Quase todas as cidades portuguesas têm festas gratuitas, nas ruas, para entrar no novo ano, com muita animação e com o pé direito. Mas, como o fim de ano em Portugal é durante a época fria, existem cada vez mais propostas para passar o réveillon dentro de portas. Alojamentos, mais ou menos requintados, casas para grupos de amigos, lugares românticos, e uma noite com uma lareira só para si… uma tainada com amigos até às tantas e caminhadas no primeiro dia do ano….

E além dos alojamentos, todos experimentados pelo Viaje Comigo… fique também com sugestões de passeios. Claro que a Serra da Estrela será sempre um dos pontos mais concorridos mas, passei o ano inteiro a sugerir as 12 Aldeias Históricas de Portugal e, como viram, fiquei encantada com o que visitei e não me farto de sugerir. Qualquer uma das aldeias é perfeita para passeios.
– Se forem à de Aldeia de Linhares da Beira vão experimentar o restaurante Cova da Loba.

Restaurante Cova da Loba - Linhares da Beira © Viaje Comigo
Novilho com queijo da Serra – Restaurante Cova da Loba – Linhares da Beira © Viaje Comigo

Se andarem pelos Arcos de Valdevez, fiquem também encantados com a Aldeia de Soajo, ou a de Sistelo e outros locais muito bonitos – por lá, pode experimentar um destes restaurantes de cozinha regional.

Ainda, se for para os lados do Gerês experimente um dos restaurantes mais marcantes: O Abocanhado. A sul, para desfrutar da natureza, uma outra sugestão: que tal começar o novo ano em Tróia?

Restaurante O Abocanhado em Brufe © Viaje Comigo
Restaurante O Abocanhado em Brufe © Viaje Comigo
Apresentação do evento foi no Restaurante Oficina © Viaje Comigo
Apresentação do evento foi no Restaurante Oficina, no Porto © Viaje Comigo

No Porto, são muitos os meus restaurantes preferidos. Mas, aqui fica um com lareira: o Oficina. Guarde apetite para as sobremesas que são divinais. E, no Porto, não vão faltar sugestões de restaurantes onde pode passar o último dia do ano. Abaixo, vão encontrar muitas propostas interessantes (e para todos os bolsos) para se alojar de norte a sul do país. E apressem-se a escolher porque as reservas já começaram.

Lareira © Viaje Comigo
Lareira © Viaje Comigo

1 – Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco

Os quartos, decorados de forma moderna mas sempre com atenção no charme campestre (com parede de xisto, em alguns), estão equipados com televisão, ar condicionado, produtos de higiene na casa de banho, garrafa de água e internet grátis. A casa tem a sala comum, com a lareira, um espaço para as mesas de refeições, um bar (onde pode experimentar os vinhos da região, ou um cocktail), e um cantinho de leitura, com dois cadeirões e uma imagem gigante da região. Reserve e leia tudo sobre o Monte do Vale Mosteiro.

Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco © Viaje Comigo
Sala com lareira – Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco © Viaje Comigo
Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Castelo Branco © Viaje Comigo
Piscina do Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Castelo Branco © Viaje Comigo
Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco © Viaje Comigo
Quarto Violeta, Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco © Viaje Comigo
Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco © Viaje Comigo
Pequeno-almoço na mesa – Monte do Vale Mosteiro, Rosmaninhal, Idanha-a-Nova, Castelo Branco © Viaje Comigo

2 – Casa da Cisterna, Castelo Rodrigo, distrito da Guarda

A Casa da Cisterna tem 11 quartos, alguns com nomes de aves, e eu fiquei no Rabiruivo. Este é, aliás, um quarto que pertence a uma enorme casa. Tem casa de banho privada e quando abre a porta vai estar junto de uma sala de jantar, com cozinha ao lado. No piso superior estão os sofás, uma área de leitura, televisão e filmes, e uma lareira, que aquecerá os visitantes nas noites mais frias. A decoração dos quartos é diferente, em todos, aliando a rusticidade do local e a modernidade de algumas peças. Definitivamente, a Casa da Cisterna é um local para voltar e visitar muitas vezes. Reserve e leia tudo sobre a Casa da Cisterna.

Casa da Cisterna - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo
Sala de refeições na Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo
Casa da Cisterna - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo
Sala na casa do meu quarto – Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo
Casa da Cisterna - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo
Lareira na casa do meu quarto na Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo
Pequeno-almoço na Casa da Cisterna - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo
Pequeno-almoço na Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

3 – INATEL Linhares da Beira, Celorico da Beira, distrito da Guarda

O INATEL Linhares da Beira Hotel Rural, que está inserido num bonito edifício (Solar Corte Real) do século XVIII, que teve anos de abandono e foi requalificado, mantendo o brasão na porta principal. Ao solar foi acrescentado – nas traseiras, mantendo a fachada como original – um outro edifício para aumentar o número de quartos (são 26 no total). Tem restaurante, bar, sala com lareira e uma piscina exterior, junto dos jardins e do campo de ténis.
Reserve e leia tudo sobre este alojamento.

INATEL Linhares da Beira Hotel Rural © Viaje Comigo
Sala do INATEL Linhares da Beira Hotel Rural © Viaje Comigo
INATEL Linhares da Beira Hotel Rural © Viaje Comigo
INATEL Linhares da Beira Hotel Rural © Viaje Comigo

4 – Santa Luzia ArHotel, Guimarães, distrito de Braga

No centro de Guimarães, a 500 metros do centro histórico – classificado como Património Mundial pela UNESCO, desde 2001 -, o Santa Luzia ArtHotel é um alojamento de decoração moderna, confortável e de ambiente muito romântico. No topo do edifício está a piscina exterior com vista para serra da Penha. Quando chega à receção do hotel, tem vista para o espelho de água, onde estão cadeirões gigantes, para poder relaxar nesta espécie de oásis, que faz parte do centro do hotel. No interior, nos dias frios, acende-se uma lareira e há pelo menos duas salas, com um ambiente muito familiar mas também romântico e decoração moderna e colorida. Uma delas conta com sofás grandes, um piano e livros para ler. Todo o ambiente é muito agradável. Faça a reserva e saiba tudo no Viaje Comigo.

Santa Luzia ArtHotel - Guimaraes © Viaje Comigo
Santa Luzia ArtHotel – Guimaraes © Viaje Comigo
Santa Luzia ArtHotel - Guimaraes © Viaje Comigo
Bar do Santa Luzia ArtHotel – Guimaraes © Viaje Comigo
Sala do Santa Luzia ArtHotel - Guimaraes © Viaje Comigo
Sala do Santa Luzia ArtHotel – Guimaraes © Viaje Comigo
Restaurante do Santa Luzia ArtHotel - Guimaraes © Viaje Comigo
Restaurante do Santa Luzia ArtHotel – Guimaraes © Viaje Comigo
Pequeno-almoço do Santa Luzia ArtHotel - Guimaraes © Viaje Comigo
Pequeno-almoço do Santa Luzia ArtHotel – Guimaraes © Viaje Comigo

5 – Quinta dos Padres Santos, Gouvães, Tarouca, distrito de Viseu

Na casa grande, nos dias frios, não dá vontade de sair da sala, com lareira acesa – a aquecer a alma – enquanto lê um livro, vê televisão ou simplesmente cede à preguiça. Noutra sala está a mesa de snooker e matrecos, no pátio, para se divertir com amigos. No verão, a piscina exterior é o local escolhido por todos para relaxar, com vista para os montes. Reserve e saiba aqui mais sobre a Quinta dos Padres Santos.

Quinta dos Padres Santos © Viaje Comigo
Quinta dos Padres Santos © Viaje Comigo
Viaje Comigo na Quinta dos Padres Santos © Viaje Comigo
Viaje Comigo na Quinta dos Padres Santos © Viaje Comigo
Viaje Comigo na Quinta dos Padres Santos © Viaje Comigo
Viaje Comigo na Quinta dos Padres Santos © Viaje Comigo

6 – Quinta das Lágrimas, Coimbra, distrito de Coimbra

Em Coimbra, na Quinta das Lágrimas, o palácio que lá existe é um hotel de cinco estrelas. Mas, este alojamento, é composto por três edifícios, que são de três séculos diferentes. A história do local tem uma mística única. Por aqui passaram figuras ilustres e foi nos seus jardins que namoraram secretamente D. Pedro e Inês de Castro… uma história ao estilo de Romeu e Julieta, mas em português. Na sala comum, onde os hóspedes podem relaxar, a lareira fica acesa nos dias mais frios. Reserve e saiba mais aqui.

Lareira acesa - Quinta das Lágrimas, Coimbra
Lareira acesa – Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo
Louça Pedro e Inês ao pequeno-almoço, Quinta das Lágrimas, Coimbra
Louça Pedro e Inês ao pequeno-almoço, Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo
Salão da Música, Quinta das Lágrimas, Coimbra
Salão da Música, Quinta das Lágrimas, Coimbra
Sala da Música na Quinta das Lágrimas, Coimbra
Sala da Música na Quinta das Lágrimas, Coimbra
Quarto da Rainha, Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo
Quarto da Rainha, Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo
Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo
Quinta das Lágrimas, Coimbra © Viaje Comigo

7 – Carmo’s Boutique Hotel, Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo

Chegamos ao final do dia ao Carmo’s Boutique Hotel. Ainda o sol não se tinha posto totalmente, mas já se ouvia o crepitar da madeira nos fogareiros e lareiras que estão espalhadas pelos jardins do hotel, para aquecer os hóspedes que desfrutam de uma noite de quase-primavera no mês de janeiro.

No exterior do edifício, está uma tenda que é o prolongamento daquela sala. Tem sofás grandes, um relógio em móvel antigo, uma lareira, e é aqui que pode descansar depois do jantar, por exemplo. Muitas vezes passam filmes na tela grande e até pipocas providenciam, para usufruto dos hóspedes. Reserve e saiba mais sobre o Carmo’s Boutique Hotel.

Oficina da Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo
Oficina da Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo
Oficina e Adega do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo
Oficina e Adega do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo
A sala de cinema e a lua - Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo
A sala de cinema e a lua – Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo
Pequeno-almoço do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo
Pequeno-almoço do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo
Sala do Carmo's Boutique Hotel © Viaje Comigo
Sala do Carmo’s Boutique Hotel © Viaje Comigo

8 – Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa, distrito de Évora

Quem vê de fora o Alentejo Marmòris Hotel & Spa não imagina a riqueza, em mármores, que esconde no interior. Fica na pacata vila de Vila Viçosa, num edifício tipicamente alentejano. A receber-nos, junto da receção, uma lareira aquece o ambiente num dia fresco de inverno. Reserve e leia mais, aqui.

Alentejo Marmòris Hotel © Viaje Comigo
Sala comum do Alentejo Marmòris Hotel © Viaje Comigo
Hidroterapia no Stone Spa © Viaje Comigo
Hidroterapia no Stone Spa © Viaje Comigo
Sala de massagens com parede de mármore original © Viaje Comigo
Sala de massagens com parede de mármore original © Viaje Comigo

9 – Paço de Pombeiro, Felgueiras, distrito do Porto

A Casa do Paço de Pombeiro é uma unidade de alojamento e de turismo de habitação, em Felgueiras, no norte de Portugal. Rodeada de um verdejante cenário, os quartos dividem-se em dois estilos: os mais clássicos, da casa principal, e os dos edifícios mais modernos
E, na sala de jantar, é impossível não reparar na enorme lareira que ocupa uma parede inteira e que inclui um forno, que ainda hoje em dia é usado para os cozinhados, como o cabrito assado por exemplo. Faça a reserva e saiba mais sobre o Paço de Pombeiro.

Lareira no Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo
Lareira no Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo
Biblioteca do Paço de Pombeiro, Felgueiras © Viaje Comigo.jpg
Biblioteca do Paço de Pombeiro, Felgueiras © Viaje Comigo.jpg
Sala de jantar no Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo
Sala de jantar no Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo
Pequeno almoço do Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo
Pequeno almoço do Paço de Pombeiro Felgueiras © Viaje Comigo

10 – Quinta da Pacheca, Lamego, distrito de Viseu

A entrada da casa, junto da receção (sem balcão e sem divisão entre hóspedes e gente da casa), tem uma decoração mais moderna, uma enorme lareira – era aqui a antiga cozinha -, que vai sendo contrastada com apontamentos mais clássicos encontrados nas salas de estar superiores, com quadros e imagens do passado, estátuas e um piano antigo. Saiba mais aqui sobre este alojamento.

Sala com lareira na Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Sala com lareira na Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Restaurante da Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Restaurante da Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Cama no Quarto da Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Cama no Quarto da Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Sala da Quinta da Pacheca © Viaje Comigo
Sala da Quinta da Pacheca © Viaje Comigo

11 – Vintage House Hotel, Pinhão, Alijó, distrito de Vila Real

O Vintage House Hotel fica no coração do Douro Vinhateiro, virado para o rio Douro, vizinho da vila do Pinhão e da sua estação ferroviária.
E se estiverem dias mais frescos, são muitas as acolhedoras salas do Vintage House Hotel: o Bar “Library”, com piano e lareira, e a sala de estar com lareira, junto ao bar. Saiba mais sobre o Vintage House Hotel.

Sala do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Sala do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Restaurante do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Restaurante do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Janela do Vintage House Hotel © Viaje Comigo
Janela do Vintage House Hotel © Viaje Comigo
Quarto do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Quarto do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Vista do quarto do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo
Vista do quarto do Vintage House Hotel no Pinhão © Viaje Comigo

12 – Casa dos Ruis, Tabuaço, distrito de Viseu

No centro histórico de Tabuaço, de frente para o Jardim Conde Ferreira, está a Casa dos Ruis. Por ter apenas cinco quartos torna-se um local muito acolhedor com ambiente familiar.
O pequeno-almoço é servido na sala de estar, ao lado da lareira, que nos aquece nas noites frias do Douro. E é um pequeno-almoço muito variado, cheio de coisas boas. Saiba mais e faça a reserva, aqui.

Sala com lareira na Casa dos Ruis, Tabuaço © Viaje Comigo
Sala com lareira na Casa dos Ruis, Tabuaço © Viaje Comigo
Sala com lareira na Casa dos Ruis, Tabuaço © Viaje Comigo
Sala com lareira na Casa dos Ruis, Tabuaço © Viaje Comigo
Casa dos Ruis, Tabuaço © Viaje Comigo
Casa dos Ruis, Tabuaço © Viaje Comigo

13 – Casal de Tralhariz, Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança

A norte de Portugal, em Carrazeda de Ansiães, o Casal de Tralhariz é um pequeno refúgio, perfeito para relaxar, rodeado pela bonita paisagem transmontana. Já passaram muitos anos, do tempo em que lá estive alojada, mas é daqueles locais que não se esquecem e principalmente não se esquece a simpatia com que somos recebidos.
Alguns quartos têm lareira e existem duas áreas onde é servido o pequeno-almoço, cheio de coisas boas para provar. Os almoços ou jantares devem ser requisitados antecipadamente, com reserva – e é onde pode provar a cozinha tradicional transmontana, ou seja, uma verdadeira perdição. Mais informação sobre o Casal de Tralhariz: leia aqui.

Casal de Tralhariz, Carrazeda de Ansiães © Viaje Comigo
Casal de Tralhariz, Carrazeda de Ansiães © Viaje Comigo
Estúdio - Casal de Tralhariz - DR
Estúdio – Casal de Tralhariz – DR

14 – Solar do Morgado Oliveira, Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança

Mesmo no centro de Macedo de Cavaleiros, está este bonito solar do século XVII (1674), que foi restaurando e adaptado para receber hóspedes nos seus cinco quartos (duas suites, dois com camas duplas e um com cama de casal). O Solar Morgado Oliveira, também conhecido como Solar dos Morgados de Macedo, pertence há mesma família há mais de trezentos anos e tem o escudo do brasão na portada para o provar.

A sala de jantar, onde é servido o pequeno-almoço, é um verdadeiro deleite. Porque fui em pleno inverno, a lareira já estava acesa às oito da manhã na sala preparada com muitas delícias. Na mesa estavam bolos caseiros fatiados, pão, queijos e fiambre, manteiga e compotas, marmelada e presunto.

Visitei o solar no inverno e o melhor mesmo era o cheirinho e o calor das lareiras acesas que me acolhiam. Além das lareiras, também têm aquecedores, o que faz com que a casa seja bastante acolhedora, ao contrário de muitas casas de paredes de pedra que, por vezes, não têm tão bom aquecimento. E nas salas de convívio também tem lareiras. Saiba mais aqui e faça a sua reserva.

Pequeno-almoço no Solar do Morgado Oliveira - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Pequeno-almoço no Solar do Morgado Oliveira – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Solar do Morgado Oliveira - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Solar do Morgado Oliveira – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

15 – Quinta de la Rosa, Pinhão, Alijó, distrito de Vila Real

Em pleno Douro Vinhateiro, a Quinta de la Rosa fica quase colada ao rio, junto da linha de comboio e com vista direta para o Pinhão. Além dos conhecidos vinhos, e da sua famosa sala de provas, da qual já falamos no Viaje Comigo,é possível ficar alojado na quinta e provar as iguarias durienses. Em breve, vai ter um restaurante totalmente novo.

Decidi ficar para jantar na Quinta de la Rosa. Cristina é quem está na cozinha e dá vontade de a trazemos connosco para que continuemos a provar os gostosos pratos que saem das suas mãos. Começamos com uma sopa (creme) e depois, a acompanhar o prato de bacalhau assado (tão bom que estava!) tivemos os vinhos da Quinta de la Rosa, claro, aquecidos perto da lareira. Um final de dia perfeito. Para fazer a sua reserva e saber mais, clique aqui.

Vinho ao jantar na Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Vinho ao jantar na Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Sala de Provas na Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Sala de Provas na Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Quarto Sophia - Quinta de la Rosa - Direitos Reservados
Quarto Sophia – Quinta de la Rosa – Direitos Reservados
Quarto Patricia da Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Quarto Patricia da Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Janela no quarto da Quinta de la Rosa © Viaje Comigo
Janela no quarto da Quinta de la Rosa © Viaje Comigo

16 – Hotel Rural Misarela, Gerês, Vieira do Minho, Distrito de Braga

O Hotel Rural Misarela, de 4 estrelas, está localizado em Sidrós, no Gerês, no norte de Portugal. O hotel é de fácil acesso e, ao aproximar-se, pode contar com diversas indicações até lá. No interior do hotel, tem ainda uma sala multi-funções, com uma grande tela, para reuniões ou sessões de cinema, uma sala de leitura/biblioteca munida com uma lareira que quase faz apetecer uma noite fria em frente a esta. Saiba mais sobre este alojamento e como fazer reserva.

Hotel Misarela Rural © Viaje Comigo
Hotel Rural Misarela © Viaje Comigo
Pequeno-almoço, Hotel Rural Misarela © Viaje Comigo
Pequeno-almoço, Hotel Rural Misarela © Viaje Comigo

17 – Mercedes Country House, Faro, Algarve

Há um cheirinho a goiaba quando se chega perto da piscina da Mercedes Country House, que fica no Barrocal Algarvio, a poucos minutos (de carro) do aeroporto de Faro. Com poucos quartos e uma piscina exterior, este é o local perfeito para carregar baterias e relaxar. Um pedacinho de paraíso no Algarve e – porque abriu há poucos meses – que ainda poucos conhecem.
Ao lado da adega da Mercedes Country House está a sala de estar e a de jogos, onde tem uma mesa de bilhar e jogos de mesa. Também está uma passadeira para que se possa exercitar, se quiser. Há móveis vintage, como televisões antigas e gira-discos, malas de viagem antigas, mobiliário asiático e sofás junto de uma lareira, que irá estar acesa quando os dias ficarem mais frios. Para reservar e saber mais, clique aqui.

Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Fim de dia na Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Quarto da Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo
Sala de jogos – Mercedes Country House, Algarve, Portugal © Viaje Comigo

18 – Moinho do Maneio, Penamacor, distrito de Castelo Branco

Nas visitas às Aldeias Históricas de Portugal, na passagem entre Monsanto e Sortelha, fiquei alojada numa das casinhas do Moinho do Maneio – que fica a cerca 8 Km de Penamacor, distrito de Castelo Branco. Tem casinhas independentes, algumas só com quarto e casa de banho, outras com sala e cozinha, para poder ficar descansado neste pedacinho de paraíso. Tem uma piscina para os dias mais quentes, mas os melhores locais estão junto da ribeira da Bazágueda, onde paira uma paz e acalmia, perfeitas para descansar. Preparado para relaxar em 3, 2, 1…

Quando passei pelo Moinho do Maneio, era primavera mas ainda estava fresco demais para experimentar a bolha, por isso, fiquei numa das casinhas e de lareira acesa. Fica um ambiente muito romântico. Reserve e saiba mais sobre o Moinho do Maneio.

Moinho do Maneio - Penamacor - Portugal © Viaje Comigo
Moinho do Maneio – Penamacor – Portugal © Viaje Comigo
Moinho do Maneio - Penamacor - Portugal © Viaje Comigo
Quarto das Andorinhas – Moinho do Maneio – Penamacor – Portugal © Viaje Comigo
Moinho do Maneio - Penamacor - Portugal © Viaje Comigo
Pequeno-almoço do Moinho do Maneio – Penamacor – Portugal © Viaje Comigo

19 – Casas do Juízo, Pinhel, distrito da Guarda

No concelho de Pinhel, a freguesia de Juízo tem vindo a ser recuperada últimos anos. E as Casas do Juízo fazem parte desse plano, em tornar esta pitoresca aldeia beirã, que foi Villa Romana, num ponto de passagem dos viajantes do mundo inteiro. São oito casinhas tradicionais, apetrechadas com tudo o que precisa para descansar e gozar do bom silêncio desta aldeia do interior português. Alguns das casinhas têm lareira, para se aquecer no tempo frio. Saiba mais sobre este alojamento e sobre como reservar, aqui.

Casas do Juízo - Pinhel - Portugal © Viaje Comigo
Casas do Juízo – Pinhel – Portugal © Viaje Comigo
Juízo - Pinhel - Portugal © Viaje Comigo
Juízo – Pinhel – Portugal © Viaje Comigo
Juízo - Pinhel - Portugal © Viaje Comigo
Casas do Juízo – Pinhel – Portugal © Viaje Comigo
Casas do Juízo - Pinhel - Portugal © Viaje Comigo
Casas do Juízo – Pinhel – Portugal © Viaje Comigo

20 – The Yeatman, Vila Nova de Gaia, distrito do Porto

Escolhe um hotel pela vista que tem? E se o hotel tiver vista para o rio Douro, e para a cidade do Porto, um restaurante distinguido com estrelas Michelin e um dos melhores spas do país? Assim é o The Yeatman, um hotel vínico de luxo, em Vila Nova de Gaia.
São diversas as salas de convívio que tem e, numa delas, tem uma acolhedora lareira, pronta a aquecer o ambiente nos dias mais frios. Saiba mais e reserva no The Yeatman.

Lareira no The Yeatman © Vije Comigo
Lareira no The Yeatman © Vije Comigo
Lareira no The Yeatman © Vije Comigo
Lareira no The Yeatman © Vije Comigo

21 – Quinta da Bouça, Marco de Canaveses, distrito do Porto

A Quinta da Bouça tem diversas casinhas num local paradisíaco. No verão são as piscinas exteriores que chama os viajantes e, no inverno, as casas tornam-se ainda mais acolhedoras. Dois dos quatro alojamentos têm salamandra e/ou recuperador de calor – as outras duas têm ar condicionado ou aquecedores para combater o frio. Depois dos passeios pela região vai ser bom voltar a uma casa quentinha. Reserve e saiba mais sobre a Quinta da Bouça.

Casa do Sobreiro - Quinta da Bouça, Marco de Canaveses © Viaje Comigo
Casa do Sobreiro – Quinta da Bouça, Marco de Canaveses © Viaje Comigo
Quarto da Quinta da Bouça, Casa do Sobreiro © Viaje Comigo
Quarto da Quinta da Bouça, Casa do Sobreiro © Viaje Comigo
Mimos na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo
Mimos na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo
Casa do Sobreiro, Quinta da Bouca © Viaje Comigo
Casa do Sobreiro, Quinta da Bouca © Viaje Comigo

22 – Casas do Côro, Marialva, concelho de Mêda, distrito da Guarda

As Casas do Côro são um exemplo do melhor que Portugal tem para oferecer no interior do país. Ficam em Marialva, ancestral aldeia – uma das Aldeias Históricas de Portugal -, perdida no meio de um monte, junto das ruínas da cidadela e castelo, com casinhas pitorescas e meia centena de habitantes (mais 200 pessoas vivem no centro). Reserve e saiba mais sobre este alojamento, aqui.

Casas do Côro - Marialva - Portugal © Viaje Comigo
Casas do Côro – Marialva – Portugal © Viaje Comigo
Casas do Côro - Marialva - Portugal © Viaje Comigo
Casas do Côro – Marialva – Portugal © Viaje Comigo
Casas do Côro - Marialva - Portugal © Viaje Comigo
Piscina do Spa das Casas do Côro – Marialva – Portugal © Viaje Comigo
Casas do Côro - Marialva - Portugal © Viaje Comigo
Casas do Côro – Marialva – Portugal © Viaje Comigo