©Maria Carvão DR ©Maria Carvão DR
Publicado em Maio 27, 2020

Onde viajar por Portugal, em 2020? As dicas de bloguers que gostam de passear

Portugal

Vamos descobrir (ainda) mais as belezas de Portugal? Aos poucos vamos desconfinando e escolhendo os locais onde vamos poder passear e até passar as férias deste ano. Neste atípico ano, vamos ter um atípico verão e, para muitos, em 2020 o “vá para fora cá dentro” vai ser ainda mais intenso. Assim, fui perguntar a várias bloguers-amigas, que vivem em Portugal, para me dizerem por onde vão andar a desconfinar, por território português. Sugeriram a costa nacional e as suas lindas praias, rios históricos, parques verdejantes, as regiões vinícolas… e muito mais! Leiam aqui as sugestões delas (e as minhas também) e… bom desconfinamento! Ah! E a espetacular ilustração que está na abertura deste texto é da talentosa Maria Carvão. Todas juntas damos ideias para vocês passearem!

Entretanto, publiquei também dicas para Viajar Sozinha por Portugal e os locais onde eu ficaria a fazer o confinamento com a certeza de segurança – e onde poderia também continuar com o teletrabalho: Casas de turismo para continuar a trabalhar… mas fora de casa.

– Está à procura de outros hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Susana Ribeiro - Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro – Beira Baixa – Portugal © Viaje Comigo

Lovely Lisbonner, por Sónia Justo

Adoro viajar, adoro conhecer outros locais e culturas, mas para mim passear por Lisboa tem uma magia especial. O que dizer? é a minha cidade do coração, e pela qual tenho uma amor enorme. As memórias afetivas são das melhores memórias que podemos ter, e Lisboa sem dúvida que se enquadra nas minhas.

A minha infância foi passada a passear por Lisboa com os meu pais, o meu avô e o meu irmão. Cada um deles mostrou-me a sua Lisboa, com olhares tão distintos e de diferentes gerações. Tive essa sorte e esse privilégio.
Normalmente vou intercalando entre explorar Lisboa aos fins-de-semana e viajar pelo resto de Portugal e pelo estrangeiro, sempre que possível. Mas este ano é um ano atípico, e depois de muitas viagens canceladas e planos adiados é tempo de programar os próximos meses e começar o desconfinamento em segurança.

Para já o meu plano vai ser estar mais em contacto com a natureza, e explorar ainda mais a cidade de Lisboa. Não só o centro da Cidade, mas o distrito de Lisboa. Sim, Lisboa é muito mais do que o centro da cidade. Neste meu redescobrir da cidade vou explorar os jardins, que nos permitem estar em contacto com a natureza sem sair da cidade. Lisboa tem inúmeros jardins e espaços verdes, onde é possível relaxar em segurança, e em alguns deles até fazer pic-nics. Deixo-vos com a sugestão de três dos meus favoritos:

• Parque José Gomes Ferreira (também conhecido como Mata de Alvalade)
• Jardim Botânico Tropical
• Jardins da Fundação Calouste Gulbenkian

Saiba mais

Mata de Alvalade_Blog Lovely Lisbonner

Mata de Alvalade © Blog Lovely Lisbonner

O Porto Encanta, por Rita Branco

O Douro Selvagem.
O rio Douro não é apenas um rio. É um mundo.
Muitas pessoas associam-no ao rio por entre o Porto e Vila Nova de Gaia, ou ao imenso vale produtor de tantos vinhos, do Porto e do Douro, e as suas paisagens inesquecíveis, tanto as urbanas como das quintas entre a Régua e o Pinhão.
Mas o Douro é muito mais. Este rio que nasce em Espanha e que depois de percorrer quase 600 kms, entra em Portugal numa região selvagem coberta de xisto, entra pelo Parque Natural do Douro no nordeste transmontano e vai como que perfurando uma paisagem selvagem.

Da última vez que lá estive, no início de Março deste ano, a fazer o program da Rota das Amendoeiras em Flor, conheci um pouco mais de mundo que rodeia o Douro selvagem.
Prometi para mim mesma voltar e ficar lá uns dias, a explorar ainda mais aqueles vales, de carro, ou à pé por entre os vários trilhos pedestres.
O Museu do Côa, merece um dia inteiro de visita para explorar todos os vestígios arqueológicos da região, que nos contam mais de 20.000 anos de história. E ainda desfrutar uma refeição no restaurante do museu que tem vistas espectaculares da foz do rio Côa, a encontrar-se com o Douro.

A poucos quilómetros dali, ficar hospedada em algumas das casas típicas da aldeia histórica de Castelo de Rodrigo por entre muralhas do séc. XII, e fazer uma imersão na paisagem natural que os olhos dali podem alcançar: da Serra da Estrela até a Espanha. Um mundo aqui tão perto e tão tranquilo.

Rita Branco – o Porto encanta |e outras viagens| Saiba mais.

Rita Branco ©O Porto Encanta

Rita Branco ©O Porto Encanta

– Luli Monteleone (Fashion & Travel)

Sou apaixonada por praias e nunca me decepciono quando exploro o litoral português!
Ano passado fiz uma road trip pela Rota Vicentina no começo do verão. Por uma semana, percorri de Odeceixe até Sines, me encantando em cada parada. Praias paradisíacas, mar cristalino de cores que até parecem de mentira, paisagens únicas e natureza intocada!

Neste verão, quero explorar a parte mais ao sul da Costa Vicentina, chegando até o Algarve. Assim como na road trip que fiz ano passado, pretendo escolher algumas vilas para usar de base e a cada dia, dirigir em uma direção. Quero ficar por volta de duas noites em cada aldeia, incluindo Odeceixe e Aljezur e terminando a viagem em Sagres, já no Algarve.
O objetivo é conhecer desde as praias mais conhecidas até praias selvagens, ainda pouco exploradas! Sem deixar de lado as charmosas aldeias portuguesas e a deliciosa gastronomia local!

Acho que essa região é um excelente destino sempre, mas ainda melhor agora, que ainda estamos saindo da quarentena. As praias ali além de lindas, costumam ser mais vazias. E como são muitas praias, dá sempre para fugir das multidões!
Saiba mais.

©Luli Monteleone

©Luli Monteleone

Entre Vinhas, por Madalena Vidigal

EU VOU DESCOBRIR OS VINHOS VERDES

Sou de Lisboa e apaixonada por vinhos. Sempre que saio de férias em Portugal, procuro destinos no interior do país onde descubro mais uma quinta que não visitei, mais um vinho que nunca provei, mais gente inspiradora que não conheci. Onde possa respirar o ar puro de uma vinha, onde possa entrar numa adega fresca e conversar com o enólogo e saborear um grande vinho. Isto é enoturismo e é o meu tipo de férias!
Ultimamente, as minhas férias de Verão têm incluído sempre uns dias de descanso no Douro. Chamo-lhe a minha dose anual de Douro! Alugo um carro no Porto e ao meu ritmo vou conduzindo por aquelas estradas cada vez mais estreitas, cada vez mais isoladas da civilização até encontrar o conforto de uma quinta onde passar uma noite sossegada frente ao rio.

Mas este ano será diferente! Este ano vou sim até ao Porto, alugar um carro e, ao meu ritmo, vou explorar outra região que vale muito a pena visitar: Vinhos Verdes!
Esta é uma região muitas vezes esquecida pela sua proximidade ao Douro que sem dúvida é deslumbrante e acaba por atrair a atenção de mais turistas, nacionais e estrangeiros. O próprio vinho aqui produzido é ainda muito associado a baixa qualidade, vinho frisante para beber de imediato, sem grandes cerimónias à beira da piscina. Mas os vinhos desta região evoluíram muito nos últimos anos e as mentalidades devem acompanhar esta evolução!

Os produtores e enólogos têm vindo constantemente a melhorar as técnicas de viticultura e vinificação e a produzir vinhos cheios de personalidade, complexidade, com excelente potencial de envelhecimento, vinhos que acompanham na perfeição a gastronomia local que é também ela rica e cheia de sabor.
As quintas nos Vinhos Verdes são na sua maioria pequenos negócios de família, que literalmente abrem as portas de suas casas para receber visitantes que queiram aprender mais sobre a cultura do vinho na região mais verde de Portugal.
É aqui que eu vou estar e recomendo-vos a fazer o mesmo!

Saiba mais

Madalena Vidigal, Entre Vinhas

Madalena Vidigal, Entre Vinhas

Marlene on the Move, por Marlene Marques

Portugal é mesmo o destino de eleição! E porque o litoral do nosso país tem locais incríveis para descobrir, é por lá que vou andar.
Este ano propus-me a explorar duas zonas lindíssimas: a Costa Alentejana e a zona Oeste.

Na primeira, vou andar entre Vila Nova de Milfontes e a Zambujeira do Mar. Por aqui passa a Rota Vicentina, considerado como um dos percursos à beira-mar mais extraordinários do mundo. E como se não bastasse, as praias são extraordinárias, a comida é excelente e a vida super descontraída.
Já no Oeste, a área entre a Nazaré e a Foz do Arelho também será o meu destino este verão. A Nazaré ficou conhecida pelas ondas gigantes, mas a vila piscatória tem tanto para oferecer. A tradição impera por aqui, da Arte Xávega às velhas senhoras das sete saias.

Segue-se o caminho até à Foz do Arelho, para descobrir a Lagoa de Óbidos, mas não sem antes parar na baía de São Martinho do Porto.
E se falamos em destinos portugueses para explorar, não podia deixar de fora a minha terra: a Ericeira.
Se querem surf, bons restaurantes e praias encantadoras, este é o local a visitar. Já para não falar que bem próximo podem ver a Tapada e o Convento de Mafra, património da UNESCO. Saiba mais

©Marlene On The Move DR

©Marlene On The Move DR

Happy Portugal, Por Manuela Silva Dias

CASA DE GOUVÃES: Ao encontro do silêncio

No cimo de uma encosta, na aldeia de Gouvães do Douro (perto de Pinhão, concelho de Sabrosa), com uma vista deslumbrante para o vale do Douro Vinhateiro, encontramos a Casa de Gouvães.

A casa tem capacidade para 9 pessoas com 3 suites e é alugada em exclusivo. Pode preparar as suas refeições na cozinha totalmente equipada ou, pode optar pelo serviço de refeições que a casa disponibiliza, podendo assim provar as iguarias da região duriense sem sair do conforto do seu “lar”.
Um delicioso pequeno almoço é servido todos os dias, na sala de estar, pela Carla, a governanta que está sempre pronta a ajudar.
No exterior conta com uma agradável piscina, terraços panorâmicos, zona de churrasco e ainda um anexo utilizado como sala de jogos, junto à piscina.

As vistas são incríveis, tanto da enorme janela da sala, como das varandas de dois dos quartos ou até, imagine-se, do tecto envidraçado das escadas que ligam ao 1.º andar da casa.
A decoração de toda a casa, foi pensada ao detalhe, todas as peças contam uma história, criando uma atmosfera duriense do século XIX. Sentindo-se num verdadeiro e confortável ambiente familiar.
Um lugar onde vou querer voltar nestas férias 😊
Saiba mais.

Manuela Silva Dias na Casa de Gouvães, Douro - Happy Portugal

Manuela Silva Dias na Casa de Gouvães, Douro – Happy Portugal

Here and There, por Alexandra Costa

Férias 2020

A pandemia alterou, por completo, os meus planos para as férias deste ano. Antes, andava a equacionar regressar a Hurgharda, onde estive em Junho do ano passado. Mas isso foi antes.
Hoje tudo mudou. E, embora ainda não tenha a certeza de para onde irei de férias (no que concerne ao alojamento), tenho a certeza de que farei férias “cá dentro”. E não se trata de ter medo. Como normalmente faço férias fora de época, diga-se em Setembro, os problemas actuais relacionados com o fecho das fronteiras e a insegurança em relação às viagens de avião já deverão estar ultrapassados. Não. trata-se de apoiar a economia local e de regressar a um local onde já fui feliz. E aí é que está o problema. É que já fui feliz em muitos locais em Portugal. O certo é que optarei por um turismo rural. Onde possa estar descansada a aproveitar a calma e tranquilidade do campo. Onde possa desfrutar da natureza… e de uma piscina. E onde possa levar a minha Luna (a minha mini pinscher).
Há várias opções. Posso ir para o alto Douro, mais precisamente até Freixo de Espada à Cinta e ficar na Casa de Alpajares. O local perfeito para descansar, com uma vista maravilhosa para o Douro. Onde posso apreciar o nascer do sol na companhia da Luna ou o por do sol na companhia de um belo vinho da casa. em alternativa posso subir mais um pouco (mas do outro lado do país) e ir até Ponte de Lima e ficar num dos vários turismos rurais da região. Aí o aliciante são as caminhadas e o stand up paddle com o Luís Antas de Barros. Garanto-vos que há poucos passeios/actividades mais relaxantes. Talvez só seja suplantado por um passeio de balão de ar quente. A minha terceira opção (estão a ver a dificuldade) será ir para a Costa Vicentina. Há dois anos descobri Milfontes e fiquei apaixonada. Pela vila, pelas praias…
Independentemente do local escolhido sei que serei bem acolhida. Que comerei bem. Que terei bons vinhos à disposição. Que recuperarei energias. E que regressarei ao trabalho com forças renovadas. Porque amanhã é outro dia.

Alexandra Costa Here and There

Alexandra Costa © Here and There

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo