em profundidade. É uma beleza natural que vale a pena experienciar. Tem visitas guiadas ao seu interior, sempre acompanhados por guias experientes. Se desejar, pode fazer um passeio à volta, por cima, mas tenha cuidado nos dias de muito vento, pode mesmo derrubar-nos!
- Levadas no Faial
Não é na cidade da Horta mas, estando no Faial, o passeio das Levadas vale muito a pena fazer. Nesta zona natural e selvagem, repleta de criptomérias (as árvores que ocupam muitos hectares nas ilhas do arquipélago) e estreitos cursos de água, poderá conectar-se verdadeiramente à natureza. Veja algumas imagens da minha experiência neste local.
ALOJAMENTOS: ONDE DORMIR NO FAIAL
Se ainda não sabe onde se alojar, recomendo a Quinta das Buganvílias – alojamento tradicional, ao lado do aeroporto, rodeado por um enorme jardim e vista para o oceano – ou o Azoris Faial Garden – Resort Hotel, que fica frente à marina e a minutos, a pé, do centro histórico, mas a melhor parte desta localização perfeita vem do facto de ter (a linda) vista para a ilha do Pico.