Com o confinamento e o Estado de Emergência em Portugal a Ecopista do Rio Minho esteve fechada mas já está de novo aberta para quem quiser caminhar ou pedalar junto ao rio Minho, entre três municípios: Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Atualmente, é mais um dos locais perfeitos para fazer os passeios de desconfinamento… na Ecopista do Rio Minho, um corredor verde que ja arrecadou várias distinções internacionais, entre as quais, o prémio de 3ª Melhor Via Verde da Europa, nos 8th European Greenway Award, na Irlanda, em 2017.
O primeiro troço da Ecopista do Rio Minho, entre o apeadeiro de Cortes, em Monção, e a ponte seca, em Valença, foi inaugurado no dia 14 de novembro de 2004, merecendo, desde o início, rasgados elogios e aplausos por parte dos utilizadores daquele trajeto verde.
Com os anos, a Ecopista foi ampliada nos dois concelhos e prolongada a Vila Nova de Cerveira, apresentando um conjunto de atributos e motivos de interesse que fazem desta via ecológica, a primeira em Portugal a aproveitar linhas férreas desativadas, uma referência para quem gosta de praticar desporto em comunhão com a natureza.
Entretanto, reabriu também o acesso automóvel ao Parque das Caldas e ao Parque da Lodeira, permitindo que a população e visitantes possam regressar àquelas áreas ribeirinhas de Monção, podendo utilizar as estruturas existentes como, por exemplo, o passadiço de madeira junto ao rio, o parque de merendas, o parque infantil, o campo de futebol sintético e os courts de ténis.
– Informação do Município de Monção