Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo
Publicado em Setembro 18, 2019

Hotéis: onde dormir em Nazaré, Israel

Ásia/ Israel [ Nazaré ]

A minha viagem por Israel passou por Telavive, Jerusalém e Nazaré. Nesta última cidade, estive alojada no Fauzi Azar by Abraham, que dispõe de quartos privados, familiares e dormitórios. Fiquei num dormitório feminino, bem na cidade antiga de Nazaré, num edifício acolhedor, que tem mais de 200 anos de história. A localização é perfeita – a vista sobre a cidade é incrível – e o ambiente também.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Vista da varanda do Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

O Fauzi Azar by Abraham pertence aos Abraham Hostels (que têm hostels também em Telavive e Jerusalém) e foi implementado num edifício que foi completamente recuperado, a partir de uma mansão que pertenceu a Fauzi Azar, um homem com algum poder económico. O senhor Azar e a mulher morreram nos anos 1980 e as suas cinco filhas decidiram sair da Cidade Antiga, que se tornou muito mal frequentada. Mas, agora, tudo mudou! E para melhor!

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazare – Israel © Viaje Comigo

Há uns anos, a cidade antiga de Nazaré quase não fazia parte dos roteiros turísticos. Estava degradada e, aos poucos, todos os habitantes e comerciantes foram saindo do centro que era tomado por toxicodependentes e ladrões, ou seja, muito mal frequentado. Mas, entretanto, tudo mudou e muito com a ajuda deste projeto de hostel/guesthouse, que trouxe uma nova vida ao centro histórico (cidade antiga de Nazaré), onde apareceram muitos negócios novos, sobretudo ligados ao turismo e ao artesanato local. São sobretudo mulheres que estão à frente desses negócios. Curioso, não é?

Para a minha viagem para Israel, voei com a TAP Air Portugal, com voo direto de Lisboa para Tel Aviv. Depois, fui com o transfer do hostel de Telavive para o de Nazaré.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Rua do Fauzi Azar by Abraham Hostels (porta vermelha à direita) – Nazare – Israel © Viaje Comigo

A mansão de Fauzi Azar esteve vazia e ao abandono durante muito tempo e os Abraham Hostels fizeram uma proposta à família de Fauzi… reabilitá-la e dar-lhe vida como guesthouse, com um toque muito familiar. A família acedeu e deu-lhes 10 anos sem aluguer para que a reabilitassem sem pressas e mantendo as características originais, com as pinturas, etc. Toda a cidade lucrou com isso, tendo agora como vizinhos efervescentes negócios modernos e tradicionais. Criaram-se novos empregos e fazem-se novamente visitas guiadas numa cidade que tinha medo de se mostrar.

São vários os quartos desta casa Fauzi Azar by Abraham: alguns são privados, outros familiares e tem dormitórios masculinos, femininos e mistos. Fiquei num quarto/dormitório feminino, com seis camas single (há outros com beliches). Um espaço simples, mas muito confortável. Como estive lá no calor de agosto, as janelas estavam sempre abertas e as ventoinhas a funcionarem – só as desligávamos à noite.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Dormitório do Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazare – Israel © Viaje Comigo

Quando lá estive, como as janelas estavam todas abertas, ouviam-se as chamadas para as orações. Num domingo, de meia em meia hora, os sinos das igrejas tocavam a rebate e passado um pouco ouve-se o chamamento da oração da mesquita. Confesso-vos que, em Nazaré, tive a sensação de estar no meio de um filme (assim como em Jerusalém), só de pensar que Jesus, em criança, andou a correr por estas mesmas ruas. É estar no local onde uma das maiores histórias da Humanidade aconteceu de facto.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Mesa de pequeno-almoço no Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazare – Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

Nazaré é provavelmente o único local do mundo onde alguém, na rua, quando sabe que és de Portugal, vos vai dizer: “eu também sou cristão daqui”. São menos de 30 por cento os cristãos nesta cidade e os restantes são muçulmanos. “Vivem bem juntos, em paz”, diz-me a guia.

O senhor Fauzi era de uma família cristã. Casou com uma libanesa, que fugiu de um casamento e tiveram cinco filhas. Um dia, deflagrou um incêndio na casa e tudo ardeu. Depois, a casa ficou abandonada e fechou no início do século XX. “Durante muito tempo, este local era a casa de banho, da cidade, estava abandonado”, diz-me a guia do tour que nos leva a conhecer o centro antigo de Nazaré.

Nos tetos foram mantidas as pinturas do final do século XIX e são imagens que nos contam a vida desta região, começando por mostrar os cereais que aqui se cultivavam.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Teto da sala no Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

No pequeno-almoço deste hostel há um pormenor que faz toda a diferença: os ingredientes vêm dos produtores locais, incluindo o pão que é cozido por vizinhos. Este é um hostel que promove a cultura local e cria empregos em torno do seu negócio.
Ao pequeno-almoço vai ter: cereais, ovos cozidos, iogurte, azeitonas, tomate, alface; pasta de chocolate, doce de morango; frutos secos; pão pita normal ou com sementes; melancia fresca; bebidas quentes e frias; e bolo caseiro.
É considerado um pequeno-almoço tradicional árabe e é servido das 7h00 às 10h00; 6h30 às terças e quintas-feiras; 7h30 ao domingo, mas se tiver tour às 7h30 vai ter comida disponível antes. Neste hostel não precisamos de lavar a louça do pequeno-almoço.

Pequeno-almoço do Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazare – Israel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazare – Israel © Viaje Comigo

Pequeno-almoço do Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Sala do Pequeno-almoço do Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazare – Israel © Viaje Comigo

O hostel tem uma sala para o pequeno-almoço, junto da receção, mas é no piso superior que está a cozinha comunitária que todos podem usar para fazerem as suas refeições. Depois, como é habitual nos hostels, deixem a louça lavada a secar.

Em frente à porta do hostel, estão várias portas coloridas. São todas lojas de artesanato que mantêm vivas as tradições. Uma delas (quando sai do hostel à esquerda) tem um buraco por onde se pode espreitar e ver parte dos canais por onde passava a água da cidade antiga. E também mostra quando a cidade cresceu entretanto… vários metros de terra, construções umas em cima das outras, e hoje em dia já não há nada do antigo à mostra, a não ser as igrejas.

No hostel, além dos lindos tetos também a parte exterior é muito acolhedora e confortável. Tem sofás no exterior, junto das arcadas, e da fonte de água que se torna relaxante, e o local perfeito para ficar a descansar depois de um tour, a ler um livro ou a planear os dias seguintes da sua viagem.

A localização deste hostel é perfeita para sair a pé e conhecer o centro histórico de Nazaré. Está perto das lojas, cafés, restaurantes e dos locais a visitar. Está também junto da rua de carpinteiros, profissão do pai de Jesus, que também aqui tem vindo a desaparecer… “agora quase só fazem caixões, porque o resto também já só se compra Ikea”.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

São muitas as atividades que este hostel organiza a partir de Nazaré: há um trilho de Jesus (Jesus Trail) que é possível fazer sozinho, mas organizado pela Abraham Tours – pode deixar no hostel as malas gratuitamente, enquanto faz o caminho. O hostel proporciona um tour grátis, de segunda a sexta, às 9h30, e sábado às 12h30, pelo centro de Nazaré. Além disso, há outros tours a partir de Nazaré: eu fiz o tour do Monte Tabor, Rio Jordão e Mar da Galileia. Vale a pena!

Quer conhecer melhor a cultura local: inscreva-se no workshop de cozinha tradicional à terça-feira e sábado às 18h00; ou na aula de árabe, gratuita, à segunda e quarta-feira, às 18h00; e à sexta-feira acontece a Noite de Música Árabe às 19h00 – as atividades poderão mudar mediante o número de inscritos.

Os pontos religiosos de Nazaré ficam a poucos metros deste hostel:
– A Basílica da Anunciação é muito fácil de chegar: saia do hostel, vire à esquerda e vire novamente na primeira à direita. Vai passar pelo mercado e, no final da escadaria, aparece a Basílica à sua esquerda.

– A Mesquita Branca fica antes. Sai do hostel e vira à esquerda e depois na primeira à direita passa por algumas lojas do mercado e já vai ver a mesquita do lado esquerdo.

– O Poço de Maria: saia do hostel e vira à esquerda, desce umas escadas e continua à esquerda. Sempre em frente até chegar a uma praça, o Poço de Maria fica aí abaixo, à direita. São uns 5 minutos a caminhar.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

Autocarros de Nazaré:

Muito importante: não há transportes públicos com o Shabbat, desde o pôr do sol na sexta-feira até sábado à noite ou em feriados judaicos.
Para ir a Cana #28 sai da paragem junto ao Poço de Maria

O shuttle do Abraham, entre os três hostels, funciona ao domingo, segunda, terça, quarta e sábado às 13h30. Sai de Nazaré e vai a Telavive e depois para Jerusalém.

Notas:
– o que nunca devemos esquecer de levar quando partilhámos quarto: tampões para ouvidos (no hostel dão); venda para os olhos; e cadeado para os armário (se não tiver cadeado pode comprar por cerca de 2.50 euros)

– Se ficar num dormitório, aquando do check-out, leve os seus lencóis da cama e toalha de banho para a receção. Acho ótimo porque assim há a garantia que a roupa da cama é trocada. Se estiver num quarto privado não precisa de levar – é um serviço incluído.

– Existem máquinas de lavar e secar roupa no hostel.

Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazaré - Israel © Viaje Comigo

Teto do quarto no Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Fauzi Azar by Abraham
Morada: 6112 St 9, Nazareth, Israel
Telefone: +972 4-602-0469

Check-in a partir das 14h00; check-out às 11h00.
Receção fecha entre as 22h00 e as 07h30 – temos uma segunda chave para entrar noutra porta depois das 22 horas.

Se vai de carro, peça indicações ao hostel para saber onde o deixar estacionado, uma vez que no centro é quase impossível fazê-lo.

Fachada do Fauzi Azar by Abraham Hostels - Nazare - Israel © Viaje Comigo

Fachada do Fauzi Azar by Abraham Hostels – Nazaré – Israel © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo