Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Maio 21, 2019

Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” anima as Aldeias Históricas em 2019

Centro/ Notícias/ Portugal [ Aldeias Históricas de Portugal ]

Em 2019, as Aldeias Históricas de Portugal voltam a estar ainda mais animadas do que é habitual, com o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”. A partir de junho e até ao final do ano, 12 eventos vão dar vida a lendas e histórias destes locais, com animação de rua e atividades, que fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal. Guarde já na sua agenda as datas das festas (leia mais abaixo).

O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” agrupa 12 eventos, que tem este ano a sua terceira edição, é o primeiro ciclo de eventos em rede, a nível mundial, com certificado BIOSPHERE© Events. O que significa isso?

A Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal explica melhor: “as aldeias estão na linha da frente em estratégias de inovação e sustentabilidade, no nosso país. Prova disso é que, depois de se terem tornado, em 2018, o primeiro destino em rede, e o primeiro destino a nível nacional, a receber o certificado BIOSPHERE DESTINATION, entregue pelo Instituto de Turismo Responsável, são agora pioneiras na promoção do 1.º ciclo de eventos em rede, a nível internacional, com certificado BIOSPHERE© Events. O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” já está este ano a ser preparado de acordo com os requisitos internacionais de sustentabilidade”.

Igreja Santiago e Torre de Belmonte - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Igreja Santiago e Torre de Belmonte – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

No que consiste o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”? É um conjunto de eventos, promovidos em cada uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, cujo objetivo é dar ainda mais vida àqueles lugares e oferecer momentos inesquecíveis às comunidades locais e visitantes.

O Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, de 2019, começa já no próximo mês de junho, decorrendo o primeiro evento na Aldeia Histórica de Sortelha, de 28 a 30 de junho, e só termina no final do ano, com o último evento a acontecer na Aldeia Histórica de Belmonte, de 27 a 30 de dezembro.

Aldeia Histórica de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Passear por Trancoso – Portugal © Viaje Comigo

AGENDA DO CICLO “12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA” – ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL

JUNHO
– 28 a 30 de junho, em Sortelha

JULHO
– 6 e 7 de julho, em Piódão
– 12 a 14 de julho, em Linhares da Beira
– 20 e 21 de julho, em Marialva
– 27 e 28 de julho, em Castelo Novo

SETEMBRO
– 6 e 7 de setembro, em Castelo Rodrigo
– 20 e 21 de setembro, em Castelo Mendo

OUTUBRO
– De 4 a 6 de outubro, em Trancoso

NOVEMBRO
– 1 a 3 de novembro, em Idanha-a-Velha
– 8 a 10 de novembro, em Monsanto
– 29 e 30 de novembro, em Almeida

DEZEMBRO
– 27 a 30 de dezembro, em Belmonte

Castelo de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Trancoso – Portugal © Viaje Comigo

Susana em Almeida - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Susana Ribeiro em Almeida – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

“À semelhança das edições anteriores, como ponto de partida de cada evento “12 em Rede – Aldeias em Festa” está sempre algo que pertence à memória coletiva de cada aldeia, como uma personagem, uma lenda ou um conto tradicional, um acontecimento histórico ou um elemento patrimonial. As histórias e estórias das Aldeias Históricas de Portugal vão sair dos livros e do imaginário da comunidade e ganhar vida nas ruas de cada aldeia”, apresenta assim os eventos a organização dos mesmos.

Vista para Figueira de Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Vista para Figueira de Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

Capela de S. Miguel - Monsanto - Aldeia Histórica - Portugal © Viaje Comigo

Dentro da Capela de S. Miguel – Monsanto – Aldeia Histórica – Portugal © Viaje Comigo

O programa de cada localidade tem a duração mínima de dois dias e conta com a participação ativa da comunidade em que acontece, em estreita colaboração com artistas profissionais. São 12 eventos, onde o objetivo é oferecer aos participantes uma experiência autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal. Os produtos distintivos de cada aldeia também estarão em destaque, nomeadamente em mercados de rua.

Castelo de Marialva © Viaje Comigo

Cidadela e Castelo de Marialva © Viaje Comigo

Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é descobrir a História de Portugal, o seu Património, a sua Gastronomia e desfrutar de atividades de lazer e aventura. No território das Aldeias Históricas de Portugal existem muitos trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22 (GR), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, com cerca de 600 km.
De salientar que, as Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

Parque Municipal de Trancoso - Portugal © Viaje Comigo

Parque Municipal de Trancoso – Portugal © Viaje Comigo

Castelo de Linhares - Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Castelo de Linhares – Aldeias Históricas de Portugal @ Viaje Comigo

Sortelha - Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

Sortelha – Aldeias Históricas de Portugal © Viaje Comigo

©Aldeias Históricas Portugal

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo