Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc
Publicado em Maio 7, 2015

Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc 2014

Shopping [ Vinhos ]

O ano de 2014 assinala a 15ª edição do “Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc”. Uma colheita diferente, um vinho resultante de muita investigação, experimentação e investimento da Real Companhia Velha.

O “Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc 2014” mantém a estrutura e a generosidade do Douro, mas representa agora e simultaneamente a expressão máxima de um varietal desta casta. Uma afinação de perfil conseguida pela estreita colaboração entre as equipas de viticultura e enologia.

De cor amarelo pálido, o “Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc 2014” apresenta um aroma muito expressivo: com leves notas de espargos, pimenta verde e toranja bem integrados por uma evidente impressão de mineralidade.

Na prova mostra-se um vinho rico e intenso, que ao mesmo tempo preserva um sentido de leveza e frescura. É um Sauvignon Blanc que impressiona desde já, mas com potencial de crescimento em garrafa. Ideal para beber à mesa, preferencialmente com ostras, peixe grelhados e carpaccios.

Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc 2014 - PVP: 12€

Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc 2014 – PVP: 12€

“Embora seja um dos maiores sucessos comerciais da Real Companhia Velha, que se esgota ano após ano, a equipa tinha o sentimento de que era possível fazer ainda melhor. Iniciou assim, há dois anos, um processo de investigação e experimentação onde afinou ao mais ínfimo pormenor a produção deste Sauvignon Blanc. Sem dúvida, o melhor que fizemos até hoje.”, afirma Pedro Silva Reis, o presidente da empresa.

Em 2014, a vindima adotou um método vanguardista. Passou a ser determinada planta a planta, com auxílio de fotografias aéreas, tiradas com drones, posteriormente processadas através de um complexo programa informático que nos revela o índice de vigor de cada cepa.

Segue-se a marcação no terreno das respectivas “manchas” dentro de cada parcela, permitindo determinar a data exacta e ideal em que as uvas podem ser colhidas, maximizando assim a qualidade e a caraterística varietal. Este método implica, no entanto, várias passagens de vindimadores pelo mesmo talhão, o que provoca um aumento significativo dos custos de vindima.

As uvas, uma vez separadas na vinha, são tratadas de forma diferente na adega e de acordo com o seu potencial varietal. O tipo de prensagem, as estirpes de leveduras, o nível de oxigénio, o grau de clarificação e a temperatura de fermentação são adaptadas às caraterísticas de cada mosto.

Foi também introduzido um sistema de controle das pressões a utilizar nas prensas, medindo a condutividade que nos facilita o controle da extração para valores óptimos em termos de qualidade. Mas se por um lado o rendimento da prensagem baixa significa um incremento dos custos no lado da vinificação.

Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc

Quinta de Cidrô Sauvignon Blanc

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo