Atravessar o rio - Oasis Fint - Marrocos © Viaje Comigo Atravessar o rio - Oasis Fint - Marrocos © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 22, 2019

Vai viajar em grupo? Estas dicas são para si

Notícias/ Preparar a viagem/ Próximas Viagens/ Viagens promovidas

Como é viajar em grupo? Deixo-vos algumas dicas mais baixo. O Viaje Comigo nasceu em 2013 e, no ano seguinte, surgiu o primeiro convite para ser tour líder, ou seja, acompanhar grupos. Comecei por todos os anos fazer uma viagem com os  leitores do Viaje Comigo e, hoje em dia, é o meu emprego a tempo inteiro! O meu primeiro grupo viajou comigo para a Turquia, depois fui líder de viagens em Marrocos, na Malásia, na Índia, em S. Tomé e  na Tanzânia. Entretanto, lidero viagens (por diversas vezes) na Islândia, na Grécia, no Japão, na Indonésia, em Marrocos e na Tailândia.

Susana Ribeiro em Marrocos © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Marrocos © Viaje Comigo

Se estás a pensar “estou mesmo a precisar de férias para descansar”… então, nenhuma destas viagens que acompanho é para ti. A não ser que descansar para ti, seja viver intensamente todas as aventuras diárias que nos vão surgir!
Estes tours não foram feitos para quem gosta de ficar no resort durante uma semana – apesar que eu própria gosto bem de algumas viagens do género não fazer nadinha de nada – mas há sempre um ou mais dias de dolce far niente. No entanto, a maior parte da viagem é passada a experienciar coisas novas.

Por isso, nestas viagens, por vezes acordámos cedo, por vezes andamos muitas horas de transportes (alguns desconfortáveis), por vezes comemos fora de horas, às vezes temos furos nos pneus, os voos atrasam-se, ficamos atascados com o jipe na areia do deserto, etc. mas, tudo faz parte da experiência de viajar, cujo principal objetivo é tirar-nos da rotina diária e explorarmos as nossas capacidades e conhecermos culturas diferentes da nossa, mantendo a mente aberta para tudo de novo que nos surja. Não estamos certos, nem errados, somos todos diferentes.

– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisa de um e-Sim para a viagem? Compra aqui online e obtém descontos com o Viaje Comigo – para ficares sempre contactável em viagem.

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

O que vais visitar? Marca as tuas atividades online, para não perderes tempo nas filas… ou ficares sem o teu lugar! Clica aqui.

E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.

Dunas do deserto, ao longe - Marrocos © Viaje Comigo

Dunas do deserto, ao longe – Marrocos © Viaje Comigo

E se o objectivo é tirar-nos da rotina, para muita gente essa mudança é forte e podem criar resistências: deixem-se levar e desfrutem de todos os pequenos pormenores. Go with the flow! Desliguem-se da corrente, do stress que é a nossa vida no dia-a-dia, e aproveitem esta experiência única. Porque mesmo que voltem ao mesmo destino, nunca será igual!

Dromedários nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga - Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Dromedários nas dunas de Erg Chebbi, Merzouga – Deserto Saara, Marrocos © Viaje Comigo

Mas sei, e sei-o bem, que viajar em grupo, nem sempre é fácil. É diferente! Sendo tour líder – o que significa que acompanho grupos em viagens nacionais e internacionais – sei que viajar em grupo é, muitas vezes, a única solução para quem não gosta de viajar sozinh@, para quem não sabe falar línguas estrangeiras ou para quem tem alguns receios acerca de um destino.

Mas, viajar em grupo é também um desafio para toda a gente. É como viver numa sociedade mais pequena onde temos todos de fazer um esforço para que a viagem seja memorável. Não será sempre fácil a convivência, porque todos somos diferentes e todos temos já as nossas “manias”, mas garanto-vos que é também dos tours de grupo que saem amizades para toda a vida… e viagens que se tornam memoráveis!!
Como tour líder, a minha missão é fazer a ponte entre os nossos guias locais, a agência de viagens e o grupo e resolver da melhor forma todos os imprevistos que nos sejam colocados. O que desejo, é que as pessoas se divirtam muito!

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

Por já ter feito algumas viagens de grupo – felizmente todos os meus grupos têm pessoas espetaculares!! E faço viagens de grupo também com jornalistas e bloggers de viagens do mundo inteiro – deixo-vos aqui algumas sugestões se forem viajar em grupo:

1 – Leia sempre muito bem o programa da viagem onde se está a inscrever. Não gosta de fazer caminhadas, não quer levantar-se cedo muitos dias… isso poderá influenciar nas expectativas com que olhará para a viagem e poderá também influenciar na sua escolha. Precisava mesmo era de uma viagem para descansar? As minhas viagens são quase todas com programas que dão a conhecer o destino, daí que quase todos os dias iremos ter algo para fazer. Em alguns tours teremos alguns dias passados na praia ou piscina, para que possamos descansar.

2 – Veja o que está e não está incluído na sua viagem – não deixe isso para o último dia. Em caso de dúvida, contacte a agência de viagens. Com essa informação é mais fácil fazer um planeamento de quanto vai gastar – refeições, snacks, bebidas (muita água engarrafada na maior parte dos países) – se for de fazer compras, lembre-se disso também.

3 – Leia a informação enviada pela agência de viagens sobre o destino, para se preparar um pouco mais para a cultura com que vai conviver nos próximos dias.

4 – Verifique se o seu passaporte está dentro do prazo de validade e se são necessárias vacinas obrigatórias para o que destino escolhido. Se tem dúvidas fale com o seu médico e faça a Consulta do Viajante.

5 – Normalmente a agência de viagens dará a informação sobre onde cambiar dinheiro. No destino costuma compensar e há aeroportos onde a taxa é igual à da cidade, por isso, mais vale cambiar sempre lá no destino. Mas, por vezes, se não tiver transfer para o hotel incluído, valerá a pena levar algum dinheiro consigo, para apanhar táxi, por exemplo. E também, imagine que o seu voo vem muito tarde e que a loja de câmbio do aeroporto encerrou… já me aconteceu! Se não tiver transfer incluído levo sempre algum dinheiro já cambiado comigo.

6 – Leve dinheiro consigo, porque os cartões podem dar problemas – e há a possibilidade de uma máquina lhe comer o cartão… Eu uso o Revolut que é um pré-pago e pode tê-lo gratuitamente aqui. Uso porque quase não tem taxas de levantamento ou tem taxas muito pequenas em relação aos outros cartões.

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

7 – Sou apologista que devemos andar com a nossa mala sempre connosco, para que ela não desapareça no aeroporto ou se extravie e não chegue ao destino. Por isso, tente viajar com pouca coisa e leve mala de mão. A meio da viagem, peça para lavar a sua roupa no hotel onde estiver hospedado – é a melhor forma de levar pouca coisa. Lembre-se que os líquidos são podem ser maiores de 100ml e num máximo de 1L, dentro do saquinho de plástico fornecido no aeroporto. Já tem a lista de coisas a levar de viagem? Leia aqui.

8 – Chegue a horas ao local combinado. Nas viagens de grupo é, muitas vezes, difícil mantermos, num grupo grande, as horas de partida, porque há sempre alguém que se atrasa. Além de criar desconforto a quem é pontual, vai atrasar o horário de visita de algo, ou encurtar alguma tour já programada. Também poderá significar que poderemos perder um transporte de ligação. Tive um guia na Turquia que dizia sempre ao grupo “Encontramo-nos às 12h00, aqui. Não é às 11h55, nem às 12h05, é às 12h00!” e ia embora a rir-se! 😀
E aprendi, há pouco tempo, com um piloto da Força Aérea, esta máxima: “se não consegues chegar a horas, chega 5 minutos mais cedo”.

9 – Em muitos destinos, o acesso à internet poderá ser mais lento ou até impossível… lembre-se de avisar a família e amigos que poderá ficar alguns dias sem conseguir comunicar, mas apenas porque se estará a divertir tanto e sem tempo para a internet 😀

10 – Em algumas viagens vai ter de partilhar o quarto. Esta questão é uma das mais importantes em viagens de grupo. Tem de dar alguma liberdade ao seu/sua companheir@ de quarto. Não esteja sempre a falar: o quarto será também o local onde ambos poderão descansar do resto do grupo… dêem esse espaço a vocês próprios. Estipulem horários de uso da casa de banho, para quem nenhuma das duas pessoas fique prejudicada: um teve 30 minutos a tomar banho e o outro já só vai ter 10 minutos… Seja gentil e coloque-se no lugar do outro!

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

11 – Ao dividir o quarto vai também ter de dividir as tomadas. Se tiver muitos aparelhos para carregar, faça como eu, compre um adaptador universal (tem as tomadas do mundo inteiro) com duas entradas USB e uma normal de dois furos, para que possa carregar até três aparelhos a partir de uma só tomada.

12 – Além de ser importante cumprir horários, com um grupo… fazemos quase tudo juntos. Para as pessoas mais apressadas, pede-se um pouco mais de paciência. Tudo o que é feito em grupo, demora sempre um pouco mais… incluindo tirar fotografias. Se precisar de tempo livre sozinho, avise antes o tour líder e avise-o dos seus planos.

13 – A fazer a mala: a agência vai dar-lhe alguma indicações do clima e do que poderá/deverá levar na sua mala de viagem. Veja também as temperaturas que vão estar nas cidades que vai visitar, porque não somos todos iguais. Eu sou friorenta, por exemplo, e levo sempre um casaco, mesmo para destinos muito quentes (e porque dentro do avião tenho sempre muito frio). Vai viajar de avião pela primeira vez? Leia aqui as dicas.

14 – Leve calção de banho / biquini. Mesmo que seja um destino que não tem praia, veja se os hotéis onde vai ficar têm piscina… por vezes, consegue ir relaxar, no final de um dia de visitas.

15 – Se for visitar locais religiosos leve o que chamam de “vestuário modesto”. Calções curtos não são permitidos, assim como às mulheres é muitas vezes pedido que tapem decotes, braços e pernas. Geralmente levo uma écharpe, que uso para tapar as pernas, se estiver de calções, por exemplo.

16 – Se tiver algum problema de saúde, por favor, avise o seu tour líder. Diga ao seu médico que vai viajar e leve a sua medicação própria, se for o seu caso.

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

17 – Se tiver alguma alergia ou alguma condicionante na sua alimentação, avise também o seu tour líder. Na maior parte dos destinos, as opções vegan começam a ser muitas mas, por exemplo, para celíacos é sempre mais difícil. Também pode optar por levar snacks apropriados para si, já de casa e que se mantenham frescos. Eu costumo levar saquinhos de frutos secos.

18 – Importante: se quiser um assento especial, no voo, ou uma refeição especial terá de avisar com antecedência a companhia aérea. Dicas para viajar de avião.

19 – Guarde sempre bem os seus pertences. Não sou apologista do uso de mochilas, no dia-a-dia. Nos destinos quentes, aquecem muito as costas e, muitas vezes, temos de as usar para a frente, nos locais com muita gente, porque temos medo de sermos assaltados, sem sequer darmos conta… Uso quase sempre uma carteira modesta (sem grandes marcas) ou saco de pano e, aliás, evito nas viagens usar objetos de valor.

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

20 – Se não está habituado a comer comida muito picante ou muito condimentada, não o faça em exagero viagem. Prove com moderação. Tenha alguns cuidados, principalmente se for habitual ficar indisposto quando come algo diferente.

21 – Quando se viaja em grupo é sinónimo de muitas malas juntas. Verifique sempre se a sua mala está dentro do autocarro ou carro que o vai transportar entre os locais a visitar. São tantas as histórias de malas trocadas à porta dos hotéis, sem querer 😀

22 – Nunca se esqueça do seu seguro de viagem. Com os tours que eu faço é obrigatório o seguro e ninguém poderá viajar sem ele. Costumo dizer que a viagem perfeita é: aquela que não tenho de acionar o seguro de viagem. Mas, infelizmente já aconteceu. Fique sempre prevenido.

23 – Colocando-se novamente no lugar do outro: modere as suas atitudes, não faltando ao respeito, não tendo comportamentos racistas, sexistas e homofóbicos. E divirta-se… muito!!!

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

Estrada em Marrocos © Viaje Comigo

Na estrada em Marrocos © Viaje Comigo

Grupo Leva-me Marrocos - Setembro 2019 - Marrocos © Viaje Comigo

Nascer do sol no deserto – Grupo Leva-me Marrocos – Setembro 2019 – Marrocos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo