Natura Glamping - Portugal © Viaje Comigo Natura Glamping - Portugal © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 24, 2018

Hotéis ecológicos de Portugal

Alojamento [ Hotéis ]

É o futuro do turismo e o futuro de todos nós. Cada vez mais há uma aposta no turismo sustentável e ecológico e os alojamentos estão atentos a isso. Mas, afinal, em que se traduz essa aposta e como devem os turistas também mudar as suas atitudes, enquanto viajam?
Deve ter reparado, nos hotéis, nos pedidos para poupar água nos banhos e reaproveitar as toalhas, para que não se gaste água e detergentes desnecessariamente. Mas, o assumir um turismo sustentável e ecológico leva este conceito ainda mais longe.

Inspira Santa Marta Hotel

Em Lisboa, o Inspira Santa Marta tem um conceito de Green Hotel. A energia vem 100% de energias renováveis, tem painéis solares termoacumuladores, iluminação de baixo consumo, quartos com chão de cortiça (reduz o consumo de energia devido às caraterísticas térmicas), torneiras com sensores, dosagem de detergentes e doseadores de produtos de higiene que são ecolabel e biodegradáveis.
A água é servida em garrafas de vidro recicladas e reutilizáveis e, no restaurante, escolhem produtos biológicos e locais, assim como pescado sustentável e certificado (sempre que possível). São usados produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP), usam plantas de espécies endémicas nacionais, materiais reciclados na decoração e promovem ações de conservação da biodiversidade e ações sociais que chegam também aos hóspedes.

Inspira Santa Marta Hotel & Spa

Inspira Santa Marta Hotel & Spa © Viaje Comigo

Inspira Santa Marta Hotel & Spa © Viaje Comigo

Inspira Santa Marta Hotel & Spa © Viaje Comigo

– Areias do Seixo

Em Torres Vedras, mais precisamente em A-dos-Cunhados, o Areias do Seixo é outros exemplo de um alojamento ecológico e preocupado com a sustentabilidade e a forma a reduzir a pegada ecológica.
Tem uma horta e um jardim orgânicos e, desde a sua construção, existe uma preocupação ambiental: a integração do edifício aproveita a morfologia do terreno, uso de materiais locais e sistema de geotermia, para aproveitar a temperatura do interior da terra, e cortiça para isolamento térmico.
Além do sistema de captação e encaminhamento de águas pluviais, assim como de nascentes, tem um circuito de compostagem, e os hóspedes têm acesso aos consumos de luz, água e gás em tempo real. E com a politica de “zero papel”, tudo o que é possível, é apresentado em formato digital, desde o menu de restaurante à carta de vinhos. E o espaço mostra a reutilização de materiais de obras na criação de peças decorativas.

– Neya Lisboa Hotel

Este hotel, tal como todos os outros desta página, é vencedor de prémios que destacam a sua aposta nas questões ambientais.
As bicicletas estão disponíveis gratuitamente para os hóspedes explorarem a cidade de Lisboa de forma ecológica. E até nos eventos do Neya há uma faceta de Eco Meetings – Eventos Sustentáveis, onde poderá dar vida a novas plantas. E 5% do valor da Eco Meeting reverte para a restituição da floresta nativa e espécies autóctones numa parceria com a associação Plantar Uma Árvore.
No hotel, adotam medidas de sensibilização para a poupança de água e eletricidade – com controlo do consumo de energias não renováveis e emissão de CO2 – e existe uma preferência por produtos locais e da época para o serviço do restaurante. “Acreditamos que as empresas devem ter um papel ativo na preservação do ambiente, assegurando a sua continuidade no futuro, de uma forma benéfica para o planeta e gerações vindouras”, sublinham no seu website.

Natura Glamping

No Fundão, na Serra da Gardunha, a 925 metros de altitude, a vista do Natura Glamping é capaz de nos roubar as palavras. Na sua “politica ecológica” mostra que o alojamento, com formato geodésico, traz uma gestão energética mais eficiente e tem isolamento térmico e acústico.
O Natura Glamping tem painéis solares fotovoltaicos, usa lâmpadas LED, tem redutores de caudal e temporizadores de água. Aliás, a água proveniente de minas da serra da Gardunha e furo, é monitorizada para consumo dos hóspedes. Além de fazer a separação do lixo, usa produtos de limpeza biodegradáveis, assim como dá aos hóspedes produtos de higiene pessoal biológicos (sabonetes, gel de banho, batom de cieiro, etc.) e biodegradáveis. E, em termos de sustentabilidade, sublinha que os produtos consumidos no restaurante são produzidos localmente, apostando em produtos sazonais e biológicos.

Natura Glamping - Portugal © Viaje Comigo

Segundo quarto da Domo – Natura Glamping – Portugal © Viaje Comigo

Natura Glamping - Portugal © Viaje Comigo

Natura Glamping – Portugal © Viaje Comigo

OUTROS HOTÉIS ECOLÓGICOS EM PORTUGAL

Casa Melo Alvim, 
Viana do Castelo
Quinta da Bouça d’Arques – Vila de Punhe, Viana do Castelo
Casas do Côro – Marialva, Mêda
Casa das Pipas, Sabrosa, Vila Real
AQUA Village Health Resort & Spa, Oliveira do Hospital
Moinhos da Tia Antonina, Movimenta da Beira
Casa das Penhas Douradas, 
Manteigas
Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo, Figueira de Castelo Rodrigo

Casa da Cisterna - Castelo Rodrigo - Portugal © Viaje Comigo

Casa da Cisterna – Castelo Rodrigo – Portugal © Viaje Comigo

Casa de Campo da Comareira, Góis
Cocoon 
Eco Design Lodges, 
Alcácer do Sal
Cantar do Grilo, Serpa
Quinta da Fornalha, Castro Maria
Casa do Terreiro do Poço, Borba
ZMAR Eco Experience, Odemira
L’AND Vineyards – Montemor, Alentejo
Hotel Jardim Atlântico, Calheta, Madeira
Hotel Quinta da Serra, Câmara de Lobos, Madeira
A Casa do Ouvidor, Pico, Açores
Aldeia da Cuada, Flores, Açores
Aldeia da Fonte, Lajes do Pico, Açores

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo