Na Andaluzia, no sul de Espanha, Priego de Córdoba é um dos locais mais bonitos para visitar. Está situado junto do Parque Natural das Serras Subbéticas, que abraça todo o município, e dá uma vista espetacular a partir do bairro antigo.
Priego de Córdoba mantém a sua alma andaluza, que está nas casas do belo Bairro de la Villa, de origem muçulmana, com um magnífico legado barroco, e singulares edifícios, acompanhados de muitas fontes, onde brota a água fresca e potável.
Do seu passado foram descobertos vestígios pré-históricos, ibéricos e romanos. No ano de 1225, Fernando III tomou conta de Baugh, tal como se chamava a cidade nos seus tempos hispano-muçulmanos, que voltou às mãos dos árabes, durante um breve período de 1327 e 1340.
Na viragem do século XVI a cidade teve uma época de prosperidade, graças à expansão da indústria têxtil.
Atualmente, Priego de Córdoba tem 23.500 habitantes.
Foi em Priego de Córdoba que foram rodadas cenas do filme “Saeta del Ruiseñor”, onde entrava o conhecido Joselitto, em 1957. Tal acontecimento, deu à localidade ainda mais notoriedade e, em 2006, fizeram uma homenagem ao pequeno prodígio (ator e cantor) espanhol, com uma estátua.
Foi em Priego de Córdoba que nasceu o primeiro presidente da II República Espanhola. A casa está assinalada com uma placa a dizer “Nesta casa nasceu Niceto Alcala Zamora Y Torres – primeiro presidente da República proclamada a 14 de abril de 1931 – Homenagem do seu povo”. É uma casa senhorial, dos finais do século XIX, que foi doada à cidade pela família, para ficar com a sua memória em formato de casa-museu.
A Semana Santa é um dos eventos mais marcantes desta cidade, que faz parte dos Caminos de Pasión. Mas, em todos os sábados do ano, os Hermanos de La Aurora mantêm uma tradição do século XVI, passando pelas ruas a entoar canções populares sobre a Virgem. O cante flamenco está também muito vivo nesta cidade.
SEMANA SANTA
Priego de Córdoba vive com muito entusiasmo a sua Semana Santa. As solenidade das diversas irmandades acontecem desde o domingo de Ramos. Na Sexta-Feira Santa todos querem ajudar a transportar o andor de Jesus O Nazareno até ao Calvário.
Em todos os domingo de maio, as Confrarias saem à rua com as suas imagens, em procissões, e são embelezadas. Também na celebração do Corpus Christi todo o bonito Bairro de la Villa se engalana para receber a procissão que passa pelas suas pitorescas ruas.
CONHECER PRIEGO DE CÓRDOBA
O conjunto histórico-artístico do Bairro de la Villa, antigo núcleo urbano de origem muçulmana, é um autêntico labirinto (mas não muito complicado!) de estreitas e floridas ruas. Todas primorosamente cuidadas pelos seus habitantes e com muitas plantas e flores coloridas… uma beleza. É o melhor passeio que pode fazer por estes lados. Caminhar e ficar a conhecer estes belos recantos.
Fui visitar Priego de Cordoba em outubro e estava florido, imaginem na primavera! Enquanto estávamos a passear, um rapaz segue-nos e recusa-se a passar à frente.
– “Tire, tire fotos à vontade”, disse-me, enquanto se encostava à parede branca.
“O meu bairro é muito lindo. E a rua aí à direita é a minha e é a mais bonita. Agora estamos em outubro, imaginem em maio com isto florido como fica lindo”, diz-nos a sorrir.
Dobra a esquina e aponta: “Esta a mãe! Está sempre a regar e tratar dos vasos”, continua o rapaz com enorme orgulho.
– “É a minha mãe que trata disto tudo. Esta bonito não está?”.
Rimo-nos. A mãe ri-se também. E despedimos-nos a dizer que de facto é um sítio muito bem cuidado e bonito.
O Castelo é uma fortaleza árabe, dos séculos XIII-XIV, de caráter essencialmente militar, que tem a Torre de Homenagem, declarada como Monumento Histórico-Artístico Nacional.
As Carnicerías Reales, de arquitetura maneirista, estão num edifício onde funcionou o antigo matadouro e mercado de carne no século XVI. O edifício tem planta quadrada, com pátio central, formado por arcadas com colunas e uma escada, em espiral, feita de pedra. Aquela janela com vista para o parque natural é uma das mais bonitas vistas da cidade.
As Carnicerías Reales estão abertas de terça-feira a sábado, 11h30-13h30 e 17h00-19h00; domingo, 11h30-13h30
A não perder, de forma alguma, é a passagem pela Fuente del Rey – Fonte da Saúde, de estilo barroco e neoclássico, que junta água e mitologia. São duas as fontes, que estão a poucos metros de distância uma da outra. A Fuente del Rey foi construída nos princípios do século XIX e é composta por três tanques, com vários níveis de água. No primeiro está a estátua de um leão, obra do escultor neoclássico local Álvarez Cubero.
Já a Fonte da Saúde foi construída no século XVI. Tem uma frente de estilo maneirista e contém as estátuas de Neptuno e Anfitrite. Ambas as fontes são classificadas como Monumento Nacional. Tem um parque infantil, com diversões, no mesmo jardim.
Se preferir dedicar-se aos passeios ao ar livre há inúmeros outros jardins para descobrir, mas se o tempo estiver mais de inverno, visite o Museu Histórico Municipal, o Jardim Mitológico La Trufa, o Museu das Artes e Costumes Populares, o Centro de Arte Antonio Povedano da Paisagem Espanhola ou o Museu Adolfo Lozano.
As fontes com água potável estão por toda a parte e nos jardins, os lagos têm sempre repuxos de água corrente. Passeie nos bonitos jardins da Huerta de las Infantas, do século XVI, um nível abaixo da muralha do castelo.
O Paseo de Colombia (antigo Paseo del Adarve) é um dos jardins, com estátuas, e lagos, começado a ser construído no século XIX e terminado no século XXI. Tem uma escultura que sobressai e é intitulada “A Defesa de Zaragoza”, criada por José Álvarez Cubero, em 1818.
E as suas muitas igrejas:
– Iglesia de la Asunción (Séculos XVI-XVIII)
– Iglesia de la Aurora (séculos XV-XVIII)
– Iglesia de San Francisco (séculos XVI-XVIII)
– Iglesia de San Pedro (século XVII)
– Iglesia de las Mercedes
– Iglesia del Carmen
– Iglesia de la Angustias
– Iglesia de San Juan de Dios (século XVIII)
ARTESANATO LOCAL
São muitos os profissionais dedicados à talha dourada e escultura, à volta das imagens religiosas e arte sacra. Há também artesanato têxtil, cerâmica, vidro, etc.
CONHECER O PARQUE NATURAL DAS SERRAS SUBBÉTICAS
É um pulmão verde desta região e com uma grande riqueza ecológica e paisagística, declarado Geoparque pela UNESCO. Muitas vezes se pensa na Andaluzia como um sitio seco e árido, mas os habitantes desta região até classificam esta zona como a “Suíça da Andaluzia”, devido ao muito grande espaço verde.
O parque natural engloba a Serra de Horconera, com uma fauna e flora próprias, e tem ainda o Pico de la Tiñosa com 1.570 metros. Mais de 200 cavidades subterrâneas, feitas pelas nascentes de água, brotam nesta serras.
Aqui são realizadas várias atividades de montanhismo, espeleologia, canyoning e birdwatching. Pode marcar uma das rotas guiadas pelo parque natural, em rotas com diferentes níveis de dificuldade. Marcação: +34 626 136 550
ONDE COMER EM PRIEGO DE CÓRDOBA
O azeite (virgem extra) é um dos produtos mais destacados da gastronomia desta região, sendo Denominação de Origem Protegida, premiadas a nível nacional e internacional.
Fomos almoçar ao Restaurante Río, no centro da cidade, a três minutos a pé da Fuente del Rey. No piso de entrada tem um balcão e mesas simples para as famosas tapas espanholas. No piso superior tem uma sala de refeições mais apurada, decorada de forma clássica, para darem a provar pratos completos da gastronomia local. O que provámos?
ONDE DORMIR EM PRIEGO DE CÓRDOBA
Existem inúmeras possibilidade de alojamento nesta bela localidade. Escolha aqui o alojamento em Priego de Córdoba, em Espanha.
FESTAS E EVENTOS DE PRIEGO DE CÓRDOBA
Janeiro
– Hermanos de la Aurora
– Cabalgata de Reyes
Fevereiro
– La Candelaria
Março
– Exaltação de la Saeta
Abril
– Semana Santa
– Festa de San Marcos
Maio
– Fiesta de la Cruz
Junho
– Corpus Christi
– Romaria de la Virgen de la Cabeza
Julho
– Fiestas del Carmen
Agosto
– Festivais Internacionais de Música, Teatro e Dança
Setembro
– Feria real
– Festas da Virgen de la Aurora
Dezembro
– Mercado de Artesanato de Natal