Basílica da Natividade -Belém - Palestina © Viaje Comigo Basílica da Natividade -Belém - Palestina © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 12, 2019

Tour O melhor de West Bank / Cisjordânia

Ásia/ Palestina

A partir de Jerusalém fiz um um tour pela Cisjordânia, em território controlado pela Autoridade Palestiniana, que está separada de Israel por um muro. Os destaques deste tour passam pelas visitas a Jericó, Ramallah e Belém. A caminho, passámos o Deserto da Judeia e estamos abaixo do nível do mar, conseguindo sentir-se a pressão nos ouvidos.E à chegada ao primeiro dos checkpoints mudamos de motorista e entra o nosso guia do tour. Antes de um dos checkpoints, está o aviso: “A entrada de cidadãos Israelitas é proibida, perigosa para as vossas vidas e contra a lei Israelita”.

Deserto da Judeia, a caminho de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Deserto da Judeia, a caminho de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Belém - Palestina © Viaje Comigo

Belém – Palestina © Viaje Comigo

“São mais de 3 milhões palestinianos no West Bank, a maioria é muçulmana”, diz Tamer Halaseh que ao falar gesticula muito e por isso, afiança que os Palestinianos são “os italianos do mundo árabe”. “Apesar de tudo o que passámos aqui sei que o verdadeiro problema do mundo são os adeptos do Barcelona”, brinca o guia, durante todo o tour sendo aficionado de futebol. “Há guerra no mundo, culpa do Barcelona” / “Portugal ganhou a copa da Europa, culpa do Barcelona”. Tamer tanto brinca com tudo, como nos pode falar a sério dos países vizinhos e do conflito e muitos que são sendo criados na região…. Diz ser um ativista pela Paz era além de guia, trabalha na área diplomática e com os media. E torna a brincar “Os adeptos do Barcelona dizem que o Real Madrid ganhou o campeonato por causa de Israel…”.

Aviso na entrada na Palestina © Viaje Comigo

Aviso na entrada na Palestina © Viaje Comigo

A primeira paragem é no rio Jordão, no sítio Qasr el-Yahud, local onde Jesus Cristo terá sido batizado por João Batista. Como já tinha estado noutro local de batismo, muito verde e florido, achei este pouco apelativo, porque a água estava castanha. Mas, o próprio guia brinca com o assunto: aqui é tudo mais agreste. Mas saibam que é na Jordânia que estará suportamente o real local do batismo de Jesus. E a Jordânia é mesmo do outro lado do rio.

Qasr el-Yahud, Rio Jordão - Palestina © Viaje Comigo

Qasr el-Yahud, Rio Jordão – Palestina © Viaje Comigo

Qasr el-Yahud, Rio Jordão - Palestina © Viaje Comigo

Qasr el-Yahud, Rio Jordão – Palestina © Viaje Comigo

A segunda paragem é em Jericó, que é apelidada de “A cidade mais antiga do Mundo”, que fica a 258 metros abaixo do nível do mar, no Vale do Jordão, o que significa que é a região habitada de mais baixa altitude na Terra.

Antiga cidade no deserto da Judeia, nas margens do rio Jordão, a 27 Km de Jerusalém e a 8Km do Mar Morto, Jericó é citada tanto pelos Judeus como pelos Cristãos. No Velho Testamento é descrita como a “Cidade das Palmeiras”, já que as suas terras eram muito férteis e, por isso, muito procuradas para o estabelecimento de populações, durante milhares de anos. Os trabalhos de arqueólogos confirmam que Jericó é a cidade mais antiga do Mundo, com mais de 10 mil anos de História.

Susana Ribeiro em Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo – Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Torre que será de Antes de Cristo… Ruínas de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Teleférico e Mosteiro no Monte das Tentações - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Teleférico e Mosteiro no Monte das Tentações – Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Do meio das escavações, se olhar para o monte verá o que é chamado de Monte das Tentações, onde Jesus passou 40 dias, segundo a Bíblia, a fazer jejum. Segundo reza a história, o Diabo terá aparecido durante o jejum para que Jesus transformasse as pedras em pão, quebrando o seu jejum, mas que o filho de Deus terá resistido à tentação e daí o nome: Monte das Tentações. Há um teleférico que vai até lá acima – não tive tempo para fazer essa viagem – ao Mosteiro de Qurantul, onde ainda vivem alguns monges (disseram-me que apenas 2 e o mais velho que tem 90 anos) em clausura total. O mosteiro foi construído no monte, e é uma visão cinematográfica, encaixado no meio das rochas. Continue a ler a visita a Jericó aqui.

Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Mausoléu de Yasser Arafat em Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Mausoléu de Yasser Arafat em Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Mausoléu de Yasser Arafat em Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Mausoléu de Yasser Arafat em Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

De Jericó vamos para Ramallah, considerada a capital administrativa da Palestina. O nome da cidade é quase sempre associado a conflitos entre israelitas e palestinianos, mas eu encontrei uma cidade com uma vida igual às outras, cheia de gente simpática, mas… limitada por um muro. O primeiro local a ser visitado em Ramallah foi o mausoléu de Yasser Arafat, onde está o seu túmulo e tem um museu (mas não tínhamos tempo para o visitar) que pode ser visitado por quem tenha mais tempo. Depois, fomos até ao centro da cidade, comer bolos e visitar o mercado.

Mercado de Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Mercado de Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Mercado de Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Mercado de Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Pastelaria/Padaria Sanabel, Praça de Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Pastelaria/Padaria Sanabel, Praça de Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Mais à frente, exploramos o mercado, que é uma agitação só. Há bancas de frutas e legumes, gomas e doces, roupas, artigos para casa e brinquedos, etc. Há de tudo um pouco. E fomos parando nas bancas e o guia – entre dezenas de cumprimentos, porque ele conhece toda a gente – foi comprando algumas frutas para o grupo provar. Veja mais fotografias do centro de Ramallah aqui.

Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Pessoas de Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Entramos de novo no autocarro turístico, no qual já todos conhecem Tamer nos pontos de controlo. Começámos a descer o monte em direção a Belém e, muitas vezes, temos o muro visível do nosso lado direito. O que passa mais no centro da cidade tem graffitis e pinturas, mas o restante (de quase 400 km) é intercalado com arame ou cerca elétrica. Parámos no centro de Belém para almoçar comida típica árabe no Saint Charbel Tourism Restaurant. Gostei da comida, mas não foi nada de mais.

Basílica da Natividade - Belém - Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade – Belém – Palestina © Viaje Comigo

Restaurante Saint Charbel Tourism em Belém - Palestina © Viaje Comigo

Restaurante Saint Charbel Tourism em Belém – Palestina © Viaje Comigo

Restaurante Saint Charbel Tourism em Belém - Palestina © Viaje Comigo

Restaurante Saint Charbel Tourism em Belém – Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém - Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém – Palestina © Viaje Comigo

Depois de almoço continuámos com o tour para um dos pontos mais procurados de Belém: a Basílica da Natividade, onde terá nascido Jesus Cristo, numa gruta que está abaixo do chão atual.
O local do nascimento de Jesus – representado nos presépios de todo o mundo – está atualmente apontado com uma estrela de prata, num chão de mármore. A estrela de 14 pontas está na gruta onde supostamente Jesus nasceu. Por cima da gruta, foi construída, no século IV a Igreja da Natividade. Todos os anos a igreja recebe dois milhões de peregrinos – dizem ser a igreja mais antiga do mundo, ainda em atividade. A Capela da Manjedoura fica na mesma gruta, ao lado da estrela.

Estrela no chão da Gruta da Natividade - Belém - Palestina © Viaje Comigo

Estrela no chão da Gruta da Natividade – Belém – Palestina © Viaje Comigo

Estrela no chão da Gruta da Natividade - Belém - Palestina © Viaje Comigo

Estrela no chão da Gruta da Natividade – Belém – Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém - Palestina © Viaje Comigo

Mosaicos do chão da Basílica da Natividade -Belém – Palestina © Viaje Comigo

Igreja de Santa Catarina - Basilica Natividade - Belém - Palestina © Viaje Comigo

Igreja de Santa Catarina – Basilica Natividade – Belém – Palestina © Viaje Comigo

Dentro da igreja, há uma parte onde se conseguem ver os mosaicos originais que faziam parte da primeira igreja e dizem que terão cerca de 1700 anos, já os do teto terão entre 300 a 400 anos – a igreja terá sido construída à volta de 326 d.C. Os mosaicos são muito bonitos e estão muito bem cuidados e incrivelmente preservados. Foi um espetacular trabalho que os arqueólogos fizeram para trazerem esta parte da História da Igreja da Natividade. Ao lado da Basílica, está a Igreja Católica de Santa Catarina. É do seu interior que é transmitida a Missa do Galo para todo o mundo, no Natal, dizendo “Em direto da Basílica da Natividade”, quando na verdade é ao lado. Veja mais fotografias e saiba mais curiosidades sobre a Basílica da Natividade, aqui.

Igreja Santa Catarina junto da Basílica Natividade - Belém - Palestina © Viaje Comigo

Igreja Santa Catarina junto da Basílica Natividade – Belém – Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém - Palestina © Viaje Comigo

Basílica da Natividade -Belém – Palestina © Viaje Comigo

Porque não ficamos tempo perdido em filas na Igreja da Natividade, pudemos ir sem pressas apreciar os grafitis no Muro da Cisjordânia, que surge como tela de street art.

A visita ao muro vale pela carga dos graffitis que foram lá pintados, de artistas internacionais, mais ou menos conhecidos, e de Banksy que se tornou um poderoso ativista contra a construção do muro, que continua a crescer. Sabia que Banksy tem lá um hotel “com a pior vista do mundo”? Veja mais fotografias do muro e leia mais aqui.

Muro da Cisjordânia - Belém © Viaje Comigo

Susana Ribeiro Muro da Cisjordânia – Belém © Viaje Comigo

Muro da Cisjordânia - Belém © Viaje Comigo

Muro da Cisjordânia – Belém © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel - Muro Palestina - Belém - Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel – Muro Palestina – Belém – Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel - Muro Palestina - Belém - Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel – Muro Palestina – Belém – Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel - Muro Palestina - Belém - Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel – Muro Palestina – Belém – Cisjordânia © Viaje Comigo

Muro Palestina - Belém - Cisjordânia © Viaje Comigo

Muro Palestina – Belém – Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel - Muro Palestina - Belém - Cisjordânia © Viaje Comigo

The Walled Off Hotel – Muro Palestina – Belém – Cisjordânia © Viaje Comigo

Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Tour à Cisjordânia / The Best of West Bank Tour (almoço e entradas incluídos/ bebidas não incluídas)

Duração: dia inteiro, com saída do centro da cidade (pode sair de Jerusalém ou de Telavive)

Coisas a levar consigo:
– passaporte
– Snacks e água
– Chapéu se estiver muito calor
– Câmara / telemóvel
– Protetor solar
– Vestuário “modesto”, como vai a locais religiosos os calções muito curtos não são permitidos, assim como às mulheres é muitas vezes pedido que tapem decotes, braços e pernas. Geralmente levo uma écharpe, que uso para tapar as pernas, se estiver de calções, por exemplo.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Belém - Palestina © Viaje Comigo

Belém – Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Monte das Tentações - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Monte das Tentações – Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Ramallah - Palestina © Viaje Comigo

Ramallah – Palestina © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo