É o futuro do turismo e o futuro de todos nós. Cada vez mais há uma aposta no turismo sustentável e ecológico e os alojamentos estão atentos a isso. Mas, afinal, em que se traduz essa aposta e como devem os turistas também mudar as suas atitudes, enquanto viajam?
Deve ter reparado, nos hotéis, nos pedidos para poupar água nos banhos e reaproveitar as toalhas, para que não se gaste água e detergentes desnecessariamente. Mas, o assumir um turismo sustentável e ecológico leva este conceito ainda mais longe.
Em Lisboa, o Inspira Santa Marta tem um conceito de Green Hotel. A energia vem 100% de energias renováveis, tem painéis solares termoacumuladores, iluminação de baixo consumo, quartos com chão de cortiça (reduz o consumo de energia devido às caraterísticas térmicas), torneiras com sensores, dosagem de detergentes e doseadores de produtos de higiene que são ecolabel e biodegradáveis.
A água é servida em garrafas de vidro recicladas e reutilizáveis e, no restaurante, escolhem produtos biológicos e locais, assim como pescado sustentável e certificado (sempre que possível). São usados produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP), usam plantas de espécies endémicas nacionais, materiais reciclados na decoração e promovem ações de conservação da biodiversidade e ações sociais que chegam também aos hóspedes.
– Areias do Seixo
Em Torres Vedras, mais precisamente em A-dos-Cunhados, o Areias do Seixo é outros exemplo de um alojamento ecológico e preocupado com a sustentabilidade e a forma a reduzir a pegada ecológica.
Tem uma horta e um jardim orgânicos e, desde a sua construção, existe uma preocupação ambiental: a integração do edifício aproveita a morfologia do terreno, uso de materiais locais e sistema de geotermia, para aproveitar a temperatura do interior da terra, e cortiça para isolamento térmico.
Além do sistema de captação e encaminhamento de águas pluviais, assim como de nascentes, tem um circuito de compostagem, e os hóspedes têm acesso aos consumos de luz, água e gás em tempo real. E com a politica de “zero papel”, tudo o que é possível, é apresentado em formato digital, desde o menu de restaurante à carta de vinhos. E o espaço mostra a reutilização de materiais de obras na criação de peças decorativas.
– Neya Lisboa Hotel
Este hotel, tal como todos os outros desta página, é vencedor de prémios que destacam a sua aposta nas questões ambientais.
As bicicletas estão disponíveis gratuitamente para os hóspedes explorarem a cidade de Lisboa de forma ecológica. E até nos eventos do Neya há uma faceta de Eco Meetings – Eventos Sustentáveis, onde poderá dar vida a novas plantas. E 5% do valor da Eco Meeting reverte para a restituição da floresta nativa e espécies autóctones numa parceria com a associação Plantar Uma Árvore.
No hotel, adotam medidas de sensibilização para a poupança de água e eletricidade – com controlo do consumo de energias não renováveis e emissão de CO2 – e existe uma preferência por produtos locais e da época para o serviço do restaurante. “Acreditamos que as empresas devem ter um papel ativo na preservação do ambiente, assegurando a sua continuidade no futuro, de uma forma benéfica para o planeta e gerações vindouras”, sublinham no seu website.
No Fundão, na Serra da Gardunha, a 925 metros de altitude, a vista do Natura Glamping é capaz de nos roubar as palavras. Na sua “politica ecológica” mostra que o alojamento, com formato geodésico, traz uma gestão energética mais eficiente e tem isolamento térmico e acústico.
O Natura Glamping tem painéis solares fotovoltaicos, usa lâmpadas LED, tem redutores de caudal e temporizadores de água. Aliás, a água proveniente de minas da serra da Gardunha e furo, é monitorizada para consumo dos hóspedes. Além de fazer a separação do lixo, usa produtos de limpeza biodegradáveis, assim como dá aos hóspedes produtos de higiene pessoal biológicos (sabonetes, gel de banho, batom de cieiro, etc.) e biodegradáveis. E, em termos de sustentabilidade, sublinha que os produtos consumidos no restaurante são produzidos localmente, apostando em produtos sazonais e biológicos.
OUTROS HOTÉIS ECOLÓGICOS EM PORTUGAL
– Casa Melo Alvim,
Viana do Castelo
– Quinta da Bouça d’Arques – Vila de Punhe, Viana do Castelo
– Casas do Côro – Marialva, Mêda
– Casa das Pipas, Sabrosa, Vila Real
– AQUA Village Health Resort & Spa, Oliveira do Hospital
– Moinhos da Tia Antonina, Movimenta da Beira
– Casa das Penhas Douradas,
Manteigas
– Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo
– Casa de Campo da Comareira, Góis
– Cocoon
Eco Design Lodges,
Alcácer do Sal
– Cantar do Grilo, Serpa
– Quinta da Fornalha, Castro Maria
– Casa do Terreiro do Poço, Borba
– ZMAR Eco Experience, Odemira
– L’AND Vineyards – Montemor, Alentejo
– Hotel Jardim Atlântico, Calheta, Madeira
– Hotel Quinta da Serra, Câmara de Lobos, Madeira
– A Casa do Ouvidor, Pico, Açores
– Aldeia da Cuada, Flores, Açores
– Aldeia da Fonte, Lajes do Pico, Açores