Almeida - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Novembro 11, 2019

Dias 29 e 30 Novembro, Almeida: “A Senhora Dona Maria, a princesa, vai casar!”

Centro/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal/ Almeida ]

Com o Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa a animar várias Aldeias Históricas de Portugal, a festa vai chegar a Almeida nos dias 29 e 30 de novembro. Com o tema “A Senhora Dona Maria, a princesa, vai casar!”, a festa vai contar com inúmeras atividades como workshops, visitas guiadas, bailes, música, passeios de balão, e aulas de gastronomia.

Susana em Almeida - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Susana em Almeida – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

SINOPSE DO EVENTO
Aldeias em Festa, Almeida, 29 e 30 de novembro

“D. Maria vai casar é o mote para mais um evento do Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa. Inspirado por um conjunto de atividades que decorreram em Almeida aquando das comemorações do casamento real entre D. Maria I e o sereníssimo D. Pedro de Bragança.

Propõe-se um vasto e abrangente programa que passa pela gastronomia, música, dança e performances artísticas, sempre centrado nas histórias locais, património e memória coletiva deste território.

Neste contexto, Almeida, vila histórica, convida-o para um encontro, nos dias 29 e 30 de novembro, com as suas histórias e celebração dos dias em que o seu ímpar património monumental relegou a sua função militar e utilitária para segundo plano, transformando-se num palco de demonstração do espetacular jogo barroco, dramático, sonoro, efémero e luminoso.

Daí que o festejo do casamento de D. Maria e D. Pedro, sejam apenas o pretexto com que se irá contar de forma muito divertida algumas das atividades relatadas nos livros da História.

Almeida, e as suas gentes ativamente incluídas na preparação destas atividades esperam por si… vai ser uma festa, porque D. Maria vai casar!”

Pôr-do-sol em Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Pôr-do-sol em Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Igreja da Misericórdia - Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Igreja da Misericórdia – Almeida – Portugal © Viaje Comigo

PROGRAMA CICLO 12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA EM ALMEIDA

Sexta-feira, 29 de novembro de 2019

– 15h00 / 17h30 “Pedro e Maria”: Reciclar a Brincar – Workshop construção de fantoches | Reservado à comunidade escolar Almeidense

– 19h00 Figuras com histórias – Visita guiada pelo espólio de Alcides do Pereiro: Poeta e Escultor || Quartel das Esquadras

– 19h30* Jantar desastrado – Jantar comunitário preparado pela Comissão de Festas de Almeida com o chef Ivo Loureiro |Picadeiro

– 22h30 Baile de época(s), danças e máscaras do Barroco ao sec. XXI | Picadeiro

Canhões de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Canhões de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Sábado, 30 de novembro de 2019

– 10h00 Figuras com histórias – Pelas Ruas de Almeida eu vivi! – visita Guiada por elementos da comunidade | Quartel das Esquadras

– 10h30 Abertura do mercadinho local “coisas de cá”|| Praça da república/ António de Sousa Júnior

– 11h00 Figuras com histórias – Recordações de velhos tempos em Almeida, pelos três da vida airada -visita guiada por elementos da comunidade ||Quartel das Esquadras

– 11h30 Foi assim que aprendi – Aula de Gastronomia onde o Chef Ivo Loureiro apresentará a sua visão sobre: Provas da Matança, Provas de Caça (Javali) e a tradicional aboborada || Portas de Santo António

– 14h00 – 17h00 Lá do alto vi Almeida – Subidas de Balão de ar Quente | Fosso Portas de São Francisco

– 16h00 O casamento da Gata de Luísa Ducla Soares: História contada e cantada por Suzete Marques, seguida de oficinas de expressão plástica | Biblioteca Municipal

– 16h30 Encontro de Coros Luso-Espanhol | Igreja Matriz de Almeida

– 21h30 Desafios e atrasos de uma celebração – Visita encenada. Encenação da Associação Calafrio com elementos da comunidade | Portas Exteriores de S. Francisco

• As ruas e montras de Almeida terão Luminárias construídas em oficinas plásticas de preparação para o evento.||

• Em permanência exposição de Luminárias no MHMA.

*Sujeito a marcação prévia através do telefone 271 571 229, através do telemóvel 939 612 622, ou através do email museu.militar@cm-almeida.pt, limitações de inscrições.

Casa da Roda dos Expostos Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Casa da Roda dos Expostos Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Almeida – Portugal © Viaje Comigo

A festa só acaba em dezembro!

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” encerra em Belmonte, de 27 a 30 de dezembro. Marcámos lá encontro?

Sobre a Rede das Aldeias Históricas de Portugal

Perdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos. É, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia. No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

Museu Histórico-Militar de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Museu Histórico-Militar de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Ruínas do Castelo de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Ruínas do Castelo de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Portugal tem a maior rota europeia para caminhadas com selo Leading Quality Trails – Best of Europe: é a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal (GR22), distinguida pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada). A GR22 liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal em mais de 600 km de extensão, num percurso circular, que envolve alguns dos mais belos parques naturais e reservas de Portugal, classificadas como Património Mundial da UNESCO: o Parque Natural do Douro Internacional e Parque Arqueológico do Vale do Côa, o Parque Natural do Tejo Internacional, e o Parque Natural da Serra da Estrela, cuja candidatura a Geopark Mundial foi recentemente aprovada pela UNESCO. Além destes territórios UNESCO, a GR22 integra ainda outros parques e reservas naturais, como a Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Reserva Natural da Serra da Malcata, a Área Protegida Privada da Faia Brava e a Paisagem Protegida da Serra da Gardunha.

A GR22 é também um importante recurso de interpretação do território, centrado na lógica de rede que liga as 12 Aldeias Históricas de Portugal e que envolve cerca de 104 localidades e 20 municípios: os 10 que integram a Rede (Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal e Trancoso) e ainda os municípios da Guarda, Castelo Branco, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel e Seia. Deste modo, a GR22 tem um papel preponderante no impulso da economia do território.

©Aldeias Históricas Portugal

©Aldeias Históricas Portugal

Ports duplas de Santo António - CEAMA - Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida © Viaje Comigo

Ports duplas de Santo António – CEAMA – Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida © Viaje Comigo

Museu Histórico-Militar de Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Museu Histórico-Militar de Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Pôr-do-sol em Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Pôr-do-sol em Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Picadeiro d'El Rey - Almeida - Portugal © Viaje Comigo

Picadeiro d’El Rey – Almeida – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo