Restaurante O Abocanhado em Brufe © Viaje Comigo Restaurante O Abocanhado em Brufe © Viaje Comigo
Publicado em Julho 7, 2016

Restaurante O Abocanhado, Brufe, Terras de Bouro

Gastronomia [ Gerês/ Restaurantes ]

Quando vir a vista do restaurante O Abocanhado, na Aldeia de Brufe, no concelho de Terras de Bouro, vai perceber porque é que os seus donos ficam apaixonados por esta região e decidiram ter um negócio aqui. Dessa paixão nasceu um dos mais conhecidos restaurantes desta área e do norte de Portugal.

Toda a sua vista é dirigida ao Vale do Rio Homem e toda a sua ementa virada para as riquezas destas montanhas. Nas especialidades estão carnes de caça, cabrito e carne barrosã.

O Abocanhado abriu em dezembro de 2002, e o seu nome vem de termos das gentes de Brufe: “o tempo abocanhou” ou “neste bocanho”, que “significa que o tempo aliviou, deixou de chover ou nevar, frequente nestas terras altas sujeitas a invernos rigorosos”, explicam no site do restaurante.

Espigueiros na Aldeia de Brufe © Viaje Comigo

Espigueiros na Aldeia de Brufe, Portugal – ao lado do O Abocanhado © Viaje Comigo

O restaurante fica na pitoresca Aldeia de Brufe,, onde os espigueiros são mantidos como relíquias e há nascentes de água a jorrar entre casas de paredes de granito. Um património cultural imperdível.

A arquitetura é um dos motivos de visita. Um projeto que foi, aliás, já distinguido em bienais de arquitetura. Quando passar na estrada quase não vai dar pela existência do restaurante. É só quando sai do carro, e passa para a parte da frente do edifício, que vê a vista irresistível que daqui se tem, estendendo-se pelos socalcos que vão descendo o vale.

Dentro do restaurante uma lareira aquece os dias mais frios e uma enorme montra envidraçada deixa ver o entrelaçar de montes. O pôr-do-sol aqui… bem, melhor é dizer que foi dos mais bonitos que já vimos.

Vista de O Abocanhado © Viaje Comigo

Vista de O Abocanhado © Viaje Comigo

O que pode comer n’O Abocanhado?

Como entradas regionais há presunto, rojões, enchidos, mexidos de alheira, pataniscas, cogumelos salteados e morcela com legumes.
Há sopas e saladas, assim como pratos de peixe (Bacalhau com migas e Tibornada de bacalhau).

Mas, são os pratos de carne os que mais clientes lá levam. Como, por exemplo, cabrito assado no forno (com batata assada, arroz de miúdos e legumes); pá de veado, javali estufado; garnisé estufado com Porto; pá de porco assada com puré de maçã; posta (alcatra de vitela grelhada) à Abocanhado; costeleta da Serra Amarela; e lombo de vitela grelhado.

Na Aldeia de Brufe © Viaje Comigo

Na Aldeia de Brufe © Viaje Comigo

As sobremesas têm inúmeras opções passando muito por sugestões de doces regionais: pudim de ovos; pudim Abade de Priscos; torta de laranja; mousse de chocolate; pudim de côco com ameixas; maçã assada; pêra bêbeda; requeijão com doce de abóbora; tarte de maracujá; ou ainda queijo ou fruta da época.

INFORMAÇÕES
Morada: O Abocanhado, Aldeia de Brufe – Brufe – Terras de Bouro, Portugal
Telefone: +351 253 352 944
Horário: 12h30-15h30 e 19h30-21h30

Coordenadas GPS
Longitude: 8º 14` 22.22“ W
Latitude: 41º 45` 51.46“ N

Procura alojamento no Parque Nacional da Peneda Gerês? Pesquise aqui.

Vista do pôr do sol no restaurante O Abocanhado © Viaje Comigo

Vista do pôr do sol no restaurante O Abocanhado © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo