O muro da Cisjordânia, construído pelo Estado de Israel – que passa à volta e por dentro dos Territórios Palestinianos Ocupados – é um dos assuntos mais polémicos da política internacional. A visita ao muro vale pela carga dos graffitis que foram lá pintados, de artistas internacionais, mais ou menos conhecidos, e de Banksy que se tornou um poderoso ativista contra a construção do muro, que continua a crescer. Sabia que Banksy tem lá um hotel “com a pior vista do mundo”? Leia mais baixo.
O muro da Cisjordânia, que tem atualmente quase 800 Km, é apelidado de Cerca de Segurança por Israel, que diz que assim consegue controlar melhor a entrada de terroristas. Para a Autoridade Nacional Palestiniana é um muro que separa famílias, que anexou terras e os limita de diversas formas. Quando visitei Israel, fui fazer o Tour Best of West Bank, a partir de Jerusalém, que nos leva até junto do muro (em Belém) que está repleto de grafittis, servindo de painel de ideias e de mensagens contra esta separação de cimento e arame farpado e contra a passividade da comunidade internacional, que nada faz para contrariar este muro. Há grupo de ativistas, tanto de Israel como da Palestina, que transformaram as paredes do muro em telas, onde a arte expressa a indignação.
Um dos mais internacionais graffiters tem aqui várias “pinturas” suas: Banksy. E há lojas que vendem vários objetos, com as suas imagens que se tornaram icónicas. Quadros, fotografias, postais, sacos de pano, t-shirt’s, ímanes e, se quiserem, pegar nas latas de spray e fazerem o vosso próprio graffiti.
Além disso, Banksy tem um hotel, mesmo de frente para o muro: o The Walled Off Hotel. Quando abriu disse que tinha “a pior vista do mundo” e o espaço hoteleiro torna-se ele também uma forma de protesto em instalação artística. Nas paredes estão graffitis seus e câmaras de vigilância como objetos de decoração. Mesmo que não queira ficar lá alojado, pode entrar para um café, um cocktail ou uma cerveja e ficar na esplanada com a (pior) vista (do mundo) para o muro cheio de graffitis. O hotel tem também um museu (entrada paga), loja e galeria/sala de exposições que pode ser visitada gratuitamente.
Tour O melhor de West Bank / Cisjordânia A partir de Jerusalém fiz um um tour pela Cisjordânia, em território controlado pela Autoridade Palestiniana, que está …
Alojamento em Hiroshima, Japão No Japão, existe uma diversidade de alojamentos tradicionais, mas também outros mais modernos e sofisticados. Desde os tradicionais …
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK