Arraial do Cabo é conhecido por ser a capital do mergulho e dos desportos aquáticos do Rio de Janeiro, no Brasil. Com um ambiente ambiente de uma típica aldeia de pescadores, Arraial dispõe de mais de 50 pontos de mergulho, com diversas modalidades: desde o mergulho de descoberta, que não requer formação, ou o mergulho profissional. Com esta última, o mergulhador pode visitar diversas grutas e cavernas submersas.
Na foto acima está a Praia do Farol que tem uma extensão de 5 quilómetros, com picos de até 390m de altitude. O local abriga as ruínas do velho farol, construído em 1833, e também a Fenda de Nossa Senhora, a Ponta do Focinho e o Farol Novo, contruído em 1861. Entre as atrações da Praia do Farol está Gruta Azul, que fica na parte Oeste da Ilha.
A praia é ideal para a prática de mergulho e desportos náuticos em geral. Nesta área, o mar, lajes e ilhas são ótimos para pesca, inclusive a submarina, com grande variedade de peixes. A entrada na Praia do Farol só é permitida através da permissão da Marinha, em Arraial do Cabo. E o acesso é feito somente através do mar.
No fundo dos mares de Arraial, há mais de 12 naufrágios conhecidos, entre os quais o navio Dona Paula, e o da Marinha do Brasil, que remonta ao ano de 1827. Além desses, existem centenas as espécies de animais e plantas aquáticas que poderão ser observadas ao vivo durante estes passeios, tal como tartarugas, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, raias, corais e diversos peixes.
As praias de Arraial são caraterizadas pela areia branca e fina, acompanhando o paredão onde pode ser visitada a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o principal monumento histórico da zona. Para quem gosta de passeios a pé, o ideal será visitar o Pontal do Atalaia, com vista panorâmica da cidade.
Procura hotéis ou outro tipo de alojamento em Arraial do Cabo? Pesquise aqui.