Susana Ribeiro em Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo Susana Ribeiro em Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 8, 2019

Em Jericó: na cidade mais antiga do mundo

Ásia/ Palestina

Parece frase de marketing, mas Jericó, é a cidade mais antiga do Mundo. E essa frase está mesmo à entrada desta cidade, que fui visitar durante o Tour Best of West Bank, a partir de Jerusalém, ou seja, na Cisjordânia, em território controlado pela Autoridade Palestiniana. Jericó fica a 258 metros abaixo do nível do mar, no Vale do Jordão, o que significa que é a região habitada de mais baixa altitude na Terra.

Deserto da Judeia, a caminho de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Deserto da Judeia, a caminho de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo

Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo – Palestina © Viaje Comigo

Antiga cidade no deserto da Judeia, nas margens do rio Jordão, a 27 Km de Jerusalém e a 8Km do Mar Morto, Jericó é citada tanto pelos Judeus como pelos Cristãos. No Velho Testamento é descrita como a “Cidade das Palmeiras”, já que as suas terras eram muito férteis e, por isso, muito procuradas para o estabelecimento de populações, durante milhares de anos. Os trabalhos de arqueólogos confirmam que Jericó é a cidade mais antiga do Mundo, com mais de 10 mil anos de História.

Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo

Fonte de Eliseu – Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo – Palestina © Viaje Comigo

Fonte de Eliseu - Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo

Fonte de Eliseu – Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo – Palestina © Viaje Comigo

Diz-se também que esta era a terra para onde os escravos do Egito regressavam, liderados por Josué, sucessor de Moisés (há um episódio no Antigo Testamento que fala da batalha e do cerco de Jericó). Por aqui passaram várias civilizações (desde tempos pré-históricos) e também Jesus por aqui terá passado, tendo sido lugar de dois dos seus milagres, curando dois cegos: Bartimeu, cego físico, e Zaqueu, um cobrador de impostos cuja cegueira era espiritual.

Aliás, diz-se que Zaqueu terá subido a uma árvore para ver Jesus passar, com os seus discípulos, e que o convidou para sua casa. A partir daí, começou a ver a vida de outra forma, menos interesseira e mais generoso. A árvore ainda continua no suposto local… “como assim”, perguntam vocês? “Uma árvore com 2 mil anos que ainda está intacta??”. Dizem que provavelmente não será a mesma árvore, mas afiançam que está no mesmo local da original e agora protegida.

Árvore de Zaqueu - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Árvore de Zaqueu (vista do autocarro)- Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Supõe-se, pelos achados e ruínas que se vão encontrando da antiga cidade de Tell Es-Sultan – e que pode ver durante o tour, com descrição do guia – que as sociedades que aqui se estabeleceram eram muito desenvolvidas, algo provado pela organização existente e pelo planeamento do território.

Aliás, segundo uma arqueóloga que por aqui andou em escavações, existiram nesta área 23 civilizações: cidades destruídas e construídas de novo, por cima. Pensem nisso e em como a nossa vida e o que deixámos feito é efémero.
Nas escavações, notam-se as diferentes camadas e até se vê o que resta de uma torre e que será de Antes de Cristo. Se assim for, diz o guia, que é o edifício mais antigo do mundo. As escavações começaram em 1868.

Ruínas de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Torre que será de Antes de Cristo… Ruínas de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Do meio das escavações, se olhar para o monte verá o que é chamado de Monte das Tentações, onde Jesus passou 40 dias, segundo a Bíblia, a fazer jejum. Segundo reza a história, o Diabo terá aparecido durante o jejum para que Jesus transformasse as pedras em pão, quebrando o seu jejum, mas que o filho de Deus terá resistido à tentação e daí o nome: Monte das Tentações. Há um teleférico que vai até lá acima – não tive tempo para fazer essa viagem – ao Mosteiro de Qurantul, onde ainda vivem alguns monges (disseram-me que apenas 2 e o mais velho que tem 90 anos) em clausura total. O mosteiro foi construído no monte, e é uma visão cinematográfica, encaixado no meio das rochas.

Monte das Tentações - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Monte das Tentações – Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Mosteiro no Monte das Tentações - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Mosteiro no Monte das Tentações – Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Teleférico e Mosteiro no Monte das Tentações - Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Teleférico e Mosteiro no Monte das Tentações – Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Horário do Teleférico: sábado a quinta-feira – 8h00 às 19h00; sexta-feira, 8h00-22h00; feriados, 8h00-00h00
Horário do Mosteiro: sábado e domingo, das 8h00 às 14h00; segunda-feira a sexta-feira, das 8h00 às 16h00

Como vos disse, no início do texto, fui visitar Jericó dentro do Tour Best of West Bank, a partir de Jerusalém e que passava por outros locais, como Belém e Ramallah, por exemplo. Quem quiser pode ir visitar sozinho Jericó, apanhando um autocarro no Portão de Damasco, em Jerusalém – no seu hotel dar-lhe-ão mais indicações se necessário.

– Está à procura de hotéis para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Ruínas de Jericó - Palestina © Viaje Comigo

Ruínas de Jericó – Palestina © Viaje Comigo

Teleférico em Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo - Palestina © Viaje Comigo

Teleférico em Jericó: a Cidade Mais Antiga do Mundo – Palestina © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo