Na Andaluzia, no sul de Espanha, Puente Genil faz parte do roteiro dos Caminos de Pasión, que reúnem cidades com fortes pretextos para serem visitadas durante a Semana Santa. Mas, este é um local repleto de história, com vestígios de vilas romanas bem preservadas e uma terra onde os marmelos são reis!
Além disso, durante todo o ano tem várias festas, que pode verificar na agenda mais abaixo. Conheça aqui Puente Genil, cidade que pertence à província de Córdoba.
Puente Genil não existiria se não fosse o rio que lhe dá o nome e que, desde a antiguidade, foi sempre muito importante para esta região.
A origem do município resulta da união de duas localidades: a vila Pontón de Don Gonzalo, fundada em tempos do Rei Fernando III, do lado direito do rio Genil, e o Bairro de Miragens, no lado oposto, que pertencia administrativamente à província de Sevilha.
As duas vilas ficaram unidas durante a regência de Maria Cristina (1834) criando a atual Puente Genil. Hoje em dia , a cidade tem 30 mil habitantes.
Localmente conhecida como La Magnata, a Semana Santa é uma das mais importantes manifestações religiosas populares. São 23 as confrarias que saem à rua e desfilam na procissão, com 400 figuras bíblicas, do Novo e do Antigo Testamento.
Também tem uma festa da Semana Santa especialmente pensada para as crianças, no mês de maio.
A ponte sobre o rio Genil teve a construção no século XVI (1561). O Museu Histórico Local alberga descobertas datadas do Paleolítico inferior até à Idade Média, sobressaindo os vestígios romanos da Fuente Álamo, os da Necrópole de los Castellares e árabes de Castillo Anzur.
A Villa Romana de Fuente Álamo merece uma visita atenta, através do seu Centro de Interpretação e Achados, do século IV d.C., com mosaicos em exposição – sendo que muitos deles estão perfeitamente reconstruídos. Também se consegue perceber onde eram as divisões das casas que outrora ali existiram.
A Villa Romana, aberta ao público desde 2011, é um lugar carregado de história – classificado como Local de Interesse Cultural – que durante mais de dois mil anos foi habitado e, aqui, ficaram ruínas das habitações, com diversos mosaicos representativos de cenas mitológicas.
Um desses mosaicos tem a representação de três mulheres a dançarem que são as três filhas de Zeus: Eufrosine, Áglae e Talía. Também ali está o mosaico O Triunfo de Baco, deus do vinho e fertilidade.
Aqui se percebe como eram decoradas as casas de famílias abastadas, rodeadas de campos. Onde vivia a família, a parte do armazém e a calçada toda pavimentada indicam que era uma família com muito dinheiro e poder. A comprovar isso… foi encontrada, na parte de baixo, uma piscina, o que mostra o interesse em se tratar também do corpo naquela altura.
OS MARMELOS DE PUENTE GENIL
Puente Genil é conhecida por ser a cidade do Doce de Marmelo. Aliás, é reconhecida mundialmente por ter uma importante produção e exportação do fruto, desde os finais do século XIX.
Um dos “quartéis” da Semana Santa que visitamos, em Puente Genil, foi o El Ciro (mas também existe o Las Cien Luces).
E no El Ciro, um grupo de cidadãos de Puente Genil nos aguardou para mostrar as suas tradições, durante a Semana Santa, e também para explicar como se faz o tradicional doce de marmelo (marmelada) que tem direto a um concurso anual.
Não se esqueça que, em Espanha, se disser “marmelada” é o equivalente a compota ou doce. Para pedir marmelada (sólida) tem de dizer doce de “membrillo” (que é o marmelo).
Puente Genil é também conhecido pelos seus vinhos e pelos seus azeites.
Locais de natureza a visitar: Lagoa de Tíscar, Serra del Niño e Serra del Castllio, a Lagoa Seca.
Pode fazer canoagem no rio Genil, acompanhado no caminho pela paisagem natural da Via Verde Subbética.
A VISITAR EM PUENTE GENIL
– Villa Romana de Fuente Álamo
Encerra dias 24, 25 e 31 de dezembro; 1 e 6 de janeiro; 28 de fevereiro; 25 de abril; 3 de maio; 15 de agosto; sexta-feira Santa
– Museu Arqueológico
– Fábrica la Alianza
– Paróquia de Nossa Senhora da Carmen
– Ponte sobre o rio Genil
– Casa da Aurora
– Casa-Palácio dos Duques de Mecinaceli
– Paróquia de Jesus O Nazareno
– Ex-Convento de la Victoria
– Ex-Convento de la Assunción
– Santuário de la Concepción
– Casa de leopoldo Memoniez
– Ermita Dolce Nombre de Jesus
– Ermida da VeraCruz
– Paróquia de Santiago
– Paróquia da Purificação
O doce de marmelo tem três casas e fábricas mais conhecidas, que podem ser visitadas e pode fazer lá provas:
– Membrillo El Quijote (Marcações: +34 957 609 096)
– Membrillo San Lorenzo (Marcações: +34 957 600 296)
– Membrillo La Góndola (Marcações: +34 957 600 329)
ONDE COMER EM PUENTE GENIL
Quando estivemos em Puente Genil, fomos a um dos restaurantes mais conhecidos da região: a Casa Pedro.
Começamos por um salmorejo divinal (que repetimos e repetimos, de tão bom que era) e, nas entradas, seguiram-se as típicas croquetas espanholas e salada.
É um restaurante com várias salas, muito grande, que está sempre cheio – ao fim de semana ainda mais e com muitas famílias – mas, mesmo assim, o serviço é rápido. Tem variados pratos de carne e de peixe para escolher.
Nas sobremesas escolha o Mil folhas de Creme e Natas – pode parecer grande mas como é massa mil folhas não é um doce muito pesado – digo eu que sou muito doceira… O preço médio do restaurante Casa Pedro é de cerca de 35€.
FESTAS ANUAIS DE PUENTE GENIL
Janeiro
– Cabalgata de Reyes
Fevereiro
– Sábados romanos, em todos os sábados da Quaresma
– Exaltação de la Saeta Cuartelera
Abril
– Semana Santa
– Romaria de San Marcos
– Concurso de Cante Flamenco Membrillo (Marmelo) de Ouro
Maio
– Virgem dos Desamparados
– Cruzes de Maio
– Encontro Nacional de Poesia
– Festival das Aldeias
– Concurso de Cante Flamenco Membrillo (Marmelo) de Ouro
Junho
– Corpus Christi
– Concurso de Cante Flamenco Membrillo (Marmelo) de Ouro
Julho
– Novena em Honra de Nossa Senhora del Carmen
Agosto
– Feira Real (de 15 a 19) celebra-se desde 1834, por decreto da rainha, sendo uma das mais antigas da Andaluzia
– Festival de Cante Grande Fosforito (dia 14) com a Chave de Ouro do Cante, que existe desde 1966
Outubro
– Apanha e prova do marmelo
Dezembro
– Festas da Imaculada