Hammam Riad Slitine - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 29, 2021

Porque devem experimentar um Hammam em Marraquexe

África/ Marrocos [ Marraquexe ]

Em Marraquexe, experimentem um hammam! Esta é muito provavelmente a cidade mais frenética de Marrocos, onde há de tudo um pouco! O que é um hammam? Um local conhecido como banho turco, ou sauna a vapor, um ambiente quente com vapor, que pode ter esfoliação e banho frio no final. Faz parte da cultura marroquina, para se limpar o corpo e, muitos dizem, a alma também. Pode ir experimentar um hammam mais tradicional, cujas instalações são mais modestas, mas hoje em dia, em Marraquexe, os spas têm instalações com mais mimos e comodidades.

Hammam Riad Slitine - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Hammam Riad Slitine – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Como há muita oferta, é difícil escolher um. Muitos dos Riads – alojamentos típicos de Marrocos – já começaram a ter essa oferta dentro do próprio espaço. Existe também em hotéis e spas de renome, mas decidi ir a um espaço dentro da Medina de Marraquexe? Como escolhi? Não pensei muito nisso e surgiu-me por casualidade.

Junto da praça Djemaa el Fna somos bombardeados pela entrega de folhetos de restaurantes e casas de hammam. Num dos dias, estava a passear no centro, sozinha, e um simpático senhor dá-me o papel para a mão. Pergunto-lhe de onde é. Dos Camarões, responde-me.

Eu sei que – pensando melhor, não, não sei! Mas, imagino quão difícil é a vida para estes emigrantes. Decido comprar-lhe a ele, para o ajudar. Provavelmente vai ser com esse dinheiro que vai comer nos próximos dias. Faço questão de lhe dizer que quero que me leve lá, para provar que foi a ele que comprei e assim recebe já a sua comissão. Fica admirado pelo meu gesto e empenho. Pelo caminho vai-me dizendo “Você é muito gentil”.

Claro que também me disse “o seu namorado ou noivo vem à massagem?”. E, claro que menti, disse “ele não gosta de massagens. Só vou eu e ele está à minha espera no Riad”. Por mais que as pessoas sejam e pareças boas, não facilito. E esta é uma das regras de ouro das mulheres que viajam sozinhas. Nunca digam que estão sozinhas.

Chegamos ao espaço e entro e subo uma escadaria e dou com uma sala de espera que muito podia ser em Portugal. Un sofás e uma senhora a fazer as unhas, num deles. Além do hammam e massagens, também têm pedicura e manicure. Marco para o final do dia. Sei que vou ficar muito mole, depois do hammam e massagem e vou querer aproveitar esse relaxamento. Marquei para a última hora do dia, depois como algo e vou dormir que nem um anjinho. Assim foi.

Voltei mais tarde e levam-me a uma salinha pequena já com vista para a sala de vapor. É pequena também, com dois espaços para nos deitarmos sobre azulejos – que costumam estar quentes – e sermos esfregados como nunca.

Hammam em Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Hammam em Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Eu ali com pruridos a perguntar se tiro as cuecas e ela “sim, aqui é normal”. Nua, como vim ao mundo, deito-me nos azulejos e ela começa a cobrir-me com água quente. “Três chaud?” pergunta-me, digo que sim, estava muito quente a água. Abre mais a torneira para a tornar mais morna. No meio do espaço está uma torneira sempre aberta a deitar profusamente água.

Nota: levem água para se quiserem beber entretanto, o calor é tanto que fiquei de boca seca num instante e gostava de ter tido uma garrafa de água para me ir hidratando, durante o vapor, e depois na massagem. Só no final nos servem um chá.

como se processa o tratamento de hammam? Durante uma hora tive um tratamento de quem me lava, como quando somos miúdos e estamos encardidos, de brincar na rua. Só que, agora, somos adultos e temos vergonha dos pedaços de pele morta que se vão soltando do nosso corpo, depois de ela esfregar com sabão negro e uma luva esfoliante. Rio-me e ela já habituada aos constrangimentos de quem os visitam, diz-me que é “normal”, enquanto me mostra a pele morta a sair.

Esfrega os pés com a pedra pomes – tratamento do céu! Depois de 10 dias a andar só de chinelos os pés ficam uma miséria – e com a luva também esfrega depois de colocar uma porção de goma de sabão preto.

Estas luvas esfoliantes encontram-se à venda, na rua, por preço barato (1 euro ou pouco mais). Se quiserem levar a vossa, podem fazê-lo. Não tive essa preocupação, mas entendo que faça confusão a alguns. Acredito que coloquem a mesma energia com que limpam o lugar onde estou deitada, entre aplicações – são 3 aplicações e esfregam bem – na lavagem da luva entre clientes. Aliás, vi no final a lavar a luva e fiquei tranquila quanto a isso. Mas podem levar a vossa.

Depois da goma de sabão negro, é colocada a máscara de argila e depois o sabão final, momento em que me lava o cabelo, cuidadosamente. Estou sentada na pedra e, entre as aplicações, levanto-me e deito-me ao som dos seus pedidos: “madame sente-se”, “de barriga para baixo”, “para cima”, “levante-se”. Enquanto vai buscando água na torneira aberta e me vai deitando de forma muito suave. Gostei tanto que voltei lá mais vezes.

De corpo novo, sem peles mortas, e cabelo lavado, estou pronta para a relaxar ainda mais. Vestimos o roupão, prontos para a massagem. Subo as escadas, já em modo zen, quando me deito, já só quero dormir. Não fossem as contraturas estalarem, teria adormecido nos primeiros 5 minutos.

A massagem é maravilhosa e lá adormeço quando estou de barriga para baixo. A cara começa a ficar mais solta, estamos com a cabeça enfiada no buraco da marquesa – e sentimos as bochechas a ficaram flácidas à medida que vamos ficando cada vez mais zen, mais relaxadas… e talvez até babemos  um pouco… ahaha! Been there! É bom sinal, é sinal que estamos mesmo relaxadas.

A massagem é com óleo que nos deixa a pele mesmo acetinada. Tentem fazer este tratamento à noite, para poderem dormir com os óleos no corpo e faz mais efeito. No dia seguinte a pele continua muito hidratada!

Onde fui? Aos Bains D’Or que têm desde o Hammam completo por 15 euros e com uma hora de massagem por 30€. Tem também tratamentos faciais e manicure e pedicure. A dois minutos a pé da praça Djemaa el Fna.

Também estive para experimentar o Hammam Ziani e no TripAdvisor – que já sabem, vale o que vale, porque as opiniões podem ser falsas – tem muitas outras sugestões. Umas mais caras como Les Bains de Marrakech, ou como o Medina Spa tem a partir de 25€.

Também experimentei do Riad Slitine, um dos meus preferidos em Marraquexe. Abriu o Spa em 2021 e tem várias salas de vapor (umas três) e umas tantas para massagens também. Gostei muito! E já repeti várias vezes!

Hammam Riad Slitine - Marraquexe - Marrocos © Viaje Comigo

Hammam Riad Slitine – Marraquexe – Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo