Se estiver por Portimão, no Algarve, e procura um sítio com petiscos portugueses, indico-lhe a Casa da Tocha. Fica numa rua estreita do centro, quase meio escondida, mas que vale a pena encontrar e experimentar. Veja o vídeo:
É um espaço descontraído, onde o moderno se mistura com o tradicional: desde o chão de Estremoz aos móveis antigos e onde, na cozinha, os pratos tradicionais são servidos de forma diferente. “Sempre com um twist diferente”, dizem-nos.
Tem também uma aposta muito grande em apostas vegetarianas e conta com uma chef especificamente para os pratos vegan e vegetarianos. O que é uma ótima proposta para quem faz este tipo de alimentação.
No espaço, com a cozinha aberta, tem uma mesa que exibe as regiões vitivinícolas, e que mostra uma aposta da Casa da Tocha: fazer com que as pessoas conheçam melhor os vinhos portugueses e os provem mais, tanto a copo como a garrafa. Por isso mesmo, tem uma carta com vinhos de várias regiões nacionais.
Abriu as portas em setembro de 2015, numa casa já antiga mas totalmente remodelada. Os locais lembrar-se-ão dela como a Taberna do José de Sousa. Aliás, na porta de entrada, ainda estão, numa grade, as iniciais JS, de José de Sousa.
Mas recuemos mais no tempo. Antes de ser taberna, foi outras coisas. A casa foi construída em 1907 por um senhor francês, como casa de habitação. Foi armazém e arquivo morto de um hotel local e, na década de 50, passou para a filha que vendeu a casa para o senhor José de Sousa.
Ora, quem é de Portimão lembrar-se-á, com certeza, de ouvir a chamada, nas ruas, que havia “percebes frescas” na Taberna do José Bexiga, nome pelo qual era conhecido a Taberna do José de Sousa.
O atual proprietário, Michel, procurava uma casa especial para abrir uma casa de petiscos e encontrou a Casa da Tocha. “Eu procurei mesmo um sítio escondido, para que valesse a pena vir à procura dela”. E assim foi!
O que se pode comer na Casa da Tocha
Todos os dias há propostas diferentes (veja no Facebook) mas na carta há sempre muito por onde escolher.
Para Começar:
– Setúbal por um canudo: tiras de choco frito com alioli de beterraba
– Parafusos de camarão e chutney de manga
– Mexilhões à Bulha no Azeite (salteado com pimento vermelho e alho regado com vinho branco)
– Cogumelos recheados com alheira (polvilhados com queijo)
– Salmão fumado temperado com vinagrete de lima e funcho
– Queijo de Cabra gratinado com mel
– Camarão salteado com coentros, alho e malaguetas
Há ainda bacalhau à brás com verduras; polvo salteado em cama de batata doce; caril de ambas com manga e côco; cataplana de marisco algarvio; omelete algarvia; Tocha Burguer; medalhões de lombinho de porco com redução de Porto; secretos de porco com ananás; carré de borrego de Silves; naco de lombo na pedra com 3 molhos; bife á Tocha com presunto e molho de cerveja; entre outras propostas diárias.
Tem os acompanhamentos desde saladas, batata frita ou legumes salteados e sempre sobremesa do dia, que é diferente, muito com produtos da região, desde o figo, amêndoa, etc. Prove!
Além de casa de petiscos, à noite ao fim de semana, fica com ambiente de bar e muitas vezes tem eventos com música e artistas.
E se no rés-do-chão se provam os petiscos, sempre existiu a ideia de fazer uma guest house ou hostel no piso superior. O projeto ficou finalizado e em abril de 2017 abriu o Casa da Tocha Hostel.
Ao ir para as casas de banho atente no balde antigo a apontar para o poço também antigo que se mantém na casa.
INFORMAÇÕES
Casa da Tocha
Rua Senhora da Tocha, 24, Portimão, Portugal
Telefone: +351 282 424 144
Site Casa da Tocha